fbpx

Transformar Todo Espaço, Edifício e Lugar

Publicado em 28 . 07 . 2023

O Arc permite equipes de projetos medir, acompanhar e pontuar o desempenho real de sustentabilidade de espaços e edifícios. O Arc disponibiliza essas funcionalidades para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Começar é fácil:

Passo 1: Carregue seus dados

Criar ou carregar projetos no Arc é sempre gratuito. Não há limites, barreiras ou custos associados à adição de projetos ou membros da equipe. O Arc adota uma abordagem flexível para a definição de “projeto”. Os projetos podem ser prédios comerciais inteiros, espaços de locatários, andares, campi e muito mais. Todos esses podem ser representados como projetos “de construção” no Arc. Por exemplo, um projeto pode representar:

  • Um prédio inteiro, incluindo todos os espaços e fontes de consumo.
  • Um espaço interior comercial, apenas uma fração do consumo de um prédio inteiro, às vezes estimando o consumo a partir de serviços compartilhados (por exemplo, banheiros).
  • Um edifício base, apenas a fração de serviços diretamente controlados pelo proprietário, como iluminação de áreas comuns e ventilação de todo o edifício.

Isso significa que os usuários do Arc podem criar projetos para abordar qualquer combinação de circunstâncias de gerenciamento imobiliário e objetivos de sustentabilidade. Como nunca há custo para projetos adicionais, os usuários do Arc têm a capacidade de dividir projetos em unidades funcionais (por exemplo, locatário versus edifício-base) ou com base em diferenças de desempenho (por exemplo, escritório versus serviço de alimentação).

Os usuários do Arc têm cinco opções principais para adicionar projetos:

  • Entrada manual – clique em “Adicionar um Projeto” na tela inicial ou nas telas de projeto.
  • Carregue projetos individuais por meio da planilha de projeto do Arc.
  • Carregue portfólios por meio da planilha de ativos GRESB. Carregue portfólios por meio da planilha de portfólio do Arc (disponível mediante solicitação).
  • Vincule e sincronize projetos com um parceiro de integração do Arc.

Independente do método, todos os usuários do Arc podem fazer upload de um número ilimitado de projetos. Eles também podem adicionar um número ilimitado de membros da equipe a esses projetos. Os membros da equipe podem receber uma variedade de níveis de acesso, desde administradores até apenas leitura. As atribuições de equipe são feitas no menu Projeto > Gerenciar > Equipe. As atribuições podem ser feitas para projetos individuais ou em massa para um portfólio inteiro.

Passo 2: Pontue

Os usuários do Arc podem pontuar o desempenho geral do projeto ou uma única categoria de desempenho. O processo é direto:

  1. Crie ou carregue um projeto usando uma das abordagens descritas acima.
  2. Dentro de um projeto, selecione “Dados” e depois “Configurações do Edifício”. No mínimo, as pontuações do Arc exigem informações sobre área útil, ocupação e horário (ou seja, número de horas operacionais por semana).
  3. Insira ou vincule dados para, pelo menos, uma categoria de desempenho – energia, água, resíduos, transporte ou experiência humana. Isso começa com a criação e preenchimento de um medidor ou administração de uma pesquisa.

Quando essas etapas são concluídas, o Arc exibirá pontuações de desempenho com base nos critérios do LEED v4.1. Os usuários podem optar por ver as pontuações na faixa nativa de 0 a 100 do Arc ou com base na alocação de pontos do LEED. Os usuários podem alternar entre essas opções no menu de Dados, logo abaixo das Configurações do Edifício. Essas capacidades estão disponíveis para todos os usuários do Arc.

Os assinantes do Arc Essentials podem fazer muito mais com as pontuações, incluindo:

  • Intervalos de dados personalizados
  • Modelagem de pontuação
  • Pontuação avançada

Isso proporciona flexibilidade na exploração do desempenho ao longo de diferentes períodos de tempo e comparação com uma ampla variedade de padrões de desempenho de edifícios.

Passo 3: Certifique

O carregamento de dados e a pontuação de desempenho fornecem a base para celebrar a liderança. Novamente, o Arc oferece opções aos usuários:

  • O Arc Performance Scores fornece um indicador de prontidão para a certificação LEED. Projetos com pontuação total acima de 40 podem ser elegíveis para certificação. Pontuações acima de 80 podem se qualificar para o LEED Platinum. As pontuações e tendências atuais estão disponíveis na guia Desempenho para projetos individuais e portfólios.
  • Alguns projetos querem reconhecimento fora da certificação LEED completa. O Arc oferece a esses projetos Certificados de Desempenho. Os Certificados de Desempenho fornecem uma classificação de desempenho flexível em uma ou mais categorias, com base nos critérios LEED v4.1 ou na própria Pontuação de Melhoria da Arc. Os Certificados de Desempenho estão disponíveis por assinatura.
  • Projetos de alta pontuação são elegíveis para certificação LEED ou recertificação. Este é o padrão de ouro para o reconhecimento através do Arc. Os Índices de Desempenho contribuem com aproximadamente 50% de uma nova certificação LEED (o saldo são pré-requisitos e critérios prescritivos) e 90% de uma recertificação.

Pontuações, certificados e certificação são acompanhados por painéis, atualizações de e-mail e relatórios. Essas ferramentas oferecem aos usuários do Arc uma variedade de opções para comunicar seu desempenho.

 

__

Por Chris Pyke, via Arc

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.