Os GBCs marcaram presença na COP26, em Glasgow, Escócia. O tema desta COP é “Net Zero até 2050”, e os objetivos da conferência incluem países apresentando metas ambiciosas para 2030, permitindo adaptação para ecossistemas e para pessoas, mobilizando financiamento de países desenvolvidos, finalizando o Livro de Regras de Paris que torna o acordo operacional e responsável e aumentar a colaboração público-privada.
Como escrevemos alguns meses atrás, as Nações Unidas definiram 2030 como o ano para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Relatório Especial do IPCC sobre Aquecimento Global de 1,5°C identifica 2030 como uma meta provisória para reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O que será necessário para atingir esses objetivos e metas?
O LEED for Cities ajuda líderes regionais a criar planos responsáveis, sustentáveis e específicos para sistemas naturais, energia, água, resíduos, transporte, uso do solo e muitos outros fatores que contribuem para a qualidade de vida.
Os desafios ambientais enfrentados por cidades grandes e pequenas em todo o mundo são complexos e multifacetados, e não reconhecem fronteiras políticas. Os líderes regionais e stakeholders precisam de nosso apoio para assumir os compromissos e investimentos necessários e alcançar os resultados que precisamos para tornar nossas cidades lugares mais resilientes e saudáveis para todos nós.
Assim, estamos implantando o LEED for Cities para ajudar os líderes a rastrear com credibilidade o progresso em direção aos objetivos gerais de sustentabilidade e permitir a comparação com outros ao redor do mundo.
O LEED for Cities é uma estrutura abrangente e um programa de certificação para sustentabilidade que leva em consideração a extensa experiência do governo local e o envolvimento com diversos stakeholders. O programa é globalmente aplicável, mas localmente relevante, e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Quase 160 cidades e comunidades de todas as formas e tamanhos em todo o mundo estão usando o LEED for Cities para se comprometer com a melhoria contínua, e mais de 115 deles são certificados.
A certificação LEED for Cities funciona como um acelerador de sustentabilidade. A certificação ajuda cidades, comunidades e bairros a usar dados e evidências para melhorar programas e serviços, informar a tomada de decisões e engajar melhor as comunidades que atendem. Os resultados tornam-se investimentos tangíveis, financiáveis e priorizados.
Os líderes não podem fazer esse trabalho sozinhos – eles devem ter o apoio de parceiros do setor privado, serviços públicos, governos estaduais e regionais e instituições filantrópicas e acadêmicas.
O condado de Miami-Dade, na Flórida, que visa reduzir as emissões em toda a comunidade em 50% até 2030 e planeja lançar sua Estratégia de Ação Climática em Glasgow, diz isso na página 19 do relatório: “Mesmo que todas as metas … [sejam] alcançadas, uma lacuna de emissões permanecerá… Fechar a lacuna exigirá uma colaboração transformadora com os governos estadual e federal e o setor privado. Nenhum setor ou governo tem todas as soluções hoje. Devemos descobri-los e criá-los juntos.”
O condado faz parte do nosso Programa de Liderança de Governos Regionais LEED for Cities, uma parceria com o Bank of America que apoiou 56 cidades e condados dos EUA comprometidos em reduzir emissões e melhorar as condições de sustentabilidade e resiliência em suas comunidades por meio da certificação LEED. O programa envolve coortes de governos regionais em redes peer-to-peer e um processo que ajuda a institucionalizar a sustentabilidade, promover a colaboração e promover o progresso em todo o país.
Outras organizações alavancaram com sucesso parcerias amplas para promover o progresso em escala de cidade. O American Cities Climate Challenge da Bloomberg informou recentemente que as 25 cidades dos EUA em seu programa superarão as metas de Paris até 2025. Destaca-se que 17 das 25 cidades também possuem certificação LEED for Cities. A campanha Cities Race to Zero concentra as cidades na definição de metas baseadas na ciência e na implementação de ações climáticas inclusivas e resilientes. No final de outubro, 65 cidades e comunidades engajados com o USGBC e o LEED for Cities haviam assinado.
Daqui para frente, vamos trabalhar juntos para tornar as cidades os epicentros do nosso movimento. Precisamos começar a trabalhar agora. Precisamos trabalhar em escala. Precisamos construir uma cultura de sustentabilidade entre equipes, redes e setores.
Serão necessários pioneiros da sustentabilidade trabalhando na escala da cidade para catalisar uma nova geração de cidades de alto desempenho capazes de alcançar essas metas e objetivos globais.
Seja você um líder regional, um fabricante de produtos de construção, um fornecedor de serviços públicos, um arquiteto ou engenheiro ou um consultor, este é o nosso momento. Nossas cidades precisam de nossa ajuda. Este é o nosso chamado à ação. Vamos encontrar uma maneira de trazer nossa experiência, energia e apoio para nossas cidades para torná-las catalisadoras da mudança hoje.
Como a principal fonte de informações, educação e certificação de edifícios verdes, a presença dos GBCs na COP26 se concentrará no desenvolvimento de políticas e parcerias, ao mesmo tempo em que posiciona o LEED como o padrão de liderança global para edifícios verdes e de carbono zero e apresenta aos participantes atualizações para o LEED. Isso inclui a versão mais recente da certificação, o LEED v4.1, LEED Zero, LEED para Cidades, Arc e o conjunto completo de programas do GBCI relacionados a oportunidades de negócios verdes em locais sustentáveis, desperdício zero, financiamento verde e muito mais.
_
por Hilari Varnadore, via USGBC