Precisa de uma rápida atualização sobre os fundamentos das construções sustentáveis? Publicaremos ao longo do mês uma série de matérias para revisitar os tópicos que formam a base de nossa compreensão da construção sustentável de hoje.
Usar menos energia para realizar a mesma quantidade de trabalho. Obter o máximo de trabalho por unidade de energia é frequentemente descrito como uma medida de intensidade de energia. As métricas comuns para edifícios e bairros incluem o uso de energia por metro quadrado e o uso per capita.
A energia surgiu como uma questão econômica crítica, e se tornou uma prioridade para os formuladores de políticas públicas. A oferta e a demanda insustentáveis de energia têm sérias implicações para tudo, desde os orçamentos domésticos até as relações internacionais. Os edifícios estão na linha da frente nesta questão devido ao seu alto consumo de energia. Estudos têm mostrado repetidamente que edifícios eficientes e a ocupação apropriada do solo oferecem oportunidades para economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
O panorama atual de recursos energéticos é fortemente influenciado por petróleo, carvão e gás natural. Além de emitir gases de efeito estufa, esses recursos não são renováveis: suas quantidades são limitadas ou não podem ser repostas tão rapidamente quanto são consumidas. A quantidade restante desses recursos varia, e é claro que a dependência atual de fontes de energia não renováveis não é sustentável e envolve processos de extração cada vez mais destrutivos, suprimentos incertos, preços de mercado crescentes e vulnerabilidade da segurança nacional. Representando aproximadamente 40% da energia total usada hoje, os edifícios contribuem significativamente para esses problemas.
Olhe para a envoltória. Use a quantidade de isolamento nas paredes e na cobertura apropriada para a região e instale vidros de alto desempenho para minimizar o ganho ou perda de calor indesejado. Certifique-se de que o edifício está devidamente protegido contra as intempéries.
Instale sistemas e aparelhos mecânicos de alto desempenho. Aplique a avaliação do ciclo de vida às compensações entre os custos de capital e operacionais e avalie os investimentos em tecnologias de eficiência energética. Os aparelhos que atendem ou excedem os requisitos do ENERGY STAR reduzirão as demandas de carga energética.
Use uma infraestrutura de alta eficiência. A iluminação pública eficiente e os semáforos de LED reduzirão as demandas de energia da infraestrutura do bairro.
Capture eficiências de escala. Projete sistemas de aquecimento e resfriamento distrital, nos quais vários edifícios façam parte de um único circuito.
Use simulação de energia. A modelagem computacional pode identificar e priorizar oportunidades de eficiência energética.
Monitore e verifique o desempenho. Certifique-se de que os sistemas estão funcionando conforme projetado e apoiam os requisitos de projeto do proprietário por meio de sistemas de controle, um sistema de automação, comissionamento e retrocomissionamento.