fbpx

Atendendo às necessidades energéticas de todos por meio do LEED v4.1

Publicado em 13 . 07 . 2021

Os créditos de energia e atmosfera no LEED v4.1 ajudam a fortalecer a saúde de nosso planeta e de nosso povo.

Energia: as pessoas precisam dela para viver e trabalhar de maneira moderna e eficiente. A energia impulsiona nossos sistemas de tecnologia, infraestrutura, transporte e educação. Às vezes pode parecer que já estamos maximizando nosso uso de energia em todo o mundo – mas nos países em desenvolvimento, uma em cada sete pessoas no mundo ainda não tem eletricidade, de acordo com as Nações Unidas, extremamente limitando sua qualidade de vida.

Nossas necessidades de energia só aumentarão no futuro, à medida que as populações crescerem e se tornarem mais urbanas. Além de estar intimamente associado à qualidade de vida, o uso de energia também tem um grande impacto no meio ambiente. Como principal contribuinte para as mudanças climáticas, o uso de energia produz cerca de 60% dos gases de efeito estufa. Os edifícios são responsáveis ​​por quase 40% das emissões globais de CO2. Esses usos têm consequências importantes para o nosso planeta e para a saúde humana.

 

Fazendo escolhas energéticas sábias

Gerenciar o uso de energia de forma responsável e mudar a dependência do petróleo e do carvão para fontes de energia renováveis, como a solar e eólica, determinará muitos aspectos do nosso futuro. Por meio de esforços nacionais e iniciativas locais, agimos continuamente para reduzir a pegada de carbono do ambiente construído e para promover fontes limpas de energia. O progresso está sendo feito – às vezes com pequenos passos, às vezes com grandes saltos.

O LEED sempre fez parte da luta para desacelerar as mudanças climáticas, fornecendo uma estrutura para as equipes de projeto reduzirem as emissões de carbono. A categoria Energia e Atmosfera (EA) do sistema de certificação prioriza a redução do uso de energia, estratégias de projeto com eficiência energética e fontes de energia renováveis. Tudo, desde materiais de construção adequados ao clima até aquecimento e resfriamento passivos, desempenha um papel na redução da pegada de carbono de uma casa, escola ou escritório.

Com o LEED v4.1, fomos ainda mais longe, incluindo tanto as emissões de gases do efeito estufa quanto o custo em suas métricas de desempenho energético, e desenvolvendo um novo crédito para energia renovável que melhor aborda diversos métodos de aquisição de energia renovável e mercados globais em evolução.

Aqui estão alguns exemplos:

 

Energia e atmosfera no LEED v4.1 BD+C

Os pré-requisitos e créditos de EA no LEED v4.1 BD+C incluem as seguintes prioridades:

  • Pré-requisito: o Desempenho Mínimo de Energia foi simplificado para aplicar os mesmos padrões a todos os tipos de projetos.
  • Crédito: Para o crédito de Otimização do Desempenho Energético, os pontos são calculados com base na porcentagem de melhoria do projeto, usando o custo e as emissões de GEE como métricas. A energia renovável no local pode ser subtraída de ambas as métricas antes de calcular o desempenho do edifício proposto.
  • Crédito: Energia renovável agora oferece até cinco pontos para aumentar a atividade do projeto LEED nos mercados de energia renovável. A nova estrutura de créditos organiza a geração e aquisição de energia renovável em níveis para ajudar a orientar o investimento da equipe do projeto em recursos de energia renovável no local e fora dele.

Veja o sistema de certificação LEED v4.1 BD+C e suas alterações.

 

Emissões de energia e gases de efeito estufa no LEED v4.1 para cidades e comunidades existentes

Os pré-requisitos e créditos de EA e GEE no LEED v4.1 para Cidades e Comunidades Existentes incluem as seguintes prioridades:

  • Pré-requisito: A cidade ou comunidade recebe uma Pontuação de Desempenho de Energia em uma escala de 1 a 100, com base em suas emissões de GEE em relação a locais comparáveis. Isso permite avaliar seu desempenho e definir metas de redução de GEE. A pontuação é calculada a partir do consumo anual de energia de todas as fontes, do coeficiente de emissões de eletricidade e de todos os tipos de combustível e da população total da cidade ou comunidade.
  • Crédito: Para conseguir o crédito de Economia de Baixo Carbono, a cidade ou comunidade pode ganhar dois pontos ao demonstrar uma redução na intensidade de carbono da economia em um período de três anos consecutivos.
  • Crédito: Para obter o crédito de Energia Renovável, a cidade ou comunidade pode ganhar até seis pontos usando estratégias de energia renovável, como solar, eólica, geotérmica, hidroelétrica de micro ou pequena escala ou biomassa.

Veja o sistema de certificação LEED v4.1 Cidades e Comunidades.

 

Saiba mais sobre a certificação LEED

 

_
por Heather Benjamin, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.