Conheça a relevância do trabalho dos Comitês Técnicos do GBC Brasil

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 06/10/2016

Os comitês são o núcleo central da estrutura organizacional do GBC Brasil para definir e enfatizar práticas voluntárias, baseadas no mercado, para conceituar, projetar, construir e operar edifícios verdes, assim como para auxiliar no planejamento de projetos e demais ações da Organização. A composição dos Comitês Técnicos de trabalho é feita por profissionais voluntários (Membros Associados) e Staff. 

O trabalho dos Comitês possibilita tanto o desenvolvimento de pesquisas, bem como de novas tecnologias, frentes de trabalho, capacitação do setor e promove o networking, de forma a ampliar a fronteira dos green buildings, bem como através do entendimento do impacto das edificações na saúde e bem-estar dos ocupantes.

Objetivo dos Comitês Técnicos
Analisar, discutir, criar e propor melhorias técnicas e procedimentais às certificações existentes promovidas pelo GBC Brasil, ou atuar no desenvolvimento de novas certificações. Estes Comitês também podem contribuir na análise de documentos ou considerações técnicas de políticas públicas e normas para nortear comunicados da Organização. 

Comitês LEED® e Referencial Casa®
Os Comitês do LEED® e Referencial Casa® são cobrados em apresentar sugestões técnicas consistentes com a intenção de melhorias dos créditos e pré-requisitos de cada uma das Certificações, apoio de desenvolvimento da ferramenta e fomento do mercado. 
Os comitês devem garantir que a integridade das ferramentas esteja enraizada nas considerações técnicas e científicas disponíveis. Estes comitês também irão trabalhar no desenvolvimento de créditos e pré-requisitos baseado em suas áreas de interesse especificas. 

Organização dos Comitês conforme áreas de abrangência da Certificação Referencial Casa® e LEED®:
- Implantação / Sustainable Sites & Location and Planning
- Uso Racional da Água / Water Efficiency
- Energia e Atmosfera / Energy and Atmosphere
- Materiais e Recursos & Requisitos Sociais / Materials and Resources
- Qualidade do Ambiente Interno / Indoor Environmental Quality

Comitês Saúde e Bem-estar 
Consiste na análise técnica e discussão da temática sobre Saúde e Bem-Estar em espaços construídos, utilizando como base a Certificação internacional WELL Building Standard, versão 01, desenvolvida em Setembro de 2015.

O trabalho do Comitê visa promover o aperfeiçoamento da ferramenta WELL, por meio dos debates e discussões a serem traçados pelos diversos especialistas do setor, com o envolvimento tanto de profissionais do mercado, como da academia, possibilitando uma atmosfera valiosa decorrente da troca de conhecimento e experiências entre os membros integrantes. 

Organização do Comitê conforme áreas de abrangência da Certificação WELL Building Standard:
- Subcomitê Saúde e Bem-estar Ar
- Subcomitê Saúde e Bem-estar Água
- Subcomitê Saúde e Bem-estar Nutrição e Fitness
- Subcomitê Saúde e Bem-estar Luz e Conforto
- Subcomitê Saúde e Bem-estar Mente