Com inscrições gratuitas, Conferência do Green Building Brasil começa no dia 28 e espera mais de 10 mil participantes
O maior evento da construção sustentável já está com inscrições abertas, gratuitas. A Conferência Internacional Greenbuilding Brasil vai acontecer num momento em que o movimento de edificações verdes bate recordes no País. O número de edificações certificadas pelo GBC Brasil, que cresceu 37% em 2022, deve encerrar 2023 com uma elevação ainda maior. O evento ocorrerá de 28 de novembro até o dia 12 de dezembro, praticamente coincidindo com a COP-28, que vai de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. E vários temas serão coincidentes, como a busca de eficiência energética e hídrica, uso de tecnologias que mitiguem problemas ambientais e discussão de conceitos sobre uma sociedade mais resiliente.
Nos 15 dias do evento haverá palestras técnicas, master series, entrevistas com especialistas e outras atividades. As inscrições podem ser feitas pelo www.greenbuildingbrasil.org.br. São esperados mais de 10 mil participantes.
Os resultados e o impacto das atividades do movimento de green building no Brasil continuam sendo destaque internacional, destaca o CEO do GBC Brasil, Felipe Augusto Faria. “Mas mais importante que os números das certificações são as evidências da mudança de comportamento. Durante o evento, serão compartilhados exemplos que evidenciam o fortalecimento do green building como o melhor modelo de negócio. Projetos mais receptivos ao investimento em inteligência de engenharia e arquitetura na fase de projeto. Uma evidência desta mudança de comportamento”, destaca Faria. “Quando essa mudança comportamental se tornar hábito em todos os segmentos e setores dos mercados nos quais atuamos, o Brasil será o principal protagonista neste movimento internacional.”
A sessão de abertura no dia 28 trará atualizações do movimento green building no Brasil e no mundo, pelo presidente do Conselho de Administração do GBC Brasil, Raul Penteado, e convidados. “Sustentabilidade é uma ciência! Exige dos profissionais e empresas visão holística, multidisciplinariedade, integração e colaboração”, afirma Penteado. “Tão importante quanto os pilares de responsabilidade social e ambiental é o pilar econômico. A harmonia destes pilares traz resultados expressivos. Estamos felizes por poder compartilhar projetos, soluções e serviços alinhados com esta ideia de multidisciplinariedade, integração e colaboração.”
“A plataforma de compartilhamento de conteúdo Greenbuilding Brasil consegue endereçar temas diversos para todas as regiões do Brasil. E isto está alinhado com o compromisso que estamos assumindo para os próximos anos. O GBC Brasil fortalecerá as atividades em diversas regiões do país, além de desenvolver novas ferramentas de resiliência climática”, diz Penteado.
Alguns destaques das master series serão os casos de Curitiba (PR), Dourados (MS) e de inovações tecnológicas para produtos de construção. O caso Galeria Laguna (Curitiba, PR) apresentará uma discussão sobre a digitalização na construção. Já o caso Hectares (Dourados, MS) tratará das preocupações de eficiência hídrica em um projeto paisagístico de escala urbana. Um tema que será muito discutido durante os dias da COP-28.
Haverá ainda 50 palestras, com apresentação de casos e soluções do Brasil e do mundo. Como a apresentação do projeto London Bridge por uma brasileira que está à frente da construção da torre de escritórios no centro de Londres que está sendo considerada a mais sustentável de Londres. Se falará também dos fotobiorreatores fechados como elementos de conforto ambiental e sequestro de carbono em edifícios. A palestra vai apresentar o projeto de pesquisa em desenvolvimento na Universidade de Passo Fundo (UPF/RS), sobre a aplicação de fotobiorreatores fechados com microalgas em fachadas de edifícios, como elementos de sombreamento e de captura de carbono, a fim de avaliar o desempenho desse sistema e a possibilidade de conversão de um edifício universitário em um Zero Carbon Building. Assim como o caso do projeto de habitação temporária com uso de metodologia construtiva fora do terreno.
Corroborando números e resultados que destacam o movimento de green building no Brasil como promissor, os responsáveis pela certificação do primeiro empreendimento residencial no nível Platina do GBC CONDOMÍNIO discorrerá sobre detalhes e desafios vencidos pelo Edifício Idea Bagé de Porto Alegre. O empreendimento está listado entre os 100 projetos sustentáveis mais icônicos do mundo, em uma lista apresentada pelo Ministério de Energia da Índia, durante as reuniões do G20 em 2023. O Idea Bagé alinha descarbonização com retorno econômico aos moradores, melhor qualidade técnica construtiva e conforto.
Vários outros temas serão abordados durante o evento: Descarbonização, Economia Circular, Qualidade do Ar, Conforto, Materiais Sustentáveis, Certificação GBC CASA&CONDOMÍNIO, LEED, Zero Energy, Decoração Sustentável, Drenagem Sustentável, Net Zero, Construções Leves, Construções em Madeira, Eficiência Energética, etc.