fbpx

A construção de uma nova sociedade.

Publicado em 17 . 03 . 2015

 
O mundo está mudando cada vez mais rápido. Novas descobertas, informações, pesquisas, invenções são criadas a cada segundo. Tudo também está cada vez mais conectado, seja virtual ou fisicamente. Não existem mais sociedades isoladas ou atos e circunstancias que não remetam consequências para todos.
Vivemos em cidades abarrotadas de pessoas, mas não entendemos o real sentido de comunidade. Vivemos há muitos anos no mesmo prédio, mas sequer sabemos o nome do nosso vizinho. Consumimos recursos naturais sem ao menos ter noção do que se trata e de onde vem; ou pior, consumimos como se tivéssemos uma fonte inesgotável de tudo e geramos resíduos como se eles sumissem do planeta no momento que entram na lixeira.
Não temos consciência do enorme impacto que causamos em nosso ambiente; ou até temos, mas não sabemos como agir para reduzir este problema. A verdade é que nosso pensamento imediatista de resolução das coisas nos direciona para longe de uma vida sustentável, pois esta somente pode existir se tivermos pensamentos e ações a longo prazo.
Outra questão que não é considerada por todos é que grande parte dos seres humanos passam 94% de seu tempo dentro de espaços fechados, seja em casa, no trabalho ou em algum meio de transporte fechado. E sabem menos ainda da influência que os espaços construídos promovem em seu bem estar social e saúde física e mental. Sabem pouco também sobre o grande impacto que a construção civil promove no meio ambiente, causando danos irreversíveis a sistemas naturais existentes no mundo todo. Novamente aqui se faz presente a conexão direta entre ação e reação.
Ao construir uma residência, devemos levar em consideração todas essas questões expostas acima, principalmente porque estamos construindo um bem material que ficará no ambiente por mais de 100 anos, muito mais tempo do que nós mesmos ficaremos. Além de todo o engajamento educacional, uma residência certificada promove o bem estar social e a proteção ao meio ambiente que todas as residências do mundo deveriam promover.
A certificação de casas no Brasil é um assunto relativamente novo e um longo caminho ainda deve ser percorrido, porem o tema se torna cada vez mais importante e atual ao nos depararmos com questões como crise hídrica e energética, aumento de custos de recursos, instabilidade financeira, aquecimento global, aumento da poluição, entre outros.
O Referencial GBC Brasil Casa®, lançado em Agosto de 2014, lista uma série de estratégias que contribuirão para o mantenimento da sustentabilidade ambiental de novas residências e para melhoria de todos os “problemas” citados acima. Além disso, inúmeros benefícios podem ser citados, como:
Construção de casas mais eficientes.

  • Redução do uso de materiais e menor impacto ambiental.
  • Casas mais saudáveis para os usuários.
  • Redução do consumo de água e energia.
  • Conscientização da população.
  • Redução das demandas da sociedade (cada vez maiores).
  • Fomento de políticas públicas para construções sustentáveis, incluindo incentivos fiscais.
  • Diferenciação profissional no mercado cada vez mais competitivo, para fornecedores, profissionais e investidores.
  • Combate à informalidade no mercado da construção civil Brasileira.

