Após acumular excelentes resultados nos últimos anos, a nossa equipe segue motivada a alcançar resultados ambiciosos no movimento de green building.
Desta forma, o GBC Brasil gostaria de compartilhar os nossos resultados de 2023, mas principalmente o otimismo para 2024.
Nosso relatório de atividades (2023) aponta um novo recorde histórico de projetos novos registrados no Brasil, nas certificações que promovemos.
Recorde no montante de eventos organizados e o número de participantes na Conferência Internacional Greenbuilding Brasil (+ de 15.000). O nosso protagonismo em relação a edificações Zero Energy e certificações nível Platina. O destaque dos projetos brasileiros no G20 (Índia, 2023) em matéria de descarbonização e resiliência.
Este resultado é fruto de muita dedicação, mas principalmente a formação de uma forte rede colaborativa por trás deste movimento de green building. Hoje, somos taxativos ao afirmar que somos a solução para o processo de transformação com foco em eficiência, conforto, sustentabilidade, descarbonização e resiliência. De forma genuína, discutimos holisticamente as oportunidades trazidas pelo conceito da sustentabilidade e estamos constantemente desenvolvendo proposta de valor, a curto, médio e longo prazo.
A exemplo do ano de 2023, a agenda de eventos organizados e/ou coorganizados pelo GBC Brasil está robusta em 2024. Um dos eventos será o Greenbuilding Brasil Conferência Internacional (formato híbrido) na cidade de Porto Alegre no segundo semestre, além de eventos presenciais em ao menos 8 Estados brasileiros.
Também estamos trabalhando na versão 3 da certificação GBC CASA&CONDOMÍNIO. A certificação residencial estará alinhada com a linguagem das materialidades de taxonomia e políticas ESG consideradas pelas Instituições Financeiras e atreladas aos resultados financeiros na incorporação imobiliária.
Ainda no quesito técnico, uma segunda discussão está sendo a criação de um protocolo para medir e atestar o status de saudabilidade dos espaços. O Life Performance Rating irá identificar espaços adequados em relação a qualidade do ar, água, conforto térmico, acústico, luminoso…
Em 2023 alcançamos o recorde histórico do GBC Brasil em relação a novos empreendimentos registrados nas certificações LEED, GBC CASA&CONDOMÍNIO, LIFE e ZERO ENERGY. Foram 239 registros novos no Brasil.
Aumentamos em 9% o número de registros comparado ao ano anterior e o destaque foi o aumento de 40% no segmento residencial.
Na certificação LEED somos o 5º no ranking com o maior número de empreendimentos entre 186 países. Porém, mais importante que números de empreendimentos nas certificações são as evidências de mudança de comportamento. É aqui que iremos fundamentar a nossa mensagem.
O GBC não é uma certificadora. Nós somos um movimento de transformação!
Hoje podemos evidenciar etapas vencidas durante estes 16 anos de atuação do GBC Brasil como a desmistificação da ideia que custa mais caro e o fortalecimento do green building como o melhor modelo de negócio.
Na etapa atual vemos o mercado mais receptivo ao investimento em inteligência de engenharia e arquitetura na fase de projeto. Uma evidência de mudança de comportamento.
Amparados por números nos projetos de empreendimento podemos demonstrar que investindo em arquitetura e engenharia, valorizando profissionais experientes e comprometidos com a maximização da eficiência, conforto e sustentabilidade viabilizamos economicamente a aplicação de tecnologia e inovação.
Quando essa mudança comportamental se tornar hábito em todos os segmentos e setores de mercado nos quais atuamos, nós seremos os principais protagonistas neste movimento internacional.
Para o GBC Brasil não basta certificar um prédio residencial. Precisamos criar um canal de comunicação como comprador e futuro morador. Fizemos isto por meio da certificação LIFE aos compradores do Alameda Jardins da Tishman Speyer em São Paulo, e estamos fazendo com a MPD aos compradores do Figueira Leopoldo. Junto com a equipe comercial, técnica e de marketing da GT Buildings, hoje o maior portfólio de GBC Condomínio em certifi cação (8 empreendimentos), e o time da Moura Dubeaux estamos capacitando internamente os envolvidos no processo de certificação dos seus projetos no GBC CONDOMÍNIO. Em Porto Alegre, a principal imobiliária, ONE Imóveis de Luxo, além de membro do GBC, capacitou os seus corretores para compreender e melhor apresentar os benefícios de green building para potenciais compradores de empreendimentos residenciais no GBC CONDOMÍNIO e um comercial em certifi cação LEED.
Somos um movimento!
Outra evidência de mudança de comportamento na direção do investimento em inteligência é o nível de eficiência alcançado pelos empreendimentos recentemente certifi cados.
As certificações possuem níveis e o Platina é o mais elevado. Enquanto a média global de empreendimentos certificados LEED Platina de novas construções é 8%, no Brasil é 11,5%.
Em 2023, 24% do que certifi camos na modalidade novas construções foi Platina. O GBC entende que cresceram os casos de projetos investindo em engenharia e arquitetura, empregando o uso de tecnologia, maximizando os resultados de efi ciência, conforto e sustentabilidade, e como consequência temos certifi cações com ótimos resultados.
Outro ponto de destaque dos melhores projetos têm sido conciliar as suas razões com a maestria no atendimento aos diversos conceitos e práticas de green building como: arquitetura bioclimática, projeto integrado, iluminação natural, alta efi ciência, renováveis, reuso e reaproveitamento de água, conceito de smart building, declaração ambiental de produto, saúde e bem-estar, demonstrando alto desempenho em todos estes itens.
Exemplos: O prédio residencial IDEA BAGÉ da Capitânia, primeiro GBC CONDOMÍNIO Platina, evidenciou o retorno ao comprador. O cálculo das efi ciências reduzirá mais de R$10 mil reais de condomínio por ano ao morador.
A casa FM136 do Miguel Aflalo, certifi cada GBC CASA Platina, foi pensada em sustentabilidade com um custo de construção próxima ao convencional, mas que oferecesse uma redução de 50% dos custos de água, gás, energia e manutenção ao futuro morador.
O hospital filantrópico Erastinho, certifi cado LEED Gold (e em processo do ZERO ENERGY), priorizou o conceito de efi ciência e humanização, redução de custos para uma operação “cara”, e o total conforto e respeito aos seus funcionários, pacientes (neste caso crianças) e principalmente aos pais, que passam por uma carga emocional muito grande neste tipo de tratamento.
Como conclusão, afirmamos que respeitando as suas razões e investindo em inteligência, temos grandes projetos que resultam em eficiência, resiliência e descarbonização, aos níveis desejados por entidades debruçadas nas discussões sobre mudanças climáticas. Respeitando as razões daqueles que nos relacionamos, e conduzindo-os, inteligentemente, ao movimento de green building é a melhor forma de sermos efetivamente inclusivos.
Felipe Augusto Faria, CEO GBC Brasil