Robô "reciclador" reduz resíduos de concreto e água

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 13/03/2014

Pensar em uma solução prática para demolir um edifício e com uma ação sustentável não é nada simples, mas essa proeza foi atingida por Omer Haciomeroglu. O estudante do Instituto de Desenho Umeå, da Suécia, criou o robô ERO Reciclador de Concreto, e foi um dos vencedores do prêmio International Design Excellence da IDSA.

Este dispositivo semelhante a um Transformer é capaz não só de quebrar o concreto no local, mas também de bombeá-lo para fora e prepará-lo para reutilização. Os robôs ERO trabalham em grupo para derrubar edifícios, uma parede por vez. E é tudo extremamente limpo, especialmente em comparação com a maioria das técnicas de demolição.

O processo é bastante simples. O ERO age em uma superfície de concreto com um jato d?água de alta pressão, que racha e quebra o concreto. O robô então engole os resíduos sólidos, uma mistura de agregado e cimento, e o envia em grandes sacos que podem ser armazenados e utilizados para novas construções. A própria água é reciclada, assim como as barras de aço dentro das paredes de concreto.

Apesar de ser incrível e ambientalmente correto, o ERO ainda é apenas um conceito por enquanto.
Gostou? Então compartilhe com seus amigos, afinal dividir ideias elimina barreiras para um mundo melhor e sustentável.