GBC Brasil lança oficialmente a Certificação Zero Energy Building e a segunda versão da Certificação GBC Brasil Casa e Condomínio

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 10/08/2017

Em solenidade, realizada na quarta-feira, durante a 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, além dos lançamentos, também foram entregues placas para edificações certificadas

O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), entidade que completa 10 anos de atuação em prol às edificações sustentáveis no país, lançou oficialmente, na tarde da quarta-feira, dia 9 de agosto, a Certificação Zero Energy Building para as edificações que comprovarem que o consumo de energia local de sua operação anual é zerado por uma combinação de alta eficiência energética e da geração de energia por fontes renováveis. A entidade também lançou a segunda versão da Certificação GBC Brasil Casa, que vai oferecer aos interessados em certificações sustentáveis duas versões, uma para residências unifamiliares e outra para condomínios, sejam conjuntos de casas ou edifícios. 

A Certificação Zero Energy Building é uma ferramenta desenvolvida no Brasil por um Comitê altamente técnico e ainda sofrerá colaborações de todo o mercado, uma vez que o GBC Brasil a disponibilizará para consulta pública. Como premissa de desenvolvimento foi assegurada a participação de todos os tipos e padrões de edificações existentes no Brasil, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros para isso. Os quesitos para a certificação estão nas ações para maximizar a eficiência energética, a geração de energia renovável no local ou remoto (on-site ou off-site) e a compra de Certificados de Energia Renovável (REC), que comprovam a natureza da energia que a edificação utiliza.

Antes mesmo do lançamento oficial da certificação, o GBC Brasil já registrou 11 projetos pioneiros que buscam a Certificação Zero Energy Building. São eles: CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável - USP; Sede RAC Engenharia - Curitiba - PR; Creche Municipal Hassis - Florianópolis - SC; Sede SINDUSCON PR - Curitiba - PR; Casa do Futuro - Atibaia - SP; Montage Botafogo - Campinas - SP; Escritório Advocacia De Paola & Panasolo - Curitiba - PR; Casa Mão Verde - Piracicaba - SP; Lar Verde Lar - Governador Valadares - MG; Sede Sebrae MT - Cuiabá - MT; Geonergia - Tamboara - PR.

Já a Certificação GBC Brasil Casa vai fornecer as ferramentas, metodologia e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e condomínios com alto desempenho econômico, social e ambiental no setor residencial. A pontuação para que se atinja a certificação foi definida com base no alinhamento aos temas prioritários para o Brasil e para o setor residencial. 

A ponderação para atendimento dos créditos distribuídos entre as categorias implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais, seguem a seguinte disposição: 28% Mudanças Climáticas; 22% Saúde e Bem Estar; 20% Benefícios Econômicos; 12% Recursos Hídricos; 10% Biodiversidade; 8% Comunicação e Educação. A certificação também inclui conceitos de saúde, bem estar e conforto dos ocupantes, de forma transversal nas diversas categorias da certificação.

O GBC Brasil passa a contar com a parceria do Bureau Veritas, líder mundial na avaliação de conformidade e certificação, que realizará a auditoria, incluindo verificação in loco das edificações a serem certificadas. O Bureau Veritas já realizou a auditoria de três projetos: a Casa Eudóxia, localizada em Campinas (SP) e certificada Nível Ouro; a Casa de Henrique Cury, localizada em São Paulo (SP) e certificada Nível Ouro; Terra Mundi, condomínio localizado em Goiânia (GO), em processo final de auditoria. Além desses, o GBC Brasil registra atualmente 11 projetos pilotos para essa certificação, nos estado de Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Já na modalidade de residências unifamiliares, são 30 projetos registrados. 

A solenidade foi realizada no estande da entidade, durante a 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes e acompanharam, além dos lançamentos, a entrega das placas para as edificações certificadas:
·        ZERO ENERGY - ao Centro de Sustentabilidade Sebrae-MT, de Cuiabá (MT) e Sede Geo Energética, Tamboará (PR);
·        LEED - ao Banco Central, Salvador (BA);
·        CASA - aos proprietários da casa Eudoxia, Campinas (SP( e da casa de Henrique e Luciana Cury, São Paulo (SP).

A 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, o principal evento do setor na América Latina, conta com mais de 70 Sessões Educacionais (palestras de todos os níveis técnicos), além da exposição de soluções sustentáveis e novas tecnologias, ações e atividades de engajamento e visitas técnicas em edifícios de destaque no mercado e de eventos de networking. O evento vai o dia 10 de agosto.


Fotos: Salvi Cruz