Sinduscon-PE e Green Building Council Brasil promovem VIII Seminário de Construção Sustentável

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 04/12/2015

Soluções e técnicas sustentáveis com enfoques econômico, social e ambiental serão protagonistas do VIII Seminário Pernambucano de Construção Sustentável e II Sustencons, que o Sinduscon-PE realiza em parceria com a Greenbuilding Brasil Council - GBC de 09 até 11 de dezembro, no Recife.


Os eventos que ocorrem de forma paralela e complementar serão sediados no prédio do Sindicato da Indústria da Construção, localizado na Rua Marques do Amorim, 136. Espera-se um público de cerca de 400 pessoas, entre construtores, engenheiros, arquitetos, urbanistas, professores e estudantes universitários, além de representantes de entidades e instituições públicas.


"O visitante poderá acompanhar o que está sendo adotado na cadeia produtiva da construção civil - do planejamento à execução das obras, além das novas características dos empreendimentos que estão sendo entregues para que o uso durante os anos vindouros, por parte dos moradores ou proprietários dos imóveis, se torne mais sustentável tanto economicamente quanto ambientalmente", explica Serapião Bispo, diretor de Ciência e Tecnologia do Sinduscon-PE.

 

Programação - Em sua oitava edição, o seminário traz em sua programação 14 palestras e três visitas técnicas. No primeiro dia, 09, o presidente do Sinduscon-PE, Gustavo de Miranda, fará a palestra de abertura, abordando as iniciativas focadas na sustentabilidade na Indústria da Construção Civil que a entidade vem desenvolvendo ao longo de mais de dez anos. "Trata-se de um grande trabalho de conscientização de todos os agentes da cadeia produtiva da construção, do fabricante de insumos ao empresário da construção, passando também pelos operários, engenheiros e arquitetos", adianta ele.


Em sequência,  o diretor executivo da Greenbuilding Council Brasil, Felipe Faria, ministrará a palestra "Indústria Nacional da Construção Sustentável - Consolidação, Aperfeiçoamento e Expansão". Também fazem parte da programação da manhã as palestras "Keynote Session" O desafio da construção e operação de condomínios verdes - Como incluir  a sustentabilidade na base de sua empresa?, proferida por Cláudio Carvalho, da NewInc Construtora, originária de Goiânia, e "Iniciativas sustentáveis no Nordeste brasileiro", que será abordado pelo diretor de Ciência e Tecnologia do Sinduscon-PE, Serapião Bispo.


Após o intervalo para almoço, a programação será retomada às 14h, com a palestra "Uso racional da água - Gestão da demanda, evolução e tendências", a ser proferida pelo representante da Duratex Deca, Osvaldo Barbosa de Oliveira Júnior. Mais duas palestras encerram o primeiro dia do seminário: "A dimensãoo ambiental na proposta da revisão do zoneamento do município de São Paulo", abordada pelo diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Daniel Todtmann, e "Auditoria de Energia - O primeiro passo para a economia real do consumo", que será ministrada pelo representante do Centro de Tecnologia de Edificções -  CTE, Wagner Oliveira.

 

Quinta-feira, 10 - No segundo dia do evento, a programação de palestras começa com um case local premiado nacionalmente. Trata-se do Case Camará - Planejamento Urbano Integrado, que será apresentado por Felipe Oliveira, integrante da equipe à frente da construção do complexo. A segunda palestra do dia, "Referência GBC Brasil Casa - Certificação Sustentável para residências e edifícios residenciais no Brasil", será proferida por Maria Carolina Fujihara, da Green Building Council Brasil.  Ainda na manhã, o Programa Nacional para Energia Renovável e Eficiência Energética será apresentado pelo representante do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Maciel, do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, e da PNUD, Ludmilla Diniz.


Na tarde, mais quatro palestras compõem a programação: "Aplicação do Sistema de Gestão Lean Construction com apoio da informatização", proferida por Otacílio Valente, do Sinduscon-CE, "O uso inteligente da água: irrigação tecnificada - Como manter e operar o paisagismo de maneira eficiente", cujo palestrante será Marcelo Zlochevsky, da RainBird, líder mundial na fabricação de produtos de irrigação, "Madeira responsável na construção civil : baixa emissão, garantia de renda e sustentabilidade na Floresta Amazônica", abordada pelos especialistas da WWF Brasil, Ricardo Russo e Alessandra Barassi; e, por fim, "Infraestrutura Verde no Planejamento Urbano das Cidades", tema que será abordado pelos palestrantes Ricardo Paschoal e Paulo Vinícius Jubilut, da Remaster Floor & Ceilling Solutions.

Após as palestras, haverá um coquetel de encerramento do evento. No entanto, na sexta-feira, 11 ainda serão realizadas visitas técnicas, partindo da sede do Sinduscon-PE, rumo a Usina Solar da Arena Pernambuco, Reserva Camará e a Ciclo Ambiental, esta última, empresa de reciclagem e beneficiamento de resíduos da construção civil.


As palestras têm início previsto para as 8h30 e, conforme visto na programação acima, se estendem por todo o dia, até as 18h. Para participar do VIII Seminário, os interessados deverão se inscrever através deste site ou ainda no Sinduscon-PE ( 2127.0600).