Energia: as pessoas precisam dela para viver e trabalhar de maneira moderna e eficiente. A energia impulsiona nossos sistemas de tecnologia, infraestrutura, transporte e educação. Às vezes pode parecer que já estamos maximizando nosso uso de energia em todo o mundo – mas nos países em desenvolvimento, uma em cada sete pessoas no mundo ainda não tem eletricidade, de acordo com as Nações Unidas, extremamente limitando sua qualidade de vida.
Nossas necessidades de energia só aumentarão no futuro, à medida que as populações crescerem e se tornarem mais urbanas. Além de estar intimamente associado à qualidade de vida, o uso de energia também tem um grande impacto no meio ambiente. Como principal contribuinte para as mudanças climáticas, o uso de energia produz cerca de 60% dos gases de efeito estufa. Os edifícios são responsáveis por quase 40% das emissões globais de CO2. Esses usos têm consequências importantes para o nosso planeta e para a saúde humana.
Gerenciar o uso de energia de forma responsável e mudar a dependência do petróleo e do carvão para fontes de energia renováveis, como a solar e eólica, determinará muitos aspectos do nosso futuro. Por meio de esforços nacionais e iniciativas locais, agimos continuamente para reduzir a pegada de carbono do ambiente construído e para promover fontes limpas de energia. O progresso está sendo feito – às vezes com pequenos passos, às vezes com grandes saltos.
O LEED sempre fez parte da luta para desacelerar as mudanças climáticas, fornecendo uma estrutura para as equipes de projeto reduzirem as emissões de carbono. A categoria Energia e Atmosfera (EA) do sistema de certificação prioriza a redução do uso de energia, estratégias de projeto com eficiência energética e fontes de energia renováveis. Tudo, desde materiais de construção adequados ao clima até aquecimento e resfriamento passivos, desempenha um papel na redução da pegada de carbono de uma casa, escola ou escritório.
Com o LEED v4.1, fomos ainda mais longe, incluindo tanto as emissões de gases do efeito estufa quanto o custo em suas métricas de desempenho energético, e desenvolvendo um novo crédito para energia renovável que melhor aborda diversos métodos de aquisição de energia renovável e mercados globais em evolução.
Aqui estão alguns exemplos:
Os pré-requisitos e créditos de EA no LEED v4.1 BD+C incluem as seguintes prioridades:
Veja o sistema de certificação LEED v4.1 BD+C e suas alterações.
Os pré-requisitos e créditos de EA e GEE no LEED v4.1 para Cidades e Comunidades Existentes incluem as seguintes prioridades:
Veja o sistema de certificação LEED v4.1 Cidades e Comunidades.
_
por Heather Benjamin, via USGBC