Telhado verde aprovado na Câmara Municipal

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 17/12/2014

A Câmara Municipal do Recife aprovou, no fim da tarde desta terça-feira (16), o Projeto de Lei do Executivo que prevê a instalação de telhados verdes nos novos edifícios da cidade. O projeto voltou ao plenário sem acréscimos, uma vez que a emenda de autoria da vereadora Michele Collins (PP) solicitando que os templos regiosos ficassem isentos da lei foi rejeitada pela Comissão de Legislação e Justiça na segunda (15). O projeto foi aceito por 26 votos a favor e apenas um contra.

A proposta, idealizada pelo vereador Eurico Freire (PV), é que os edifícios com mais de quatro pavimentos tenham uma camada de vegetação aplicada sobre a cobertura. Além disso, os imóveis não-habitacionais com mais de 400 m² de área de coberta também devem implantar o sistema. O objetivo é melhorar o aspecto paisagístico da cidade e diminuir os efeitos das ilhas de calor.

O projeto de lei também dispõe sobre a construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das chuvas para a rede de drenagem. Assim, as águas poderão ser reaproveitadas e os problemas com alagamentos vão ser minimizados.