Centro Administrativo no Sul recebe o primeiro LEED EBOM Platinum do Brasil

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 28/10/2016

O LEED EB O&M, maior reconhecimento global do segmento, é também o 4º obtido na América Latina na categoria Platinum  

O reconhecimento ao Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre (RS), inédito no País e o quarto na América Latina, representa o mais alto prêmio concedido a edifícios que demonstrem excelência na adoção de práticas sustentáveis e eficientes na gestão. 
"Acreditamos no projeto de certificação não só por estar alinhado às práticas de sustentabilidade do Sicredi, mas também por ampliar a eficiência da estrutura, com efeitos positivos sobre consumo de fatores como energia elétrica e água, além de contribuir para a estabilidade da operação. Assim, agregamos valor aos associados do Sicredi", comenta o diretor de Administração e Finanças do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares.

"Desde 2014, quando iniciamos a busca pela certificação, o Sicredi não poupou esforços para alcançar a meta. O resultado vem da dedicação de toda a equipe de colaboradores e dos parceiros envolvidos no projeto", afirma o engenheiro da Administradora de Bens Sicredi, Dino Soccol. "Essa conquista do Sicredi é icônica para o País, não apenas por ser o primeiro LEED EB O&M Platinum do Brasil, mas por despontar como caso de sucesso de edificações existentes com foco em eficiência operacional, redução do uso de recursos naturais e melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos ocupantes", salienta Soccol.

Para adequar o Centro Administrativo Sicredi ao padrão exigido, a instituição financeira cooperativa contou com a OTEC, Membro do GBC Brasil e consultoria especializada no tema desempenho do ambiente construído. "O Sicredi é um exemplo de dedicação e cuidado com seus ativos e a certificação LEED EB O&M Platinum é reflexo das boas práticas adotadas na gestão predial do Sicredi", analisa o diretor de Desenvolvimento da OTEC, David Douek.

"Projetos como este colaboram para elevar o otimismo do mercado de Green Building Councils, demonstrando de forma prática a importância da eficiência energética em edificações existentes para o cumprimento das metas assumidas perante a COP 21 de Paris", afirma Felipe Faria, Diretor executivo do Green Building Council Brasil. 

Em ação - O processo de certificação LEED EB O&M Platinum envolveu o monitoramento continuo das práticas de gestão de facilidades que incluem: gestão de energia, água, compras, gestão de resíduos, qualidade do ambiente interno, qualidade ambiental externa, mobilidade, conforto ambiental, saúde do usuário e limpeza sustentável. 

Além de atender a pré-requisitos obrigatórios, como eficiência energética e eficiência hídrica mínima, e de demonstrar observância a condições obrigatórias de renovação de ar, também é necessário somar pontos obtidos em função de atendimentos aos chamados critérios não mandatórios. Para obter a certificação Platinum, é necessário obter, ao menos, 80 pontos dentro de uma escala de 110. O Sicredi obteve 88 pontos na escala de pontuação, melhor resultado na América Latina na categoria.

Veja algumas ações e resultados deste empreendimento: clicando aqui