fbpx

Programa Global Better Places for People

Publicado em 05 . 03 . 2021

Preocupados com o mundo e com as pessoas, os Green Buildings Councils – entidades não governamentais em mais de 70 países, incluindo Brasil e representados pelo WorldGBC – desenvolveram uma série de estratégias para conscientizar o mercado, governos e sociedade civil sobre os benefícios da sustentabilidade em edifícios, na qualidade de vida das pessoas. Com isso em mente, foi criado o Programa Global Better Places for People.

Como o próprio nome diz em tradução literal – melhores lugares para as pessoas – este projeto global tem como finalidade incentivar e orientar pessoas e empresas para que se preocupem com os locais onde moram, trabalham e frequentam, já que o ser humano passa em média mais de 90% do tempo em ambientes construídos, segundo estimativas.

A iniciativa desenvolve relatórios e materiais como guias e análise de estudos de caso que servem de base para projetos de prédios sustentáveis. Dessa forma, eles fomentam e auxiliam na saúde, bem-estar e na produtividade das pessoas dentro dessas edificações. Confira mais a seguir. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE PRÉDIOS VERDES? ACESSE NOSSO LINKEDIN, FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Conheça o trabalho do Programa Global Better Places for People

O projeto é bem abrangente em sua atuação. Para as empresas, o Better Places for People desenvolveu um estudo de casos chamado “Fazendo o certo pelo planeta e pelas pessoas: o Business Case para Saúde e Bem-estar em Green Buildings”. Este material compreende 11 cases que destacam os benefícios econômicos das construções sustentáveis e a melhoria da satisfação dos ocupantes que resultaram da implementação de novos recursos de saúde, bem-estar e produtividade em empreendimentos sustentáveis existentes.

Expandindo o trabalho em escritórios para o varejo, a iniciativa criou um relatório chamado “Saúde, bem-estar e produtividade no varejo: o impacto dos edifícios verdes nas pessoas e nos lucros. Este material apresenta maneiras pelas quais os varejistas podem medir o impacto do local/ambiente no lucro, utilizando dados sobre o comportamento do consumidor.

Já para as casas, o WorldGBC produziu o guia “Casas mais saudáveis, planeta mais saudável”, com diversas pesquisas sobre qualidade do ar, conforto termoacústico e iluminação, além de estratégias simples, de baixo custo e práticas para tornar o ambiente doméstico mais saudável para as pessoas e para o planeta.

Sobre os ambientes escolares, onde as crianças passam a maior parte do tempo além de suas casas, o Better Places for People publicou infográficos para aumentar a conscientização sobre a relação entre os edifícios educacionais e a melhoria do desempenho dos alunos, e moldar os níveis de conforto e bem-estar pessoal para aumentar a prosperidade desta e das futuras gerações.

Estas são apenas algumas das muitas ações do projeto. O portal, assim como todos os seus estudos, são em inglês e ficam disponíveis para todos os GBCs ao redor do mundo e para os interessados em construções sustentáveis, que visam o bem-estar das pessoas.

+ SAIBA MAIS SOBRE AS NOVIDADES EM NOSSA SEÇÃO DE CONTEÚDOS  

Como o GBC Brasil ajuda nesta missão?

Para auxiliar na disseminação dos pontos de atenção e cuidados necessários na relação entre os prédios sustentáveis e o conforto, saúde e bem-estar das pessoas, o GBC Brasil desenvolveu uma série de ações como um curso voltado para profissionais da área, discussões online em formatos de webinar, e está em fase piloto de uma nova certificação com foco total para estas questões em interiores residenciais, chamada GBC LIFE

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.