O LEED v4.1 pode ajudar a reduzir o desperdício de água em uma era de escassez global.
De acordo com as Nações Unidas, a escassez de água afeta mais de 40% da população global, e a Agência de Proteção Ambiental estima que 40 estados dos EUA terão escassez de água até 2024. O acesso à água potável é necessário para que os seres humanos mantenham sua saúde e alimentação abastecimento, mas a poluição, a seca e os resíduos desafiam os recursos em todo o mundo – de maneiras que só irão aumentar.
Juntando-se à luta para fornecer água adequada para todas as pessoas, o USGBC sediou a Cúpula WaterBuild por três anos consecutivos, reunindo profissionais de todo o mundo para se concentrar em soluções para os problemas da água. Em 2019, o USGBC lançou a campanha Living Standard, que promove o direito de todas as pessoas à saúde, segurança e bem-estar. O LEED v4.1, a versão mais recente do sistema de certificação LEED, também aborda essas questões, estabelecendo um alto padrão para o uso responsável da água.
O sistema de certificação LEED incentiva a redução do uso da água, gestão da água da chuva e o emprego de fontes alternativas de água não potável para usos finais apropriados. Além disso, vai ao cerne das causas básicas – as mudanças climáticas que agravam a escassez de água – com foco na redução geral do carbono.
No LEED v4.1 para Novas Construções (BD+C), Redução do Uso de Água Externa, Redução do Uso de Água Interna e Medição de Água no Nível do Edifício são pré-requisitos necessários para alcançar créditos de Eficiência Hídrica (WE).
Aqui estão alguns exemplos de como a gestão eficaz da água é descrita no LEED v4.1 BD+C:
Os pré-requisitos e créditos de Eficiência Hídrica no LEED v4.1 BD+C incluem: