A 7° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo esta chegando! O evento é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e conectar-se com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.
Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 80 profissionais – 62 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 48 Sessões Educacionais que serão apresentadas durante os dias 09 a 11 de agosto.
Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 15 que todo Arquiteto tem que ver:
A sessão de Lair Reis, Arquiteto e Gestor de Projetos da Studio MK 27, irá abordar a iniciativa do Studio MK27 de certificar seus projetos residenciais, como um meio de introduzir formalmente a Sustentabilidade na prática cotidiana de projeto do escritório, e como esta iniciativa influenciou a forma de projetar. Serão apresentados os projetos residenciais do Studio MK 27 já registrados no processo de Certificação do Referencial GBC Brasil Casa, incluindo o projeto piloto certificado nível Platina.
Gabriela Callejas, cofundadora do Cidade Ativa, apresentará o histórico do conceito active design e diretrizes colocadas no “Active Design Guidelines” e introduzirá a problemática no Brasil. Na sequência, participantes serão convidados a elaborar estratégias para reduzir consumo energético/aumentar gasto calórico em situações específicas colocadas pela apresentadora. O intuito é levantar, através de um brainstorming, ideias de leis, pesquisas, projetos, checklists, campanhas, programas políticos ou outras iniciativas que incorporem os conceitos introduzidos pelo active design à realidade brasileira.
Na apresentação de Maria Carolina Fujihara, coordenadora Técnica do GBC Brasil, Igor Albuquerque, Climate Change Manager at ICLEI, Maurício Guerra, secretário executivo de Sustentabilidade, e Roberto Strumpf, Founding Partner at PangeaCapital, será apresentado sobre o projeto URBAN LEDS, o caso de Recife e o caso do Parque da Cidade, um bairro em São Paulo que utilizou a metodologia GPC – Global Protocol for Community – Scale Greenhouse Gas Emission Inventories, que foi desenvolvida pelo GHG Protocol (maior ferramenta internacional de avaliação de emissões), criada para medir, reduzir e controlar as emissões de GEE de cidades no mundo todo.
Ricardo Mastroti, Partner na Bemtevi Investimento Social e Biomimética, Alessandra Araujo, Diretora Executiva na GCP Arquitetos, e Sérgio Coelho, Principal at GCP Arquitetos, apresentarão o que é Biomimética e Metodologia para aplicação, assim como o conjunto de valores chamado Life Principles. A metodologia apresentada é a desenvolvida pela Biomimicry 3.8. Visando facilitar a abrangência da aplicação, serão apresentados muitos exemplos de produtos que foram criados inspirados na natureza. Será também apresentado o projeto pioneiro de um hotel realizado pela GCP usando Biomimética. Após a parte teórica e para melhor compreensão sobre o tema, faremos duas dinâmicas para observar e identificar características em alguns exemplos.
A palestra de Marina Risse de Andrade, Arquiteta Consultora da EcoBuilding Consultoria, Michele de Jesus Nogueira, Engenheira na Hausbau Participação e Incorporação, e Antônio Macêdo Filho, Diretor da EcoBuilding Consultoria, tem o objetivo de compartilhar experiências no desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis com a certificação Referencial GBC Brasil Casa e disseminar os conceitos e práticas de sustentabilidade aplicáveis a empreendimentos residenciais brasileiros.
Dr. Szymon Gartenkraut, Médico na COVISA, Henrique Cury, Sócio Diretor da EcoQuest do Brasil, e Leonardo Cozac, Diretor da Conforlab, falarão sobre estudos que vem cada vez mais mostrando a relação entre os impactos da qualidade do ar na saúde e na produtividade dos ocupantes. Hoje, ao se pensar em qualidade do ar deve-se sempre relacioná-la a eficiência energética, uma vez que diretrizes internacionais apontam para um caminho com menos captação de ar e tecnologias para sua limpeza além de monitoramento constante e manutenção adequada em todo o sistema.
Felipe Coelho, Gestor de Sustentabilidade da Reserva Camará e Serapião B. Neto, Diretor do SINDUSCON/PE, Diretor-presidente da Incorporadora Reserva Camará, irão apresentar a Reserva Camará – Complexo Multiuso, que é um projeto inovador, associado a 48 conceitos de sustentabilidade, que prioriza a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, concebido para ser um exemplo de empreendimento integralmente sustentável em todas as suas etapas: Desmonte das atuais edificações; Construções dos novos projetos; e Operação dos equipamentos.
