fbpx

11 Dicas para enviar uma boa proposta de Sessão Técnica Educacional a 7ºGreenbuilding Brasil

Publicado em 07 . 12 . 2015

11-dicasO GBC Brasil, juntamente com o USGBC e GBC Itália, criou a maior plataforma global de transformação de mercado, que consiste em 3 eventos realizados em diferentes continentes (América do Norte, América do Sul e Europa), compartilhando uma única ferramenta de inscrição de conteúdo técnico-educacional, onde profissionais do mundo todo podem enviar propostas de palestras e/ou serem revisores do conteúdo enviado.
Para cada evento deve ser enviada uma proposta distinta, buscando sempre apresentar conteúdo inovador e original.
Encorajamos o envio de propostas educacionais para os eventos internacionais, para que possamos disseminar as boas práticas de mercado brasileiras, servindo como exemplo para profissionais de outros países.
Nos últimos 2 anos, recebemos cerca de 300 propostas de palestras e mais de 100 profissionais se inscreveram para serem revisores.
Visando auxiliar os profissionais que pretendem inscrever propostas de sessões para a 7º Greenbuilding Brasil, que ocorrerá nos dias 09 a 11 de agosto de 2016, elencamos abaixo valiosas dicas e sugestões:
 
1
O título é a primeira informação que os participantes terão acesso, portanto é importante que ele seja objetivo e envolvente para atrair a atenção e despertar a curiosidade de todos. Procure ser sucinto e original para que todos queiram saber mais a respeito da Sessão.
2
Os participantes buscam novidades do setor. Apresente uma Sessão com conteúdo diferenciado e atual que ainda não tenha sido apresentada em edições anteriores e/ou eventos similares.
O público é extremamente exigente e antenado. Por isso, atente-se ao fato dos revisores serem especialistas de mercado, participantes de eventos diversos e com amplo conhecimento sobre temas atuais e inovadores.
 
3
Evidencie de forma clara os objetivos de aprendizagem que a sua sessão possui. Esse item é importante para despertar o interesse pela sessão, além de ser determinante para o processo de revisão e pontuação.
4
Lembre-se que a grade do evento é extensa, com mais de 60 Sessões Educacionais. Portanto, quanto mais objetiva e bem elaborada for a sua proposta, maior é a probabilidade de atrair a atenção dos participantes, sendo assim mais relevante para os Revisores.
5
Envolva e convide seus parceiros, clientes e concorrentes para defender e corroborar com as ideias a serem disseminadas na sessão proposta, evidenciando a imparcialidade da apresentação. O foco do evento é a disseminação de soluções, estudos, projetos, realizações e conceitos.
6
Apresente seu CV, experiências, qualificações, outros eventos em que palestrou, vídeos de palestras, entrevistas e tudo o que te qualifique e seja um diferencial para falar sobre o tema proposto.
7
Caso sua proposta aborde conteúdos específicos, ninguém melhor do que um expert no assunto para apresenta-lo. Sugerimos que a sessão seja elaborada sempre em conjunto com alguém qualificado e que possua grande experiência no tema abordado ou em algum tema complementar, agregando diferentes pontos de vista e maior valor à proposta. Por exemplo, caso aborde sobre a certificação Internacional LEED, procure os profissionais mais capacitados para falar: Profissionais LEED AP ou GA.
8.1
Existem diversas formas de apresentar um conteúdo. Conversas com o público, debates com outros palestrantes, integração entre os ouvintes, mesas redondas, palestras interativas, etc. Como você pretende passar o conteúdo proposto e atrair a atenção dos participantes, sendo ao mesmo tempo inovador? Busque formas diferentes de passar o conteúdo, sem que seja uma exposição unilateral somente.
 
9.1
Geralmente, as palestras são mais dinâmicas quando apresentadas por mais de uma pessoa. Sessões que possuem mais de 1 palestrante costumam atrair mais participantes. Use isso a seu favor e convide um palestrante de renome que, além de você, todos queiram ouvir.
10.1
A proposta é julgada pela força do seu conteúdo. Quanto mais elaborado e atual, maiores são as chances de atrair a atenção para que os participantes escolham assistir sua Sessão ao invés de outra.
11
Priorize os temas atuais e de grande importância para o movimento, como: Materiais, Net Zero Energy, Água, Resiliência, Reponsabilidade Social, Ações e Engajamento Comunitário, Habitação Popular, Desempenho de Edifício, Comunidade e Desenvolvimento de Bairros, Contexto Cultural, Políticas e Governo, Saúde e Bem-estar. Baseie-se neles e nas 10 dicas e você enviará uma ótima palestra.
 
Agora com essas 10 dicas e 1 sugestão, você tem tudo para enviar uma ótima proposta! Boa sorte.
Clique aqui e envie sua proposta.
 
Você pode enviar uma proposta educacional para ser um palestrante e ao mesmo tempo, ser um revisor de outras propostas! Desta forma, é possível você entender como outras propostas são enviadas, avaliar e melhorar suas futuras propostas educacionais.
 
Seja também um revisor das sessões educacionais nacionais e internacionais Clique aqui e inscreva-se!
 
 

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.