É hora da energia solar chegar à casa dos brasileiros

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 15/12/2015

Dia 16/12, um projeto de lei será votado e pode facilitar o acesso e a compra de painéis solares no Brasil

Hoje, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados deve votar um projeto de lei que pode fazer com que a energia solar chegue à casa de todos os brasileiros: o PL do Sol (8322/14). Além de prever isenções para os componentes de um sistema fotovoltaico, o PL também traz alternativas para a ausência de linhas de financiamento para os cidadãos que desejam gerar sua própria energia. Portanto, ficará mais barato e fácil para que todos nós, brasileiros, tenhamos um sistema fotovoltaico em casa.

Hoje, cerca de 20% do preço de um sistema fotovoltaico é composto por tributos. Se o PL for aprovado, o valor que pagaremos para ter energia solar em casa cairá até 15%. Além disso - e talvez uma das novidades mais importantes - todo trabalhador terá a opção de resgatar seu dinheiro do FGTS para adquirir um sistema e economizar na conta de luz.

O Brasil conta com mais de mil sistemas de geração de energia solar em casas e estabelecimentos. Se aprovado, o PL do Sol poderá elevar este número para 1 milhão de sistemas até 2020.

Para isso, contudo, é preciso que a sociedade civil pressione fortemente os parlamentares. Esse Projeto de Lei já deveria ter sido votado há dois meses, mas foi adiado, devido a pressões do Governo - que é contra a proposição e quer que o brasileiro continue a pagar mais caro por sua conta de luz.

Assine a petição desse link e mande mensagens para os deputados da Comissão de Minas e Energia. Algumas sugestões de mensagens estão aqui. Vamos mostrar aos parlamentares e governantes que queremos um Brasil Solar!



Fonte: Greenpeace