Luiza Junqueira, Founding Partner at StraubJunqueira, Eduardo Straub, Diretor da StraubJunqueira, Marcos Bensousan, Presidente na SETRI Consultoria em Sustentabilidade, e Megan Sparks, Program Manager at U.S. Green Building Council, farão a apresentação do primeiro case de Certificação WELL no Brasil. Um escritório existente de 50m2 que passou por profundas adequações físicas e comportamentais, visando elevar o bem-estar, produtividade, qualidade de vida e saúde dos usuários através de melhorias no ambiente de trabalho. Além disso, serão apresentados o valor do investimento vs. retorno financeiro, as facilidades, dificuldades e barreiras encontradas na aplicação do processo bem como lições aprendidas e visão da aderência da Certificação ao mercado nacional. Contaremos com a participação do proprietário expondo suas opiniões a respeito dos temas abordados.
A apresentação de Roberto Padovani, Diretor fundador do R&P Green Solutions, e Rodrigo Mindlin Loeb, Owner at MLD Arquitetura, tem o objetivo de ensinar a metodologia de projeto do Living Building Challenge, perceber o desafio de realizar um projeto de construção de Zero Líquido em um ambiente comercial, ensinar o processo de realização de charrettes de design e desenvolvimento de projetos com equipes globais e várias equipes de arquitetos e de engenharia e por fim, ensinar a integrar um projeto de construção com o ecossistema local, promovendo a restauração ecológica do local.
Na palestra de Tiago Maranhão Alves, CEO do Centro de Inovações CSEM Brasil, será apresentada uma visão geral da trajetória de pesquisa, desenvolvimento de produto e produção dos filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV), a terceira geração de células fotovoltaicas, assim como aplicações da tecnologia e dados de mercado.
Helia Pereira, Diretora do DEPLAN da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA), Paulo Mantey, da Prefeitura do Município de São Paulo, e Bruno Borges, Consultor Independente, irão apresentar a lógica da Quota Ambiental e incentivos urbanísticos do novo Zoneamento Paulistano, além de outras medidas de incentivo à construção sustentável. A Quota Ambiental exige que lotes com área superior a 500m² atinjam determinada pontuação mínima para obterem o licenciamento e a proposta ainda prevê incentivos urbanísticos para aqueles que pretenderem pontuação superior à mínima ou que apresentarem soluções sustentáveis comprovadas por certificação especializada.
Tiago Silva, Sustainability Director at ETRIA, irá apresentar o projeto da casa do futuro, que vai utilizar materiais inovadores, como a madeira com alto isolamento térmico e tinta retardante de chamas com capacidade de isolamento acústico. A estrutura da casa é formada por módulos pré-fabricados, o que reduz o tempo de construção e a utilização de água e de materiais convencionais, tais como argamassas.
O objetivo da palestra de André Belloni, Diretor técnico e sócio da Petinelli, e Leandro Fischer, Engenheiro na Petinelli, é desafiar o statu quo demonstrando que não só é possível construir uma loja sustentável, como pode-se alcançar o máximo desempenho medido por um sistema de certificação internacional como o LEED. Para isso, serão apresentados dois estudos de caso de lojas no Brasil que obtiveram a certificação LEED Platinum, sendo uma delas detentora da maior pontuação no país.
Aline Tristão, Diretora Executiva na Forest Stewardship Council, Anna Fanzeres, Consultora Independente, e Ricardo Russo, Senior Analyst of Legality and Forest Governance, mostra que a certificação florestal pode novamente estar na vanguarda de mudanças necessárias nas diretrizes do manejo florestal de nativas promovendo a sustentabilidade das florestas produtivas e a legalidade dos produtos madeireiros.
David Dominguez, Coordenador de Projetos LEED no Edmonds International, Hector Miranda, Director Gerente at Red Regenerativa, e Mauricio Ramírez, Sustainability Consultant en Lend Lease México, explicam a estratégia para a América Latina com os atuais LEED-Labs, incluindo tópicos como: desafios transformados em oportunidades, tarifas, esforços de envolvimento de inquilinos e criação de uma rede de líderes fortes no desenvolvimento sustentável. Numa sessão informal, os participantes da sessão irão avaliar uma estratégia de implementação LEED-Lab com auxílio do palestrante.
Uma das novidades do Greenbuilding Brasil 2016 será o Espaço Conceito GBC Brasil Casa, que consiste em uma exposição demonstrativa e educacional dos conceitos de sustentabilidade presentes nas certificações Referencial GBC Brasil Casa e LEED. Trata-se de um showroom de inovação à disposição de todos os visitantes.
Saiba mais clicando aqui
[columns] [span6]
[/span6][span6]
[/span6][/columns]