O projeto em forma de duna também foi pensado para suportar as condições climáticas extremas experimentadas no deserto de Al Sajaa.
Zaha Hadid Architects se inspirou nas dunas ondulantes do deserto ao criar a sede sinuosa da empresa de gestão ambiental Beeah Group em Sharjah, Emirados Árabes Unidos.
A tão esperada sede da Beeah assume a forma de uma série de “dunas interconectadas” que ecoam seus arredores do Deserto de Al Sajaa.
O edifício de 9 mil m2 serve como um centro administrativo e de gestão para o Grupo Beeah. Segundo Zaha Hadid Architects, o projeto tem foco na sustentabilidade para refletir o trabalho da empresa.
Ele é alimentado por um painel solar e atende aos padrões LEED Platinum – a mais alta certificação concedida pelo programa de certificação de edifícios verdes – estabelecendo “uma nova referência para futuros locais de trabalho”.
Ao mesmo tempo em que ecoa as dunas de areia ao redor, a forma da sede da Beeah também é projetada para suportar as condições climáticas extremas do local.
No interior, o edifício está dividido em duas alas. Um abriga os departamentos públicos e de gestão do Grupo Beeah, enquanto o outro contém a zona administrativa.
Um destaque do interior é o foyer abobadado de 15 metros de altura do edifício, que foi projetado para melhorar a ventilação natural e permitir que a luz natural seja filtrada.
Todos os espaços internos são posicionados de forma a garantir ampla luz natural e vistas externas sem exigir extensões de vidro.
Um sistema inteligente de gerenciamento de edifícios foi incorporado para ajustar automaticamente a iluminação e temperatura dependendo da ocupação e da hora do dia.
_
por CASACOR