A 6° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e se conectar com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.
Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 70 profissionais – 47 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 60 Sessões Educacionais que serão apresentadas no evento.
Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 15 que são IMPERDÍVEIS para Engenheiros:
Vanderley Moacyr, Escola Politécnica, abordará o conceito de superfícies frias, revestimentos que reduzem a temperatura interna dos edifícios e das ilhas de calor urbana por refletirem para o espaço parte da radiação solar. Será feita uma comparação entre as superfícies frias em outros países e no Brasil explorando as diversas vantagens e benefícios destas novas tecnologias.
Gretchen Sweeney, Diretora USGBC , Debra Gondeck-Becker, Americas Construction Leader da Honeywell e Anderson Benite, Diretor de Sustentabilidade da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.
A apresentação abordará estudos de casos de projetos que utilizam LEED EB O+M, LEED Dynamic Plaque, e sistemas e tecnologias de gerenciamento de construção para aprimorar o desempenho do edifício. A palestra responderá perguntas como:
Após a ocupação, o que aprendemos sobre como evoluir? O que temos aprendido com os primeiros adeptos do Leed Dynamic Plaque?
Danielle Garcia, Diretora da Casa do Futuro, Fernanda Magalhães, Consultora LEED da Casa do Futuro e Rosana Correa, Sócia da Casa do Futuro, levantarão aspectos positivos e negativos de metodologias utilizadas no desenvolvimento dos projetos e como, ao contrário do que o mercado acredita, a sustentabilidade ambiental pode maximizar valores e lucros de um projeto. Serão ressaltadas as deficiências da maneira convencional de projetar e, através de exercícios práticos, será provada a melhoria de resultados através de práticas e ferramentas mais modernas como o Processo de Projeto Integrado – necessário para a V4 LEED – e o BIM.
Marcelo Nudel, Consultor de Sustentabilidade Sênior da Arup, Esta sessão abordará o conceito de praça pública aberta dentro de empreendimentos de propriedade privada e a metodologia desenvolvida pela ARUP para avaliar as condições de conforto ao ar livre, utilizando análise computacional avançada para ter acesso à energia eólica e solar e modernos softwares.
Serão apresentados três estudos de caso através dos quais arquitetos e paisagistas conseguiram condições de conforto de alta qualidade em espaços ao ar livre em grandes projetos em áreas no Brasil.
Fábio Colela, Diretor da Envac Brasil e Saulo Nunes, Diretor Incorporações Odebrecht Realizações Imobiliárias, abordarão as vantagens de utilização do sistema ENVAC (tecnologia pioneira que permite a coleta automatizada de resíduos sólidos à vácuo) através do estudo de caso da implantação desta tecnologia no Parque da Cidade. A adoção desse sistema trás como benefícios, além de uma gestão mais limpa e eficiente, a redução da quantidade de rejeitos encaminhados para aterros e a redução de viagens de caminhões de lixo necessárias para atender o empreendimento, promovendo, assim, o descarte ambientalmente correto dos resíduos produzidos.
Casius Pealer, Diretor da Sustainable Real Estate Development Assoc. AIA, Roberto Moris, Pesquisador Chefe da National Research Center for Integrated Natural Disaster Management e Stuart Brodsky, Diretor da Center for the Sustainable Built Environment da Schack Institute of Real Estate, abordarão questões de planejamento e desenvolvimento encontradas por profissionais que trabalham para integrar os princípios de design sustentável em esforços de reconstrução. A apresentação incluirá estudos de caso e lições com a reconstrução após o furacão Sandy na cidade de Nova York, NY (2012 até o momento), a reconstrução após o terremoto em Santiago, Chile (2010 até o momento) e a reconstrução de Nova Orleans, LA, após o furacão Katrina (2005 até o momento).
Os participantes sairão desta apresentação com uma compreensão complexa destas questões-chave, bem como exemplos concretos de sucesso e fracasso.
Juliana Coelho, Responsável pelas certificações ambientais da Ilha Pura e Mariana Spignardi, Head of Sustainability Ilha Pura
Esta sessão irá apresentar soluções inovadoras implantadas na primeira fase do novo bairro planejado na região da Barra da Tijuca, a Ilha Pura, visando o uso racional de recursos e redução do impacto ambiental.
Antes de ser entregue aos clientes finais, os apartamentos acomodarão os atletas das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A Ilha Pura tem como principal pilar de desenvolvimento a sustentabilidade, implantada desde a instalação do canteiro de obras ao desenvolvimento do produto.
Carlos Alexandre Mourão, Diretor Técnico da C.Rolim.
