São Paulo, junho de 2024 — Comprovando sua alta eficiência operacional, o edifício Vista Faria Lima, em São Paulo, acabou de receber as certificações LEED Zero Energy, LEED Zero Carbon e LEED Zero Water de forma combinada. Trata-se do primeiro empreendimento na capital paulista a obter tal reconhecimento simultaneamente.
A certificação LEED Zero Energy reconhece um balanço de uso de energia zerado durante um período de doze meses por uma combinação de alta eficiência energética e geração e/ou aquisição de energia por fontes renováveis. Já o LEED Zero Water é conferido às edificações que atingem um equilíbrio no qual a quantidade de água não potável utilizada é maior do que a demanda por água potável da rede de abastecimento.
Cada vez mais procurada por empresas que têm metas de descarbonização, o LEED Zero Carbon requer que o empreendimento atinja um balanço anual de emissões de dióxido de carbono equivalente (CO₂ eq) zerado, considerando as emissões provenientes do consumo de energia e dos deslocamentos dos ocupantes. “Essa certificação é atribuída a edifícios altamente eficientes do ponto de vista energético, alimentados por fontes de energia renováveis e que neutralizam o carbono residual”, explica Wagner Oliveira, diretor de Operação Sustentável no CTE, consultoria que apoiou o processo de certificação do Vista Faria Lima.
Monitoramento de consumos com IoT
Concebido para ser um edifício triple A de máxima eficiência, o Vista Faria Lima combina uma série de boas práticas para reduzir o consumo de energia, de água potável e emissões de carbono.
Entre elas, destaca-se o monitoramento constante do consumo de água, energia e de gás das áreas comuns e privativas. Conduzido pelo CTE, esse trabalho prevê o acompanhamento em tempo real destes insumos, com uso de sensores IoT (Internet das Coisas) e software inteligente capaz de identificar desvios e indicar oportunidades de melhoria.
Graças à sua operação altamente eficiente e controlada, o Vista Faria Lima não precisou recorrer a ações de alta complexidade para obter o triplo LEED Zero. A principal intervenção realizada foi o retrofit do sistema de água de reúso para ampliar a capacidade de captação e tratamento.
Parte do portfólio da GTIS Partners Brasil, o Vista Faria Lima coleciona selos de sustentabilidade. Em 2016, a torre projetada por Botti Rubin Arquitetos, construída pela HTB Engenharia, recebeu o selo LEED BD+C (Building Design and Construction) no nível Gold. Já em 2021, o prédio conquistou o LEED O&M (Operations and Maintenance) no nível Platinum, o mais alto possível. A tripla certificação LEED Zero obtida agora representa um passo a mais em uma sólida jornada de sustentabilidade.
__
Por CTE