Espaço Público e Mobilidade fundamentam palestras no XX CBA, Evento apoiado pelo GBC Brasil

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 01/04/2014

Chegou o mês do XX Congresso Brasileiro de arquitetos. Na programação, o grupo temático "Espaço Público e Mobilidade" contará com nove especialistas para discutir o direito à cidade, na perspectiva do planejamento urbano. 

Aproxima-se um dos momentos mais esperados do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) - que acontece neste mês, de 22 a 25 de abril, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. Com nove importantes nomes da arquitetura, do Brasil e de outros países, o grupo temático "Espaço Público e Mobilidade" promete enriquecer o debate sobre o direito à cidade, na perspectiva do planejamento urbano. As inscrições com valores especiais seguem até o dia 11 de abril e se aplicam a estudantes, sócios do IAB e para grupos. 

A oportunidade, não por acaso, surge no instante em que as demandas urbanas estão entre as principais mobilizações da população brasileira. Planos de mobilidade urbana, modais de transportes, infraestrutura viária, interação e ocupação dos espaços urbanos, equipamentos públicos, urbanização e requalificação de centros históricos, acessibilidade, mobilidade do pedestre e do ciclista, são alguns dos motes de discussão deste grupo. Esses e outros aspectos da interação urbana estarão na fala dos palestrantes convidados, a partir de suas experiências em soluções para as cidades.

São eles os arquitetos e urbanistas Ricardo Correa (SP), Fausto Nilo (CE), Carlos Medellín (Colômbia), Paulo Saad (RJ), Zeca Brandão (PE), Andrey Rosenthal (RS), Edgard Porto (BA), Alexandre Delijaikov (SP) e Jozé Candido (RJ). O grupo temático "Espaço Público e Mobilidade" se apresenta de 23 a 25/04, das 14 às 16h30, na sala 8 do Centro de Eventos do Ceará. 

Mobilidade e ocupação do solo 

Entre os convidados, está o arquiteto e urbanista Ricardo Correa, especialista em transportes cicloviários. Sobre o assunto, para ele, os gestores das cidades brasileiras estão em uma corrida por anunciar quilômetros de ciclovias, embora isso não resulte propriamente numa cidade com estruturas de deslocamento adequadas. 

"O que faz uma cidade ciclável, além da sua malha cicloviária, é seu processo de educação para a mobilidade como um todo. Para que se faça reconhecer a circulação não só de ciclistas, mas essencialmente de pedestres. Uma cidade se faz em cada palmo de interação do ser humano com o concreto e asfalto que este constrói. A cidade das pessoas para as pessoas. Estamos no início de uma mudança, na procura de um novo modelo de cidade, que certamente é muito diferente desta que vivemos hoje" explica.

Além dele, o arquiteto e urbanista cearense Fausto Nilo também compõe o grupo temático. Ele é responsável por obras muito conhecidas em Fortaleza, com destaque para aquelas de uso público, como a Reforma e Adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

Também é de sua autoria, em parceria com os arquitetos Ricardo Muratori e Esdras Santos, o projeto que prevê a requalificação da Avenida Beira Mar de Fortaleza, vencedor do Concurso Nacional de Ideias, organizado pelo IAB do Ceará, em 2009.

"Um plano de movimentação de pessoas na cidade, levando em conta a reestruturação do uso do solo e a integração dos sistemas de modos de transporte, pode alterar positivamente o valor do tempo, principalmente para a maioria trabalhadora ensejar maior convívio dos membros da família e da comunidade. Além disso, permite reduzir a poluição e também os custos com transporte. Creio que uma reforma deste tipo afetará positivamente até a diminuição da agressividade urbana" defende.



Sobre o evento - que tem o apoio do GBC Brasil:

Quando: 23 a 25 de abril, das 14h às 16h30
Onde: Sala 8 do Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).
Informações: Preços, programação completa, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br
Dúvidas: contato@xxcba.com.br