São 15 anos de Green Building Council Brasil. Nesse período realizamos ações impactantes:
• O GBC Brasil é um dos líderes em certificação LEED. Somos o Top 5 em um ranking de 186 países.
• Somos pioneiros na criação de cursos MBA em construções sustentáveis no país. Chegamos a ter mais de mil alunos e turmas em 19 cidades pelo Brasil.
• Influenciamos os construtores das instalações esportivas de eventos globais no Brasil, como a Copa do Mundo da FIFA e os jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Dos 12 estádios da Copa, 10 foram certificados e o Mineirão conquistou o posto de primeiro Platinum do mundo.
• Produzimos campanhas de conscientização e divulgação no cinema e TV aberta atingindo milhões de brasileiros. Foi impactante ver a campanha ‘one degree less’ antes da exibição do filme X-Men. Assim como a reportagem da casa HLC, em São Paulo, certificada GBC CASA, no Jornal Nacional da Rede Globo.
Hoje, milhares de empresas e profissionais se relacionam com o GBC Brasil.
Mas para um movimento de transformação, o sucesso não se mede apenas por números tangíveis. Precisamos falar sobre mudança de comportamento. Por isso, elenco 3 fases distintas do nosso movimento no Brasil.
Primeiro transformamos a percepção de que uma construção sustentável custa mais caro. Desmistificamos essa ideia do custo final com base na análise do seu ciclo de vida e estimulamos a comunicação entre os diversos profissionais responsáveis pelo projeto.
Depois consolidamos o Green Building como o melhor modelo de negócio do mercado. A discussão sobre viabilizar custos foi superada e passamos a comprovar vantagens econômicas como o aumento da velocidade de ocupação e valorização do imóvel.
E atualmente, a fase se caracteriza por uma maior avidez no investimento em inteligência nos projetos; cada vez mais atento ao desempenho das edificações; e com muita clareza temos observado que Green Building vai além de sustentabilidade, trata-se de conforto, eficiência e sustentabilidade.
O movimento de Green Building não para de crescer! A nossa meta para 2022 era um aumento de 22% comparado ao ano anterior, o que representaria o registro de 192 novos projetos. Registramos o total de 219. Trata-se do melhor desempenho histórico do GBC Brasil considerando nossas certificações LEED, GBC CASA&CONDOMÍNIO, ZERO ENERGY e LIFE. Um sucesso!
Chama nossa atenção, de maneira positiva, a quantidade de novos projetos registrados nas cidades do interior. Uma comprovação da expansão e do êxito de nossa estratégia, como organização, em atuar em todo o território nacional. O que é um feito levando-se em conta as proporções continentais do nosso país. Temos projetos LEED em 241 cidades brasileiras e o GBC CASA&CONDOMÍNIO já está em 61 cidades.
Outro destaque em 2022 é o número de projetos Platina*, o mais alto nível da certificação. Considerando o total de edificações certificadas no país, percentualmente, o Brasil possui uma ótima taxa de LEED Platinum que alcança 11%.
Nos países com mais de 500 edificações certificadas, o Brasil fica atrás apenas da Índia (que possui 27% das certificações no país sendo Platina, EUA e China possuem 5% e o Canadá apenas 3%).
Se considerarmos países com 300 edificações certificadas, o Brasil fica atrás de Itália, Alemanha, Espanha e Emirados Árabes. Porém, o interessante é que no Brasil, quase a metade das certificações Platinum aconteceram nos últimos 3 anos, sendo o recorde atingido neste ano. Em 2022, apenas a Índia está a frente do Brasil, 26% contra 22%. Todavia, comparando o perfil dos projetos certificados na Índia e Brasil, 95% dos projetos no Brasil são da tipologia BD+C. Já na Índia, apenas 42% são BD+C, sendo que a maioria são ID+C (interiores).
Em nosso entendimento, uma das razões destes resultados é o investimento em inteligência de engenharia e arquitetura sendo a certificação uma consequência.
Há 10 anos, por meio de estudos diversos, o pesquisador Greg Kats demonstrou que o custo adicional de construção não estava necessariamente relacionado com a incorporação de elementos sustentáveis, pois a maioria das edificações certificadas LEED informavam baixos incrementos de custo. Não mais de 2%, sendo que algumas edificações certificadas LEED Ouro ou Platinum informavam zero acréscimo de custo.
O fato corrobora o que o GBC Brasil defende: o investimento em inteligência de engenharia e arquitetura desde a concepção dos projetos, com profissionais bem-preparados para trabalhar de maneira colaborativa, trazendo uma visão holística, conhecimento multidisciplinar para tomar as melhores decisões para atingir eficiência, conforto e sustentabilidade, resulta numa edificação certificada nos mais altos níveis. Sem acréscimo de custos.
O GBC Brasil sabe que o principal benefício do investimento em inteligência é abrir as portas para a entrada de alta tecnologia e estamos muito satisfeitos com o trabalho coletivo das 650 empresas Membros e profissionais engajados em elevar o nível técnico da construção civil nacional. Como diz o nosso presidente Raul Penteado, “sustentabilidade é uma corrida que não tem linha de chegada”.
_
por Felipe Faria
Chief Executive Officer, GBC Brasil
*Foram excluídos do levantamento sobre LEED Platinum os projetos do rating system EBOM / O+M.