O Green Building Council Brasil, juntamente com seus Membros, reforça o aspecto de liderança interdependente do nosso movimento, e o encorajamento a cada profissional, em assumir protagonismo na transformação que quer para o mercado da construção. Já tivemos como conceito do nosso evento a ideia do “Poder de um Só”, que representa a força intrínseca de cada profissional, que quando manifestada genuinamente constrói grandes “obras”.
E é justamente nesse momento, diante a ameaça pandêmica da COVID-19, onde vivemos restrições e isolamento, incertezas e indignação, medo e perdas, que também identificamos oportunidades de aprender com o cenário e lutar contra os efeitos mais danosos dessa situação.
As circunstâncias que vivemos nos põem a pensar de forma semelhante a sustentabilidade. Evidenciar o dever da colaboração pela unicidade, onde tudo está relacionado.
O GBC Brasil continuará empenhado a identificar ações que possam contribuir nesse momento desafiador, onde cada um está experimentando situações distintas. As primeiras atividades que foram realizadas e/ou planejadas, são:
A série de conteúdo sobre como “Os Green Buildings estão Combatendo a COVID-19, compartilhará políticas internacionais de adaptação de lojas de varejo para atendimento ao público, mobilização de industrias para a produção de produtos essenciais ao setor de saúde contra a pandemia, identificação de cuidados necessários para salvaguardar a edificação durante o período de pouco uso, tecnologias e soluções de higienização e controle da qualidade interna do ar, protocolos de manutenção e operação nos empreendimentos corporativos e residenciais…
Iniciaremos com artigos e entrevistas com os conselheiros Marcos Bensoussan, Diretor da Divisão de Águas da NSF (National Sanitation Foundation) no Brasil, e Paulo Mancio, Senior Vice President Design, Technical & Construction da Accorhotels para América Latina, a Celina Antunes, CEO para a América Latina da Cushman & Wakefield, Manoel Gameiro, Diretor Comercial da Ecoquest e o José Roberto Graiche Júnior, Presidente da Graiche Administradora de Imóveis e Presidente da AABIC (Associação Administradoras Bens Imóveis Condomínios), Daniella Abreu, Sócia Diretora da Sustainpolis Developments…
Os green buildings são essenciais para a saúde, conforto e bem-estar de seus ocupantes, contribuindo como espaços seguros contra a transmissão de bactérias ou vírus como a COVID-19. Ademais, esse movimento é percursor em reforçar através de ferramentas de certificações, os aspectos de qualidade interna do ar, conforto, biofilia, ventilação e iluminação natural, entre outras práticas que promovem saúde e qualidade de vida a todos. Juntos venceremos mais um desafio e nos fortaleceremos ainda mais como movimento de transformação, pautado em uma visão sistêmica, e essencial à sociedade diante este novo cenário de interdependência das nossas relações humanas e econômicas.
_
por Felipe Augusto Faria, CEO GBC Brasil