Essa sessão irá fornecer uma visão geral do processo de certificação do primeiro empreendimento residencial vertical LEED no Brasil: o Paço das Águas, localizado em Fortaleza, LEED for Core&Shell Certified. Será compartilhada toda a experiência com o processo de certificação do Paço das Águas, mostrando que é possível alcançar a certificação sem consultoria externa, internalizando as responsabilidades e sem exceder o orçamento.
Cristina Umetsu, Manager of Green Building Design Consulting da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.
Esta sessão abordará a evolução do mercado da construção civil nesses últimos 10 anos, por conta da certificação LEED. Os participantes irão compreender como o avanço da tecnologia foi essencial para o sucesso de 100 empreendimentos certificados LEED, quais os desafios esperados para os players da construção civil em relação à certificação de projetos na nova versão do LEED e alguns dos novos temas abordados no LEED v4.
Rafael Pelli, Sócio da Pelli Clarke Pelli Architects e Javier Gonzales Campana, sócio da Balmori Associates, apresentarão o case São Paulo Corporate Towers.
Esta sessão irá destacar a importância da colaboração entre a arquitetura, paisagem e sustentabilidade e mostrar que a experiência qualitativa de um bom projeto é tão importante para a sustentabilidade como as métricas quantitativas. A conexão com a natureza, luz e sombra, brilho, controle de som, luz natural interior e seleções de materiais impactam a experiência de uma construção de formas não claramente representadas em planilhas de pontuação.
David Kaneda, Diretor da Integral Group, abordará um novo modelo de custo de energia zero em um edifício nos Estados Unidos com o objetivo de provar que edifícios que seguem este modelo podem ser projetados e construídos com potencial para gerar um retorno maior do que empreendimentos imobiliários convencionais. Serão mostradas estratégias para gerenciar os custos de concepção, construção, operação e financiamento de uma reforma com custo zero de energia a partir da perspectiva do desenvolvedor e da equipe de design.
Eleonora Zioni, Diretora Executiva da Asclépio Consultoria, José Eduardo Módica, Engenheiro Civil Consultor da Petrobrás S/A e Maíra Macêdo, Coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais do GBC Brasil, apresentarão o resultado da pesquisa de estudo de casos realizada no Brasil em 2015, com base no relatório desenvolvido pelo WorlGBC. A pesquisa tem o objetivo de demonstrar que Green Buildings podem afetar a saúde, satisfação e o desempenho de funcionários nas empresas. Para a primeira fase de análise deste estudo serão considerados escritórios certificados LEED CI dentro de um edifício certificado LEED CS ou LEED EB OM.
Olivia Bazzetti Marques, Coordenadora de Obras Sustentáveis na CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, Luis Filipe Junqueira, Engenheiro Ambiental da PDG e Daniel Kamekichi Ohnuma, Gerente de Obras Sustentáveis da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações mostrarão através de exemplos práticos e cases quantitativos como é possível reduzir riscos e custos do m2 de construção, através da sustentabilidade no canteiro de obras, e a importância e dificuldades de colocar na ponta do lápis os custos e mensurar essas estratégias. Serão abordadas estratégias sustentáveis de redução de custos e riscos em canteiros de obras através da implementação de estratégias sustentáveis.
Alan Scot, Diretor da YR&G, Ian Mckee, Presidente EcoArenas e Carlie Bullock-Jones, Fundadora e Diretora da Ecoworks Studio, analisarão os últimos números e conquistas da Green Sports Alliance, organização sem fins lucrativos fundada há cinco anos e que começou este movimento nos Estados Unidos, e explicaremos como este sucesso pode ser replicado no Brasil.
Vamos discutir como o cenário de negócios em constante mudança tem feito os designers, líderes de times, governos locais e gestores de instalações pensarem de forma mais significativa e agressiva sobre o projeto do estádio ecológico, operações de construção sustentável e até mesmo iniciativas ecológicas nos bairros.
Jennifer Sutherby, Arquiteta da NBBJ, irá abordar o conceito de “lean design and construction” (projeto e construção enxutos), que tem sido adotado por todo mercado para produzir edifícios melhores. Iremos destacar os processos necessários e identificar as principais etapas e os membros da equipe necessários para implementar um edifício bem sucedido baseado nos princípios de projeto enxuto e sustentabilidade.
Você pode enviar uma proposta educacional para ser um palestrante e ao mesmo tempo, ser um revisor de outras propostas! Desta forma, é possível você entender como outras propostas são enviadas, avaliar e melhorar suas futuras propostas educacionais.
Seja também um revisor das sessões educacionais nacionais e internacionais Clique aqui e inscreva-se!