Secovi-SP lança livro de referência em construção sustentável dia 30/4

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 28/04/2014

Evento contará com a presença do autor, Greg Kats, que ministrará palestra e fomentará discussão sobre formas de aplicar as premissas da obra na realidade do setor imobiliário brasileiro. A versão digital em português estará disponível para download gratuito no site do Sindicato


 O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) lança dia 30/4 o livro "Tornando nosso ambiente construído mais sustentável - Custos, Benefícios e Estratégias", com a presença do autor, Greg Kats, uma das maiores autoridades em tecnologia de energia limpa da atualidade. O evento acontece às 9h30, na sede do Sindicato. 

A versão digital em português da obra foi viabilizada pelo Secovi-SP e, a partir do lançamento, estará disponível para download gratuito em seu portal. "Uma das missões do Sindicato é difundir práticas sustentáveis no setor imobiliário. O livro traduzido traz referências que ajudam a calcular custos e benefícios, bem como estratégias para a construção sustentável", afirma Ciro Scopel, vice-presidente de Sustentabilidade do Sindicato. 

 Para compor a obra, Greg Kats analisou mais de 170 edifícios sustentáveis (residenciais, comerciais, escolas e até igrejas) localizados nos Estados Unidos, que adotaram práticas sustentáveis e os resultados trazidos, como economia de água, energia, manutenção e operação. Além disso, o livro mostra os impactos na produtividade e na qualidade de vida dos seus ocupantes, o que se reflete, de forma indireta, na comunidade do entorno. 
 
"O livro também desmistifica a ideia de que os edifícios sustentáveis custam, em média, 17% a mais do que os convencionais (pesquisa do World Business Council for Sustainable Development, de 2007). Os 170 edifícios estudados para a obra custaram, em média, 2% mais do que os convencionais", adiciona Hamilton de França Leite Jr, coordenador de Programas de Sustentabilidade e Eventos Culturais do Sindicato.

 Greg Kats fará uma palestra sobre a viabilidade das construções sustentáveis e o retorno que proporcionam aos seus empreendedores, gestores e usuários. Estão confirmados como comentaristas José Moulin Netto, fundador e vice-presidente do Conselho Consultivo do Green Building Council Brasil e conselheiro do World Green Building Council; Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS); Rafael Tello, pesquisador da Fundação Dom Cabral; e Claudio Tavares de Alencar, professor doutor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e presidente da Latin American Real Estate Society - Lares