A 7° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo esta chegando! O evento é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e conectar-se com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.
Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 80 profissionais – 62 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 48 Sessões Educacionais que serão apresentadas durante os dias 09 a 11 de agosto.
Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 17 que apresentarão cases certificados:
1: Eficiência Energética nas Novas Edificações do Grupo Saint-Gobain
O objetivo da apresentação da Andressa Silveira Baldi, R&D Lab Coordinator at Saint-Gobain, do Marcelo Martins Meira, R&D Engineer at Saint-Gobain, e do Rodrigo Luis Campanhã, Engenheiro Mecânico do grupo Saint-Gobain, é de explicar as diretrizes do Programa CARE4 e do Programa Multi-Comfort. Em seguida, serão dados como exemplos dois projetos recentes no Brasil: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Saint Gobain em Capivari, São Paulo, que, além de seguir as diretrizes do CARE4 e do Multi-Comfort, também será um empreendimento com certificação LEED; e os prédios administrativos da mais nova planta da Brasilit, em Seropédica, no Rio de Janeiro.
2: WOOD SEMINAR: Aplicações de Madeira na Arquitetura e no Design
Hélio Olga de Souza Jr, fundador da Ita Construtora, Paula Sertório e Victor Paixão, da PAX.ARQ, mostrarão aos profissionais da construção civil como a madeira pode ser um excelente material de construção, pois além de ser versátil e possuir diversas aplicações, promove a exploração de nossas florestas de forma sustentável, em prol de sua conservação.
3: Caso de sucesso do Grupo Pão de Açúcar: Eficiência energética em Hipermercado
Cintia Sanches, Sales Manager at Honeywell, e Pierre-Yves Mourgue, General Manager at GreenYellow Brasil, apresentarão a solução de automação para Hipermercado que resultou em uma mensurável e rápida redução no custo de energia elétrica, mantendo o conforto e experiência do consumidor.
4: Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono no Brasil
Na apresentação de Maria Carolina Fujihara, coordenadora Técnica do GBC Brasil, Igor Albuquerque, Climate Change Manager at ICLEI, Maurício Guerra, secretário executivo de Sustentabilidade, e Roberto Strumpf, Founding Partner at PangeaCapital, será apresentado sobre o projeto URBAN LEDS, o caso de Recife e o caso do Parque da Cidade, um bairro em São Paulo que utilizou a metodologia GPC – Global Protocol for Community – Scale Greenhouse Gas Emission Inventories, que foi desenvolvida pelo GHG Protocol (maior ferramenta internacional de avaliação de emissões), criada para medir, reduzir e controlar as emissões de GEE de cidades no mundo todo.
5: Redução do consumo de água em hospital e Logística Reversa de louça sanitária
O foco da apresentação do Osvaldo Oliveira Junior, Coordenador da Engenharia de Aplicação da Deca, será a implementação do Programa para Conservação da Água, Deca|PROÁGUA, em um bloco do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo a redução do consumo de água deste edifício, através da troca de produtos hidráulicos antigos por outros novos economizadores, assim como pela adequação de sistemas hidráulicos e de serviços associados ao tema. Como complemento à ação, as louças sanitárias (especificamente as bacias sanitárias antigas) retiradas do edifício foram separadas, desmontadas e encaminhadas a uma unidade fabril da Deca em Jundiaí, para que passagem por processo de moagem, possibilitando a reutilização deste material no próprio processo produtivo da unidade, como a venda para outras empresas que possam também utilizar este material em sua produção.
6: Planejamento Urbano integrado no Nordeste – Case LEED ND Reserva Camará
Felipe Coelho, Gestor de Sustentabilidade da Reserva Camará e Serapião B. Neto, Diretor do SINDUSCON/PE, Diretor-presidente da Incorporadora Reserva Camará, irão apresentar a Reserva Camará – Complexo Multiuso, que é um projeto inovador, associado a 48 conceitos de sustentabilidade, que prioriza a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, concebido para ser um exemplo de empreendimento integralmente sustentável em todas as suas etapas: Desmonte das atuais edificações; Construções dos novos projetos; e Operação dos equipamentos.
7: Retorno Financeiro Vs. Produtividade – Primeiro Case WELL do Brasil
Luiza Junqueira, Founding Partner at StraubJunqueira, Eduardo Straub, Diretor da StraubJunqueira, Marcos Bensousan, Presidente na SETRI Consultoria em Sustentabilidade, e Megan Sparks, Program Manager at U.S. Green Building Council, farão a apresentação do primeiro case de Certificação WELL no Brasil. Um escritório existente de 50m2 que passou por profundas adequações físicas e comportamentais, visando elevar o bem-estar, produtividade, qualidade de vida e saúde dos usuários através de melhorias no ambiente de trabalho. Além disso, serão apresentados o valor do investimento vs. retorno financeiro, as facilidades, dificuldades e barreiras encontradas na aplicação do processo bem como lições aprendidas e visão da aderência da Certificação ao mercado nacional. Contaremos com a participação do proprietário expondo suas opiniões a respeito dos temas abordados.
