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Estudo realizado traz uma nova tendência para o seguimento de Facility Management.

Publicado em 19 . 05 . 2022

EAAS – Engineering “As a Service”

Com o passar dos anos, o mercado vem se acostumando com o termo Facility Manager (FM) para nomear os profissionais que gerenciam o funcionamento das instalações de uma organização. A exemplo disso, podemos citar os serviços de manutenção, segurança, limpeza, gestão de resíduos, entre outros.

Esses profissionais que geralmente atuam nos bastidores das empresas são os responsáveis pelo desenvolvimento seguro e eficiente das atividades, por vezes tendo que se antecipar aos possíveis sinistros e elaborar planos de intervenção desafiadores.

Em entrevista com diversos profissionais do segmento, a Orion percebeu a crescente preocupação com o conforto e bem-estar dos usuários, somados à necessidade de inovações tecnológicas, processos sustentáveis e redução de custos.

Diante desses e de outros fatores relevantes no dia a dia de uma organização, entende-se que o acúmulo de funções e responsabilidades atribuídas a esses profissionais, muitas vezes esbarra na necessidade de conhecimento específico em diferentes áreas para as tomadas de decisões, principalmente para os serviços de alta complexidade técnica de engenharia e manutenção.

Com o objetivo de auxiliar os Facility Managers nesse grande desafio, a Orion desenvolveu um novo conceito no mercado, a metodologia de “Engineering As a Service” (EAAS), fruto dos mais de 25 anos de experiência no setor.

 

 

Essa metodologia única oferece o suporte técnico especializado através de uma equipe multidisciplinar de engenharia, realizando um diagnóstico completo das instalações e também dos planos de manutenção e operação do empreendimento. Nesta etapa, é muito comum já se identificar oportunidades de melhorias técnicas que acabam gerando consideráveis reduções de custos.

Vencida a etapa de diagnóstico, inicia-se a fiscalização e controle de fornecedores através da implantação de software profissional de gestão e identificação de ativos, facilitando a organização das atividades de manutenção, análises de indicadores e controles de SLA’s de atendimento. Ainda nesta etapa os contratos dos fornecedores são analisados com base na qualidade dos serviços prestados e nas referências de preços do mercado.

Um grande salto de qualidade é possível através da implantação de soluções IoT que permitem, por exemplo, a gestão do fluxo de pessoas e também o monitoramento 24×7 do consumo de água e energia. A análise profissional desses dados tem o potencial de reduzir drasticamente custos ocultos e desnecessários à operação.

Para completar a análise, o bem-estar e conforto dos usuários devem ser premissas básicas de operação e, para isso, são realizadas diversas avaliações das condições térmicas, acústicas e luminosas dos ambientes.

Com isso, nasce um novo modelo de Gestão de Infraestrutura, proporcionando aos gestores prediais e industriais melhorias e reduções de custos por meio da integração de processos e tecnologia de ponta.

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por, Orion Engenharia

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