6° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e se conectar com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.
Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 70 profissionais – 47 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 60 Sessões Educacionais que serão apresentadas no evento.
Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 6 que IMPERDÍVEIS sobre o tema Energia:
Álvaro Silveira, Diretor da Atla Consultoria e Alexandra Maciel, Coordenadora de Infraestrutura do Ministério do Meio Ambiente – Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade, abordarão novas ferramentas técnicas e financeiras para o suporte na implantação de edifícios novos e existentes (retrofit) que reduzam o impacto ambiental e emissões de CO2 e Gases Efeito Estufa.
Serão apresentados casos de sucesso na utilização de novas ferramentas tecnológicas de acesso público para aplicação nos projetos de eficiência energética e energias renováveis.
Carlos Henrique Delpupo, Diretor de Geração e Eneria Distribuída Fotovoltáica da Keyassociados, discutirá sobre o conceito de energia distribuída no Brasil, analisando pontos positivos e fragilidades da geração fotovoltaica. Serão debatidas soluções para o aumento de competitividade da geração fotovoltaica distribuída e serão expostas idéias e soluções de cases de sucesso.
Leticia Neves, Gerente de Eficiência Energética da CTE e Tânia Yang, AflaloGasperine Arquitetos, abordarão e discutirão diretrizes projetuais chave de conforto ambiental e eficiência energética para ambientes de trabalho de edificações comerciais e sua aplicabilidade na prática, através de um estudo de caso real. A sessão será iniciada com um debate com o público, instigando a discussão sobre diversos temas como, orientação solar e projeto de fachada, elementos de proteção solar internos, sistema de ar condicionado e distribuição do ar no ambiente e iluminação.
Ednelson Ivates, Gerente de Negócios da Plaenge Industrial, Luis A. Castilho Leite, Eng. Consultor da Petinelli e Bruno C. Martinez, Diretor Técnico da Petinelli, irão apresentar estudos de casos de edifícios industriais novos e existentes nas regiões sul, sudeste e nordeste que obtiveram economias expressivas.
Será apresentado como a eficiência energética e a geração de energia por fontes renováveis foram incorporados aos projetos,quais foram as medidas adotadas para os sistemas de iluminação, ar condicionado, envoltória e processos industriais, e como foi avaliada a viabilidade econômica dessas medidas.
Andrea Matriciano, Consultora de Desenvolvimento de Projetos da Ipiranga, Estefânia Neiva de Mello, Analista da Eletrobras e Gisele Saveriano de Benedetto, Consultora de Desenvolvimento de Projetos da Ipiranga, abordarão o processo para a outorga do Selo Procel Edificações, as políticas públicas e legislações acerca da eficiência energética no Brasil e os pré-requisitos de energia exigidos pelo LEED.
Todos esses conceitos serão exemplificados através do case de sucesso do Posto Ipiranga, primeiro empreendimento no Brasil com esta tipologia a receber a Certificação LEED.
Eric Corey Freed, Vice Presidente do International Living Future Institute e Matthew Grocoff, Diretor e Fundador da Thrive Collaborative e parceiro na Polymath Development, abordarão estratégias ousadas e visionárias para transformar centros urbanos abandonados em áreas revitalizadas, positivas e com qualidade de vida, repleta de diversidade e atividade. Você aprenderá como substituir a infraestrutura decadente com sistemas de rede de água e energia de forma autossustentável, gerando fontes de materiais de construção e coletando resíduos urbanos. Esta divertida conversa vai inspirá-lo a transformar a maneira como você olha para seu negócio.
Kelly Weger, Lead Project Specialist in Sustainability da Purdue Techical Assistance Program, abordará os motivos pelos quais precisamos prestar mais atenção ao atual uso da energia, analisando seu consumo durante a vida ante os custos de compra iniciais.
Será explicado os conceitos e diferenças entre Energy Star, ISO 50001 e Superior Energy Performance (SEP), além do conceito de melhoria contínua, Significant Energy Uses (SEUS), planos de ação de energia e definição de objetivo.
O objetivo da apresentação do Wagner Oliveira, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da CTE, é demonstrar a importância da auditoria de energia na busca de ações que possam reduzir os consumos e/ou os custos com energia em edificações comerciais. Para tanto, será apresentado os passos da Auditoria proposta pela ASHRAE e a aplicação deste processo em ao menos 2 casos práticos, demonstrando as ações adotadas e os resultados alcançados. A apresentação buscará traçar paralelos entre as tecnologias embarcadas em edifícios certificados LEED e a necessidade de utilizar a ferramenta de Auditoria também nestas edificações, permitindo a máximo resultado destas tecnologias.
David Kaneda, Diretor da Integral Group, abordará um novo modelo de custo de energia zero em um edifício nos Estados Unidos com o objetivo de provar que edifícios que seguem este modelo podem ser projetados e construídos com potencial para gerar um retorno maior do que empreendimentos imobiliários convencionais. Serão mostradas estratégias para gerenciar os custos de concepção, construção, operação e financiamento de uma reforma com custo zero de energia a partir da perspectiva do desenvolvedor e da equipe de design.
Fernando Resende, Gerente Mercado Construção Civil Brasil e Head do Programa EcoCommercial Building, da Bayer, aboradará aspectos da concepção, desenvolvimento de projetos, tecnologias construtivas empregadas e operação de 3 edifícios desenvolvidos pelo Programa EcoCommercial Building para alcancarem a autossuficiência em energia ou “energia zero” . Serão apresentados os casos da China, India e Brasil, sendo o primerio um prédio de escritórios certificado LEED-NC Gold e os dois últimos, um prédio adminsitrativo e centro de pesquisas e o outro um espaço de convivência e cultura, ambos com certificação LEED-NC Platinum.
Você pode enviar uma proposta educacional para ser um palestrante e ao mesmo tempo, ser um revisor de outras propostas! Desta forma, é possível você entender como outras propostas são enviadas, avaliar e melhorar suas futuras propostas educacionais.
Seja também um revisor das sessões educacionais nacionais e internacionais Clique aqui e inscreva-se!