Inscrições abertas para o 3º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 24/08/2015

O vencedor do melhor projeto será premiado com uma viagem para a França, onde irá conhecer o Centro de Inovação da companhia, referência mundial em novas soluções para o conforto do habitat

São Paulo 24 de agosto de 2015 - O Grupo Saint-Gobain, líder mundial em soluções para o habitat, abre, em 04 de agosto, as inscrições para o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ? Habitat Sustentável. Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa já conquistou a confiança dos profissionais da construção civil por reconhecer projetos e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade para o setor. Os interessados podem inscrever seus projetos no site www.premiosaintgobain.com.br, até 16 de outubro de 2015. 

O Prêmio abrange trabalhos de arquitetura, urbanismo, arquitetura de interiores, infraestrutura, engenharia e tecnologias de construção civil que estejam focados em aspectos econômicos, sociais e ambientais, além de apresentarem soluções e práticas inovadoras. As propostas devem estar em sinergia com a matriz de sustentabilidade do Grupo Saint-Gobain. 

A premiação é dividida em duas categorias, Profissional e Estudante, com modalidades distintas de participação. Todos os trabalhos são julgados e premiados de forma independente. Na categoria Profissional terá um vencedor em cada modalidade e os primeiros colocados receberão R$ 20 mil, troféu e diploma. Já os segundos lugares, serão contemplados com R$ 10 mil. Na categoria Estudante, será escolhido apenas um projeto e o campeão levará um MacBook Pro, troféu e diploma. O professor orientador receberá um iPad e diploma. 

Entre os primeiros colocados de todas as modalidades, das categorias Profissional e Estudante, será escolhido o grande vencedor do "Melhor dos Melhores". O eleito será premiado com uma viagem à França, onde terá a oportunidade de conhecer o Centro de Inovação da companhia, referência mundial em novas soluções para o conforto no habitat.

Categorias e modalidades

Na categoria Profissional podem participar escritórios ou profissionais graduados em arquitetura, design de interiores, engenharia civil e disciplinas relacionadas, de forma individual ou em equipe, com registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo ou sistema CONFEA/CREAs. Está subdividida em quatro modalidades: Residencial (projetos de arquitetura para edificações de uso residencial - unifamiliar ou multifamiliar - além de uso misto - comercial e residencial); Empresarial (projetos de arquitetura para edificações de uso comercial ou serviço e instalações industriais); Institucional (projetos de arquitetura para edificações institucional - hospitais, escolas, museus, órgãos públicos etc - e projetos de urbanismo ou infraestrutura para áreas urbanas como praças, parques, jardins, sítios históricos e outros espaços abertos e livres); e Arquitetura de Interiores (projetos de arquitetura de interiores desenvolvidos para novas edificações ou reformas destinadas a quaisquer tipos de uso - residencial, comercial e institucional). 

Já a categoria Estudante, modalidade Projeto Acadêmico, está aberta para universitários de cursos brasileiros de graduação em arquitetura, engenharia civil ou disciplinas relacionadas. Os interessados devem inscrever trabalhos finais de graduação (TFGs) ou de conclusão de curso (TCCs), aprovados ou não em banca examinadora e em conjunto com um orientador (professor do próprio curso ou profissional devidamente registrado no CAU ou CREA). Os projetos devem estar alinhados aos objetivos do tema do Prêmio Saint-Gobain. 


Seleção dos projetos

O julgamento dos projetos participantes acontecerá em duas etapas. Na primeira fase, a Comissão de Seleção indicará até sete projetos finalistas em cada categoria e cada modalidade, totalizando 28 projetos finalistas para a Categoria Profissional e sete projetos finalistas para a Categoria Estudante. Os trabalhos serão avaliados sob os aspectos econômicos, sociais e ambientais dentre os quesitos da Matriz de Sustentabilidade do Grupo Saint-Gobain.

Na segunda etapa a Comissão de Premiação escolherá os dois melhores projetos que serão classificados em 1º e 2º lugar, na sua respectiva modalidade, e um vencedor na Categoria Estudante. Os projetos serão selecionados de acordo com os critérios: inovação, qualidade do projeto e contribuição para o desenvolvimento sustentável da construção civil brasileira.  

Os quatro vencedores da Categoria Profissional, classificados em 1º lugar, e o vencedor da Categoria Estudante serão submetidos à nova votação, a ser realizada pela Comissão de Premiação, para a escolha do projeto mais representativo desta edição, sob o aspecto da inovação para sustentabilidade, que será eleito o "Melhor dos Melhores".

Serviço :
3ª Edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura 
Inscrições: de 04 de agosto a 16 de outubro, em www.premiosaintgobain.com.br
Entrega dos projetos: até 13 de novembro 
Julgamento pela Comissão de Seleção: até 18 de janeiro
Divulgação dos Finalistas: até 19 de janeiro de 2016
Divulgação dos Premiados: até 16 de fevereiro de 2016
Evento de Premiação e Divulgação do Resultado Final: até 31 de março de 2016 

Matriz de Sustentabilidade
Disponível em: www.premiosaintgobain.com.br/matriz-sustentabilidade/.