Ministro Joaquim Barbosa abrirá Greebuilding Brasil 2016

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 08/06/2016

Com o conceito  "O Poder da Transformação em suas Mãos", evento abordará a importância da iniciativa de cada pessoa para mudar a cultura e quebrar paradigmas

A Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016, principal evento da construção sustentável do país, terá o ministro emérito e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa como keynote speaker da solenidade de abertura, no dia 09 de agosto, em São Paulo. A palestra abordará o conceito geral proposto para o evento "O Poder da Transformação em suas Mãos", uma reflexão sobre o poder da transformação e da iniciativa de cada indivíduo para produzir mudanças em culturas e crenças enraizadas e quebrar paradigmas, tendo como norte a experiência profissional do ministro e suas considerações sobre a ética nos negócios e vida pública, bem como o papel das instituições e profissionais em tempos de crise. 

Com 11 anos de atuação como ministro no STF, Barbosa foi o primeiro negro indicado para o órgão, tendo sido eleito pela revista Time, em 2013, como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pelo seu papel como agente principal do julgamento conhecido como do "mensalão", que tem sido interpretado como uma ruptura na cultura da corrupção no Brasil. Como relator, o jurista condenou políticos e grandes empresários do país arrolados como réus no processo, trazendo à população o sentimento de mudança no cumprimento da lei, sem distinção de cargo ou posição social. 

Traçando um paralelo da atuação do ministro com o mercado de sustentabilidade, o diretor executivo do Grenn Building Council Brasil, Felipe Faria, destaca que cada indivíduo tem o poder de produzir mudanças a partir da consciência, persistência e de iniciativas corretas para a concretização de atividades eficientes, no caso as que respeitem os recursos naturais ainda disponíveis no Brasil, mitigam os impactos negativos, melhoram a qualidade de vida e sejam vistas como modelo de negócio eficiente, inovador e rentável. 

"Muitos de nós conectamos o assunto sustentabilidade somente como proteção ambiental e responsabilidade social. Deixamos de lado o aspecto econômico quando discutimos ações que beneficiam o social e ambiental, ora por preconceito ou resistência, neste sentido, as principais barreiras ainda são falta de informação, de comunicação, de incentivo e de iniciativa. Por isso trouxemos como tema principal da Greenbuilding Conferência e Expo o debate do reconhecimento e de que o poder da transformação está nas mãos de cada um", comenta o diretor do Green Building Council Brasil, organização não governamental responsável pelo evento.

A edição de 2016 vai oferecer espaço para ideias, conhecimento e apresentação de novos conceitos, técnicas, materiais, serviços e tecnologias de construção verde em todo o mundo. 

Realizado em um momento em que o Brasil consolida sua posição no cenário global da construção sustentável, com projetos arrojados e um expressivo aumento no número de certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa, o evento acontece de 9 a 11 de agosto no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Com um público especializado e a presença de renomados especialistas na área, ou em iniciar uma transformação, como o palestrante de abertura, a Conferência pretende fomentar ainda mais a consciência do mercado sobre a importância da sustentabilidade não só como meio de preservação ambiental, mas como possibilidade de mercado, economia próspera, diversidade e eficiência. 

A visitação é aberta, mas é preciso adquirir ingresso para frequentar as palestras de abertura, encerramento e salas educacionais.