O Google desenvolveu o PROJETO ARISTÓTELES. Charles Duhigg publicou no Jornal The New York Times, o artigo intitulado “Its Quest to Build – What Google Learned From the Perfect Team”, onde relata que esta nova pesquisa revela verdades surpreendentes sobre por que alguns grupos de trabalho têm sucesso e outros vacilam. Foram avaliados inicialmente fatores externos (ex. cumprimento de metas) e internos (ex. sensação de produtividade dos integrantes), depois passaram a medir uma infinidade de variáveis e, analisando 180 equipes, não conseguiram descobrir um padrão. Então se concentram nas “NORMAS DOS GRUPOS” (Pesquisadores publicaram um artigo na SOCIOLOGY OF SPORT JOURNAL onde afirmavam que todos os grupos desenvolviam NORMAS coletivas quanto ao comportamento apropriado para aquele grupo, uma espécie de código invisível que todos os integrantes aceitam).
O Google analisou pesquisas realizadas por psicólogos da Yale, Havard, Berkley, Universidade de Oregon, etc. que indicavam que as NORMAS determinam se nos sentimos seguros ou ameaçados, irritados ou empolgados, motivados ou desestimulados. O Google decidiu que deveriam trabalhar com o COMO e não com o QUEM das equipes.
Em 1991, Amy Edmondson, da Harvard Business School, pesquisou equipes de dois hospitais em Boston e conclui que as NORMAS das boas equipes criavam uma sensação de unidade, ao mesmo tempo, que incentivavam as pessoas a se arriscar – criando a sensação de SEGURANÇA PSICOLÓGICA (CONFIANÇA INTERPESSOAL E RESPEITO MÚTUO). Esta visão foi confirmada pelo pessoal da Google.
Para a SEGURANÇA PSICOLÓGICA (CONFIANÇA e RESPEITO – ÉTICA) surgir, os integrantes não precisam ser amigos, no entanto, precisam ter sensibilidade social, permitir que todo mundo se sinta ouvido. A melhor maneira é o LIDER dar o exemplo, diz Amy Edmondson, conforme estudos feitos com as equipes dos hospitais de Boston.
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Psicólogos da Carnegie Mellon e do MIT, publicaram um artigo na Revista Science em 2010, onde concluíam que UMA EQUIPE GERA INTELIGÊNCIA COLETIVA DISTINTA DO NÍVEL INTELECTUAL DE CADA INTEGRANTE – A pesquisa envolveu 699 PESSOAS DIVIDIDAS EM 152 EQUIPES. Foram dadas diversas tarefas que exigiam cooperação, os grupos agiam de formas distintas, mas existiam grupos que sempre se saiam bem. Inteligência individual não eram a diferença, nem liderança autoritária. A grande diferença era a forma que os integrantes se tratavam uns aos outro , que resultavam em NORMAS que levavam a um entrosamento bom de todos. Resultava numa inteligência coletiva que podiam até incrementar a inteligência coletiva de pensadores medíocres (EXCELÊNCIA). Dos diversos fatores que influenciam este comportamento destacaram duas fundamentais:
Nestes grupos, embora a inteligência individual pudesse ser menor, eles criavam uma equipe onde a soma era maior que a somatória das partes. A SEGURANÇA PSICOLÓGICA (CONFIANÇA) cria uma empresa com um Clima Organizacional perfeito, base em uma Cultura saudável, permitindo construir:
Texto escrito por:
Nelson Kawakami, Sócio-Diretor da C2KR Gestão Empresarial e ex Diretor Executivo do GBC Brasil.
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