À medida que a descarbonização se torna um componente cada vez mais importante na indústria de construção sustentável, sabemos que o LEED para Operação e Manutenção (O+M) só crescerá em importância.
“O edifício mais sustentável é aquele que já existe”, disse Carl Elefante, ex-presidente do AIA (American Institute of Architects). De acordo com o National Trust for Historic Preservation, pode levar 80 anos para que um novo edifício supere os impactos das mudanças climáticas criados por sua construção.
Melhorar continuamente o desempenho de edifícios existentes é uma ótima maneira de reduzir nossa pegada de carbono. Mais de 27 milhões de metros quadrados nos Estados Unidos já foram certificados ou re-certificados usando o LEED O+M.
Uma credencial profissional LEED AP O+M mostra que você sabe como implementar práticas sustentáveis nas áreas de melhoria de desempenho, aumento de eficiência e redução do impacto ambiental em edifícios existentes por meio de operações e manutenção aprimoradas.
Mais de 2.800 profissionais possuem a credencial LEED AP O+M. Muitos desses profissionais também são líderes na indústria: LEED Fellows, designers, engenheiros ou consultores LEED. Estes profissionais contribuem com milhares de projetos LEED a cada ano.
Elizabeth Hammitt, LEED AP O+M e diretora de sustentabilidade ambiental e soluções energéticas residenciais para a EPB de Chattanooga, acredita que a credencial LEED AP O+M “capacita os profissionais com o conhecimento e habilidades para recomendar processos diários que têm um impacto positivo em nossos colegas de trabalho e nos resultados de nossa organização, ao mesmo tempo que apoia a qualidade do ar interno e externo de forma mais saudável e protege a beleza natural de nossa comunidade”.
“Eu percebo que cada projeto LEED O+M oferece um processo rigoroso de avaliação e revisão de políticas que os proprietários de edifícios e parceiros financeiros apreciam”, afirma Daniel Whittet, outro detentor da credencial LEED AP O+M e associado sênior da AHA Consulting Engineers. “Como um programa baseado em desempenho, [o LEED para Operações e Manutenção] estabelece um padrão tanto para métricas ESG quanto para ordenanças municipais de emissões que são atuais e verificáveis, com opções claras para melhorias. Geralmente, as equipes de projeto gostam de encontrar maneiras de fazer com que seus edifícios e sistemas alcancem o reconhecimento por esforços colaborativos de melhores práticas.”
_
Por Heather Benjamin, via USGBC