Acreditamos que a reflexão mais importante a ser considerada neste contexto é a mudança de cultura e conceitos que casas certificadas sustentáveis promovem, em todas as instâncias da sociedade civil. Pelo fato de englobar distintos profissionais, de distintas classes sociais e interesses; o conhecimento pode ser facilmente multiplicado para toda a população e ideias brilhantes e inovadoras podem surgir a qualquer momento.
De acordo com nossa experiência, muitos profissionais envolvidos na certificação das residências pilotos alteraram suas visões sobre a construção civil, mudando paradigmas e principalmente, mudando suas ações dentro de suas empresas em prol da sustentabilidade, pois puderam vislumbrar os benefícios diretos que este tipo de projeto e obra promove e principalmente, a facilidade de aplicar tais conceitos. Um exemplo digno de pioneirismo é o renomado escritório de arquitetura – MK27, que obrigará a certificação de todos os seus projetos residenciais atuais e futuros. Para tal empreendedorismo, o escritório está capacitando todos os seus arquitetos, incluindo alguns profissionais parceiros como projetos de instalações e obras; e tratando diretamente com cada cliente sobre a importância de pensar e fazer uma residência certificada. Com certeza esta prática será replicada muito em breve, pois já vemos também algumas construtoras aplicando todos os conceitos da certificação em obras que serão certificadas ou não. Nestes casos, a abordagem da sustentabilidade vem do lado profissional e da mudança de conceitos dentro de uma empresa, mas também vislumbramos proprietários de casas com a intenção de possuírem a casa mais verde possível, pois quer ensinar estes valores para seus filhos e netos e toda sua família futura.
Logicamente, ainda existem muitas barreiras culturais e sociais a serem quebradas, muitas práticas novas a serem adotadas e inovações a serem criadas; porem, quanto maior o envolvimento da população e de toda a cadeia da construção civil, maiores os benefícios em prol das certificações e da sustentabilidade como um todo. Quanto mais pessoas exigirem de seus arquitetos ou de sua construtora uma edificação sustentável, mais opções de residências sustentáveis terão, e vice-versa. Além disso, o conhecimento, a tecnologia e os serviços estão todos disponíveis para qualquer um que se interesse pelo tema. Ao mudarmos nossa visão e atitude por meio do conhecimento, estaremos criando uma sociedade mais saudável, mais justa e mais benéfica para o meio ambiente e para nossos descendentes, basta apenas começar por nós mesmos.
Sobre o Referencial GBC Brasil Casa:
O Referencial GBC Brasil Casa® é uma metodologia de certificação desenvolvida pelo Green Building Council Brasil, com intensão de fornecer ferramentas necessárias para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais que possuam alto desempenho e práticas sustentáveis. Busca-se fomentar o setor residencial em prol da sustentabilidade e transformação do ambiente construído, através da educação e disseminação das práticas necessárias para a construção civil sustentável.
Para saber mais, acesse: http://www.gbcbrasil.org.br/referencial-casa.php
Algumas fotos a seguir ilustram algumas práticas utilizadas nos projetos pilotos do Referencial GBC Brasil Casa®. São práticas comumente utilizadas em projetos sustentáveis e facilmente aplicáveis em qualquer projeto.
Canteiro de Obra externo: Muitas estratégias para reduzir distúrbios no terreno podem ser implantadas no canteiro de obras. Todas essas estratégias ajudam a reduzir perda de recursos, geração de resíduos, gastos genéricos, poluição do meio ambiente, entre outros. São medidas simples de contenção e que promovem diversas benfeitorias para a obra e o meio ambiente, tais como proteção de espécies vegetais a manter, cobertura do solo desprotegido contra erosão e desbarrancamento, estocado e armazenamento de madeira elevado do solo evitando contaminação, cobertura de solo armazenado com lona para evitar dispersão de poeira pelos ventos, cobertura da entrada de caminhões com brita para evitar compactação do solo e contenção de escoamento superficial dentro do terreno em locais com elevada inclinação. Todas essas estratégias foram aplicadas nos seguintes projetos pilotos: Casa Doke, Casa Madagascar, Vila Maresias e Residência Sustentável de Brasília.
12
3
4
5 6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Canteiro de obras interno: Nas fotos acima, gerenciamento de resíduos na parte interna da residência, gerenciamento de poeira (proteção equipamentos instalados), proteção materiais armazenados internamente.
01
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gerenciamento de Resíduos: Placas informativas sobre como separar e descartar os resíduos por tipologia e áreas específicas para armazenamento e descarte em quatro diferentes canteiros de obras. Em sentido horário, os seguintes projetos pilotos: Catuçaba Ecovila, Casa Doke, Vila Maresias e Casa Madagascar.
001
002
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
004
003
 
 
 
 
 
 
 
 
Coberturas: Do lado esquerdo, vista da cobertura do Apartamento Sustentável, com instalação de parede verde, plantas comestíveis e piso claro, para reduzir os efeitos de ilhas de calor (excessivos nas cidades muito urbanizadas). Na foto ao lado, vista da cobertura da residência Madagascar, com instalação de placas solares fotovoltaicas e piso claro embaixo.
11 10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Requisitos Sociais: Funcionários se reúnem para treinamento específico sobre aplicação do Referencial Casa, tanto em canteiro de obra como em curso específico fora do local do projeto – Projetos pilotos Vila Maresias e Apartamento Sustentável.
011 010
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Projetos Pilotos já certificados: Apartamento Sustentável – Nível Ouro
12
13
ouro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vila Maresias – Nível Prata
1514prata
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
*Artigo escrito pela Maria Carolina Fujihara – Coordenadora Técnica do GBC Brasil e professora do curso “Referencial GBC Brasil Casa®”.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.