Hotel Verde na África alcança duas certificações LEED Platinum

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 05/12/2016

Um ano depois de receber a certificação LEED Platinum por Nova Construção (saiba mais aqui), o Hotel Verde alcançou o LEED  Platinum para Operações e Manutenção (saiba mais aqui). O edifício está localizado na cidade do Cabo na Africa do sul, a apenas 400m de distância do aeroporto internacional da cidade.

Aspectos sustentáveis do Hotel Verde: 

Design Sustentável 

Energia - estabelece a eficiência em termos energéticos nos quartos para cada estação do ano,  dependendo da sua localização. Também programa o uso da quantidade de energia ideal. 

Águas-cinzas - A água das banheiras e dos chuveiros é canalizada para pontos estratégicos onde são biologicamente filtradas e esterilizadas para que elas possam ser utilizadas novamente em vasos sanitários. 

Piscina Natural - Funciona como um eco-sistema vivo, a sua volta as plantas e organismos vivos servem como um filtro, evitando o crescimento de algas.

Elevadores Regenerativos - Esses elevadores são eficientes energeticamente, equipados com drives regenerativos que aproveitam toda energia armazenada e transforma em energia elétrica limpa e renovável, contribuindo para redução de gases de efeito estufa, economizam cerca de 75% de energia. 

Painéis fotovoltaicos - Localizados na fachada norte do edifício, sobre o telhado, os painéis estão posicionados para ajudar no sombreamento das janelas, além de aproveitarem o máximo da incidência solar. O inversor mostra na sua matriz quanta energia o hotel recebe e onde a energia gerada está sendo alocada. 

Iluminação - Lâmpadas LEDs são usadas em todo o hotel, e uma série de controles ajuda a reduzir a energia que consomem. Todas as áreas públicas têm sensores de movimento. 

Operações verdes

Redução de Resíduos - O Hotel Verde se esforça para implementar uma política de "zero resíduos para aterro". Isso é feito por meio de recipientes para reciclagem no local e separação de resíduos, produção de composto hidropônico de seu próprio lixo orgânico, upcycling e reutilização de produtos sempre que possível. 

Fornecimento Responsável - Todos os fornecedores são escolhidos com base na sustentabilidade e localização. Para reduzir o impacto de carbono dos transportes, os fornecedores estão localizados dentro de um máximo de 160 km do hotel. As embalagens são esvaziadas e reutilizadas. 

Herb jardim - Sistema aquapônico vertical é usado para otimizar o espaço e maximizar a produção de legumes e ervas. Este é um sistema cíclico que envolve o uso de peixes e plantas. Resíduos de peixes são divididos em nitratos, que se alimentam das plantas. Por sua vez, as plantas limpam a água para o peixe.

Eventos - Toda quarta-feira à noite é realizado a Hora do Planeta, onde todas as luzes desnecessárias são desligadas, e os hospedes desfrutam de música ao vivo e um menu especialmente preparado.

Características de eficiência energética e hídrica do quarto

O acesso a cada quarto de hóspedes é controlada com um cartão de microchip eletrônico. Todas as luzes e equipamentos elétricos são ativados quando o cartão é inserido e desativados automaticamente na partida. Os quartos também incluem acessórios de baixo fluxo no chuveiro, dual-flush nos vasos sanitários, duas caixas de auto-triagem de resíduos e uma pequena chaleira suficiente apenas para duas xícaras de chá ou café de cada vez. 

Academia - Equipamentos de ginástica com geração de energia, os hóspedes alimentam a energia do edifico, quando eles usam as bicicletas. 

Este hotel é um modelo de negócios que atende critérios de desempenho energético, baixo consumo, além de criar empregos e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais. Também oferece um retorno positivo para as pessoas que investem no negócio verde e no planeta. É uma prova de que uma experiência de alojamento de carbono neutro são viáveis. 

O hotel oferece aos hóspedes passeios pelo hotel para mostrar as atitudes sustentáveis que possui.