O GBC em Ação é uma série de relatórios com uma visão holística da situação da construção sustentável no Brasil e do Green Building, o mais reconhecido grupo de entidades de certificação mundial em edificações. Estes relatórios pretendem apresentar aos leitores fatos e números necessários para a construção de uma firme defesa da sustentabilidade.
GBC em Ação: Residencial examina como são as certificações GBC CASA&CONDOMÍNIO e a LIFE, de interiores residenciais, ambas baseadas nos conceitos de saúde, conforto e bem-estar. E mostra como estas certificações estão transformando o mercado imobiliário e a vida de pessoas pelo Brasil.
Estes relatórios revelam histórias de green builders que estão liderando as ações rumo a um mundo mais sustentável. Acompanhe!
Durante um encontro dos GBCs do mundo inteiro, discutiu-se a importância dos green buildings para a saúde das pessoas. Não faltavam dados, como o estudo das Nações Unidas apontando que 30% dos edifícios no mundo sofrem da síndrome do edifício doente. E o GBC Brasil saiu na frente em transformar os estudos científicos em ações planejadas sobre o tema. Assumimos a responsabilidade de contribuir com a saúde pública e a edificação de lares que valorizam as relações humanas que ocorrem nestes espaços. Saúde, conforto e bem-estar, o tripé ideal. Então criamos a certificação LIFE, com uma série de recomendações do que é possível melhorar em uma reforma de apartamento ou casa. Os valores das certificações são baixos, simbólicos. E o mais interessante é que o processo é convidativo para os arquitetos de interiores e designers participarem mais ativamente do movimento de green building. É uma forma que encontramos de engajar, dialogar e atuar com todo o segmento de profissionais da área da construção.
Estamos certos da importância da iniciativa e de seus efeitos colaterais que também irão interagir com fornecedores de soluções, tecnologias e materiais. Esta é a característica principal do GBC aumentar a cada dia a rede colaborativa que atua em favor do movimento brasileiro e mundial de green buildings. – Raul Penteado, Presidente do Conselho de Administração do GBC Brasil
O movimento de green building vive um grande momento. Continuamos crescendo, mesmo com as dificuldades advindas da pandemia. Crescemos 22% entre os anos de 2020 e 2021. Isso por conta, entre outros fatores, do amadurecimento do mercado do setor de construção ao conceito, que já reconhece a certificação como um investimento que cria valor ao negócio. Quebrar a barreira da percepção do custo adicional, a compreensão do ciclo de vida da edificação e o fortalecimento da comunicação entre os profissionais são desafios que podemos classificar como superados. Assim temos espaço para acelerar outros objetivos, como o da expansão nos setores residencial, de varejo e logística e a geográfica. Todos estes fatores sinalizam o potencial de crescimento do movimento de green building nos próximos anos.
Passado o pior da crise da pandemia, ficam as lições. Uma das principais, certamente, é a da importância da saúde e da qualidade de vida, para as quais as construções verdes têm muito a contribuir. Outra lição é a importância da qualidade dos ambientes internos. Com as certificações CASA&CONDOMÍNIO e agora a LIFE, de interiores, temos como contribuir ainda mais. Sempre mirando a eficiência, conforto e sustentabilidade. – Felipe Faria, CEO do GBC Brasil