Começa terça-feira (22) o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Fortaleza

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 16/04/2014

Terá início na próxima terça-feira (22), o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Fortaleza. Serão mais de 80 conferencistas, discutindo a prática da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade  

Após o feriado da Semana Santa, de 22 a 25 de abril, acontece o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), no Centro de Eventos do Ceará. O principal evento da arquitetura e urbanismo do Brasil propõe discutir os desafios e possibilidades no exercício da profissão, com realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Dialogando com o tema ?Identidade e diversidade profissional?, o XX CBA homenageará o arquiteto carioca Oscar Niemeyer. O público esperado é de aproximadamente dois mil congressistas de todo o País. 

Entre as atividades que compõem a programação, haverá palestras, minicursos, exposições, feira de produtos e serviços, atração cultural e lançamentos de livros. Diariamente, seis grupos temáticos contemplarão as palestras, além de cerca de cinco temas livres e palestras magnas. Tudo isso acontecerá simultaneamente em seis salões do Centro de Eventos do Ceará. 

Paralelamente ao XX CBA, ocorrerão encontros de entidades representativas da categoria, como a I Conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Também se reúnem o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e a Federação Nacional de Arquitetos (FNA), além de todas as delegações do IAB. 
A pauta do XX CBA contempla, em especial, os conceitos explorados pelas atuais demandas urbanas, reivindicadas pelas mobilizações populares em redor do mundo. O Congresso abordará ainda aspectos da formação e da prática profissional, relativas ao mercado de trabalho e aos instrumentos que possam trazer mais eficácia ao desempenho da profissão. 

A solenidade de abertura será às 19h da terça-feira (22), no Salão Icapuí, localizado na ala leste do Centro de Eventos do Ceará. A mesa será composta por autoridades das entidades representativas e líderes do governo. Em seguida, haverá Palestra Magna com o presidente nacional do IAB, Sérgio Magalhães. O momento será aberto ao público.

?A expectativa é que haja uma grande interação entre arquitetos, estudantes, organizações e lideranças da sociedade. Será um momento histórico e produtivo em troca de experiências e em formulação de estratégias políticas e institucionais para a arquitetura brasileira?, fala Odilo Almeida, Presidente da Comissão Organizadora do XX CBA.


?Quem virá

Entre os conferencistas, haverá mais de 80 figuras destacadas do Brasil e do exterior. As Palestras Magnas receberão o arquiteto português Gonçalo Byrne, o chileno Germán del Sol, o arquiteto paulista Marcos Acayaba e o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.  

Já nos grupos temáticos, serão seis eixos com palestras envolvendo assuntos específicos, a exemplo de mobilidade, espaço urbano, habitação, ética, diversidade de atuação, patrimônio cultural, projeto, dentre outros temas livres. Essas palestras contarão com figuras da arquitetura e do urbanismo que trazem experiências consolidadas e inovadoras em suas atuações pelo globo. 

Podemos destacar nomes como o de Angelo Bucci (SP), arquiteto aclamado pelas novas gerações; o colombiano Carlos Medellín, do escritório Giancarlo Mazzanti, especialistas em obras de impacto social; a professora e arquiteta Elisabete França, ex-secretária de Habitação de São Paulo; o autor do projeto da Arena Castelão (em Fortaleza), uruguaio Hector Vigliecca; Jorge Mario Jáuregui, defensor do ?urbanismo social?; o urbanista Ricardo Correa (SP), especialista em mobilidade; Otávio Zarvos (SP), que é dono de uma incorporadora Idea!Zarvos; o cearense Fausto Nilo, autor de projetos de importantes equipamentos públicos; a paisagista Rosa Kliass (SP), considerada uma das mais importantes paisagistas em atividade; e muitos outros profissionais. 

Uma mesa específica, intitulada por ?Desafios das Cidades Contemporâneas?, receberá representantes de Estado, abrindo um diálogo entre aqueles que desenham as cidades e aqueles que as administram. O grupo contará com a participação do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Deputado Federal Zezéu Ribeiro; o Presidente da Comissão de Urbanismo do Senado, Senador Inácio Arruda e do Líder do Governo Federal no Congresso, Senador José Pimentel. 

Minicursos

Ao todo, cinco minicursos serão ministrados ao longo dos quatro dias, sempre no horário de 12 às 14h, iniciando as atividades diárias do XX CBA. Eles avançam em conhecimentos práticos da arquitetura e urbanismo, abordando instrumentos que tornam os projetos mais eficazes. Essas atividades terão inscrição e custo diferenciados. 

Entre eles, ?Tabela de Honorários?, orientando a precificação profissional; ?BIM - Building Information Modeling?, que aborda um modelo de software de arquitetura; ?Arquitetura sustentável?, ministrado por profissionais do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC); ?Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade?, apresentado por representantes da Prefeitura de São Paulo e o minicurso "Simulador Eficiência Energética em Edificações - S3E", que apresenta um dispositivo capaz de apontar o grau de eficiência energética de edificações.  



ServiçoXX Congresso Brasileiro de ArquitetosQuando: De 22 a 25 de abril de 2014Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.brDúvidas: contato@xxcba.com.brAssessoria e credenciamento de imprensa: imprensaxxcba@gmail.com