Resfriador comercial da Trane é o primeiro no mundo a obter Declaração de Produto Ambiental

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 13/05/2014

A Trane, empresa Membro Fundador do GBC Brasil, e uma marca do grupo Ingersoll Rand, desenvolveu o resfriador centrífugo EarthWise? CenTraVac?, primeiro e único do mundo a receber o registro de Declaração de Produto Ambiental (Environmental Product Declaration), em linha com os requisitos da norma ISO 14025.

Tal registro qualifica o resfriador a obter crédito material e de recursos para otimização e divulgação do produto na construção conforme a versão 4 da certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design). Extremamente rigorosa, a avaliação do ciclo de vida realizada conforme os padrões ISO considera todas as fases do resfriador, incluindo a produção inicial das matérias-primas - como o cobre e o aço -, o consumo de energia durante sua vida útil média de acordo com o Air Conditioning, Heating and Refrigeration Institute (ACHRI) e a recuperação de metais ao final da vida útil do equipamento.

"A Trane conduziu diversos processos de certificação para oferecer a engenheiros e arquitetos as informações de que precisam para a escolha dos sistemas de refrigeração mais ambientalmente adequados. Nenhuma outra empresa submeteu seus produtos a avaliações tão minuciosas", afirma Manoel Gameiro, Diretor Comercial e de Produtos Aplicados da Trane para América Latina.

O reconhecimento da eficiência energética proporcionada pelo EarthWise CenTraVac ultrapassou as fronteiras do continente norte-americano, sendo um dos modelos utilizados na cidade de Masdar, projeto de desenvolvimento urbano sustentável nos Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de proporcionar ambientes de alta qualidade para se viver e trabalhar com a menor emissão de carbono possível. Todos os produtos específicos para a cidade devem ser pré-qualificados e listados no portal Future Build, que serve como um guia sobre produtos e operações sustentáveis para arquitetos, engenheiros e empreiteiros.

No Brasil, a tecnologia do EarthWise CenTraVac já está disponível e vem conquistando espaço em grandes empreendimentos. Com vastas possibilidades de aplicação, o equipamento se destina a shopping centers, edifícios comerciais, data centers, indústrias têxtil e automobilística, entre outros segmentos.