8: Primeiros resultados da pesquisa: saúde e bem-estar em edifícios e espaços corporativos
Maíra Macedo, Coordenadora de relações institucionais e governamentais no Green Building Council Brasil, José Modica, Manager at Transpetro, e Eleonora Zioni, Owner at Asclepio Consultoria, apresentarão a métrica física realizada através de medições “in loco” dos sistemas e equipamentos, dentre eles: conforto térmico, qualidade do ar-condicionado, taxa de ventilação, umidade relativa, temperatura e velocidade do ar, iluminação, ruídos odor. Dentro de cada uma das categorias foram realizadas perguntas aos ocupantes com a finalidade de averiguar o seu grau de satisfação com a categoria em questão. Na apresentação dos resultados, os autores comprovarão a relação do ambiente do escritório com as métricas físicas através de análises e comparações dos aspectos citados orientados ao conceito de bem-estar pessoal e psicológico.
9: O primeiro Edifício certificado na Construção, Ocupação e Operação
Wagner Oliveira, Gerente de Sistemas Prediais, Uso e Operação Sustentável e Eficiência Energética da unidade de sustentabilidade do CTE, Leandro Alves, Coordenador de Engenharia e Manutenção na Qualicorp, e Omar Maksoud Filho, proprietário da Omar Maksoud, apresentarão o estudo de custos da implementação das estratégias de sustentabilidade realizado com a expertise da construtora em parceria com consultoria do CTE, que auxiliou na tomada de decisão e definição pela certificação. Através de um case real como este, pretende-se trazer ao espectador mais de 6 anos de experiência na implementação de estratégias de sustentabilidade em um único edifício, apresentando desde a visão do cliente final, do construtor e da consultoria de sustentabilidade.
12: ACV para Edificação – Estudo de Caso Loja Riachuelo Ipanema
Cinthia Kawano, Coordenadora de Projetos Sustentáveis na empresa Sustentech, Pamella Kahn, Coordenadora de projetos sustentáveis na empresa Sustentech, e Karine Ferro, Arquiteta Sênior na Lojas Riachuelo S/A, apresentarão a ACV da edificação, que consiste no estudo completo dos impactos gerados em todo o ciclo de vida de uma edificação. A análise engloba desde a extração dos materiais que serão utilizados no edifício até o fim da vida útil do mesmo (demolição). Foi desenvolvido um estudo de caso com o edifício da loja Riachuelo Ipanema, primeira loja a buscar a certificação LEED da rede. Para tal, foi utilizada a ferramenta eTool (software de uma empresa australiana utilizado em projetos de diversos países). Serão destacados os benefícios da ACV em edifícios e a importância da análise durante a fase de projeto.
13: Interface e Diretrizes Projetuais do LEED ND
Renato Conde, Diretor da Perkins+Will, apresentará exemplos práticos de razões de sustentabilidade em construções de alto nível e espaços abertos ao longo de estratégias definidas durante a fase de planejamento mestre para esforços de desenvolvimento e retrofit. Os exemplos incluem os Planos Mestre QSTP e QRDC, em Doha, Badrah Community e City Walk, em Dubai, entre outros, EUA e Brasil.
15: Primeiras lojas certificadas LEED PLATINUM no Brasil
O objetivo da palestra de André Belloni, Diretor técnico e sócio da Petinelli, e Leandro Fischer, Engenheiro na Petinelli, é desafiar o statu quo demonstrando que não só é possível construir uma loja sustentável, como pode-se alcançar o máximo desempenho medido por um sistema de certificação internacional como o LEED. Para isso, serão apresentados dois estudos de caso de lojas no Brasil que obtiveram a certificação LEED Platinum, sendo uma delas detentora da maior pontuação no país.
16: Museu do Amanhã – desafios da sustentabilidade em um projeto de alta complexidade
Através da sessão de Rosana Correa, Sócia diretora da Casa do Futuro, o público poderá identificar os pontos de atenção, as estratégias de gerenciamento de um processo tão complexo, as soluções encontradas aos mais diversos problemas e os riscos do pioneirismo de algumas soluções implementadas. Agora que o Museu entra no momento de operação, serão expostos os maiores riscos e cuidados para que não haja comprometimento dos resultados de performance planejados.
17: Planetário Sustentável: Estratégia de Baixo Carbono e o PBE Edifica
Na palestra de Myrthes Marcele Santos, Arquiteta e Urbanista na Equalize Consultoria Técnica, Carlos Augusto Góes, Arquiteto da Fundação Planetário, e Antonio Raad, Engenheiro na Light Sesa, será apresentada a estratégia de baixo carbono incluída no Plano Estratégico 2013-2022 da Fundação Planetário (RJ). Em seguida, irá se mostrar os passos dados pela administração para implementar as ações de eficiência energética, que contou com o apoio financeiro do PEE da Aneel/Light e os trabalhos da Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da GIZ, e descrever em detalhes como foi efetuada a significativa modernização do sistema de ar condicionado e a implementação de ações educacionais, tendo como fatores chaves a implementação de um sistema fotovoltaico inovador e a exposição “Sala do Sol”. Para finalizar, também será mostrado o significado da classificação Nível A obtido na Etiqueta PBE 50 Edifica Inmetro-Procel para o Planetário, apresentando a expertise que foi utilizada para ajustar as características de uma edificação existente e seu sistema de iluminação à necessidade de se tomar medidas viáveis técnica e economicamente para se atingir a máxima eficiência energética almejada.
Uma das novidades do Greenbuilding Brasil 2016 será o Espaço Conceito GBC Brasil Casa, que consiste em uma exposição demonstrativa e educacional dos conceitos de sustentabilidade presentes nas certificações Referencial GBC Brasil Casa e LEED. Trata-se de um showroom de inovação à disposição de todos os visitantes.
Saiba mais clicando aqui