fbpx

4 maneiras de aprimorar sua estratégia ESG usando o LEED

Publicado em 23 . 08 . 2022

Alicia Silva Villanueva, LEED Fellow, compartilha como o sistema de certificação LEED pode contribuir na estratégia ESG.

Os investidores perceberam que considerar critérios ESG em sua estratégia de investimento é uma necessidade. No entanto, o caminho certo nem sempre é claro. Adotar critérios ESG para seu portfólio potencialmente atrairá clientes, mas ter uma estratégia de sustentabilidade completa e abrangente certamente beneficiará todos os stakeholders de maneira mais impactante. Na minha experiência de trabalho com sustentabilidade em portfólios imobiliários, estas são quatro maneiras comprovadas de aprimorar sua estratégia ESG através do LEED:

1. Deixe o LEED servir como seu guia para a descarbonização

Muitas empresas estão se comprometendo a chegar a net zero, mas podem ficar sobrecarregadas com o desafio na prática. O LEED serve como um guia incrível para alcançar a descarbonização, pois indica quais etapas precisam ser tomadas com uma abordagem sistêmica. Um dos principais equívocos sobre a descarbonização é que se trata apenas de energia, enquanto alguns aspectos cruciais, como carbono incorporado, transporte e resíduos, são facilmente esquecidos. O LEED aborda a questão ESG de forma holística, servindo como um roteiro que cumprirá os critérios ambientais e sociais, ao mesmo tempo em que se envolve na adaptação e mitigação dos riscos climáticos. Embarcar no desafio é difícil, mas confiar em um plano bem elaborado como o LEED nos ajudará a alcançar nossas metas baseadas na ciência e compromissos net zero.

2. Escale o uso do LEED para nível de portfólio

Os portfólios imobiliários precisam revisar seus modelos de negócios para se adaptar a essa nova economia em transição. Os programas de volume LEED auxiliam nessa transição criando protótipos que ditam como as novas incorporações precisam avançar, elevar seus padrões e estabelecer um novo normal. Cada portfólio é diferente, mas descobrimos por meio de nosso trabalho que incentivar todos os contratados e subcontratados da cadeia de suprimentos a atender a critérios ESG específicos realmente ajuda a tornar todas as estratégias mais eficientes e eficazes. Há um grande conforto em ver avanços significativos acontecerem em cada projeto, sem ter que reinventar a roda todas as vezes.

3. Use o LEED para edifícios existentes

Ter tranquilidade ao avaliar o desempenho de nossos ativos é inestimável, e não há melhor maneira de começar do que com uma auditoria. Surpresa! Esse é o primeiro passo para obter a certificação LEED para Operação e Manutenção (LEED O+M). Ao realizar auditorias em energia, água e resíduos, ficamos realmente sabendo onde estamos em termos de desempenho de nossos ativos e onde o investimento servirá melhor. As auditorias fazem a diferença porque, ao identificar antecipadamente as principais áreas de melhoria, os investidores e inquilinos podem antecipar onde estarão as economias geradas pelo LEED O+M.

4. Gerencie seu portfólio com a plataforma Arc

Gerenciar e monitorar dados é tão importante quanto as auditorias iniciais. Em um dos maiores desafios enfrentados pelos portfólios ESG, a plataforma Arc não poderia ser uma aliada maior. Ao carregar os dados de um portfólio completo, desde a eficiência energética até a redução de resíduos, podemos identificar um punhado de problemas que mostram uma imagem mais clara do que é necessário para cada empreendimento – alto desempenho, baixo desempenho, discrepâncias ou maneira de consumir ativos excesso de água são identificados com precisão e tratados estrategicamente. Compreender nossos ativos muda a forma como vemos o desempenho, mas, mais importante, torna mais fácil reportar aos investidores e oferece a eles uma maneira concisa de avaliar seus investimentos.

Há muitos anos falamos sobre a descarbonização, a importância da biodiversidade e a abordagem do ambiente construído como um todo. ESG como estratégia é definitivamente o caminho, mas precisa de uma ferramenta pragmática e comprovada que abra o caminho para 2030. O LEED é essa ferramenta e, se usada estrategicamente para navegar na era ESG, acredito que trará um futuro melhor para todos.

 

_
por Alicia Silva Villanueva, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.