O questionamento que o mundo busca responder é como a pandemia afetará o nosso dia-a-dia, os futuros hábitos da sociedade, prioridades e o ideal de propósito que norteará nossas relações sociais e profissionais. Acreditamos que o mercado de green buildings pode e deve atuar para mitigar questões de saúde relacionada com precauções, observadas em projeto, ou norteadas por tecnologias e serviços, bem como conforto e bem-estar de seus ocupantes. Ademais, esse movimento é percursor em reforçar, através de ferramentas de certificações, os aspectos de qualidade interna do ar, conforto, biofilia, ventilação e iluminação natural, entre outras práticas que promovem a saúde e qualidade de vida de todos.
Buscando responder esses questionamentos, adiantamos uma série de reflexões, compartilhamento de informações e estudos, junto a 10 experts de diferentes áreas relacionadas ao mercado de green buildings para abordar temas sobre a velocidade de adaptação no faciltieis e properties das edificações e as tendências de mercado, para compartilharmos visões e estratégias globais acerca do assunto. Preparamos diversos materiais para alavancar o conhecimento de profissionais que estão buscando essas respostas e querem estar preparados para esta nova fase. Este material estará disponível durante as próximas semanas na série “Green Buildings no combate ao COVID-19″.
A série – gratuita – trará conteúdo preparado para abordar de forma holística diversas temáticas relacionadas a green buildings durante e pós pandemia. São mais de 12 horas de conteúdo em formato de entrevistas, ebooks, artigos e infográficos desenvolvidos de forma estratégica para aqueles que se interessam por construções sustentáveis e suas tendências.
A seguir, veja um overview sobre os temas e especialistas participantes da série:
José Roberto Graiche Júnior, Vice-presidente do Grupo Graiche e Presidente da AABIC (Associação Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios) participou de uma entrevista onde abordou temas relacionados as principais adaptações da operação residencial neste momento, além de passar sobre as novidades normativas para enfrentar a pandemia. Durante a conversa compartilhou estratégias de conscientização e canais de comunicação com os moradores, além de falar sobre questões de compartilhamento de espaços, individualização do consumo e desempenho de condomínios residenciais.
Em tempos de isolamento social temos uma ótima oportunidade para repensar a forma como vivemos e perceber o impacto que o ambiente construído pode causar diretamente na saúde de um indivíduo e de toda sua família. Se vamos além na reflexão e podemos pensar que praticamente toda a sociedade planetária encontra-se “em casa” desenvolvendo todas as suas atividades, seja de trabalho, refeições, lazer, e descanso. Agora, mais do que nunca, a residência tem uma importância vital em nosso dia-a-dia. Maíra Macedo, Gerente de Projetos e Certificações do Green Building Council Brasil apresenta critérios da certificação GBC CASA & Condomínio que tem como objetivo questões de conforto, saúde e bem-estar dos moradores. Durante seu artigo ela também aborda possíveis estratégias para conquistar os créditos da certificação.
Celina Antunes, CEO da Cushman & Wakefield South America compartilhou suas incríveis visões sobre a necessidade de contar com uma rede global de compartilhamento de experiência e conhecimento para proporcionar uma rápida resposta às adaptações necessárias para operações seguras. Celina, que já foi considerada pelo The Wall Street Journal como uma das 50 executivas mais influentes do mundo, é fundadora do GBC Brasil e membro do Conselho Diretivo da Organização apresentou também suas visões sobre tendências de novas tecnologias e serviços e as perspectivas de investimentos imobiliários.
Paulo Mancio, Senior Vice-Presedent Design, Technical & Construction da Accor participou de uma ótima entrevista conosco, onde compartilhou questões sobre as dificuldades e formatos de gestão Integrada das equipes e adaptações necessárias neste momento. Compartilhou ainda processos de rápida resposta à novas exigências e como acredita que esta pandemia deixará um legado fortalecendo aspectos, serviços e soluções de green buildings.
Marcos Antonio Vargas, da TérmicaBrasil compartilhou sua visão sobre o posicionamento de grandes corporações após a pandemia. Ele acredita que se elas não irrigarem financeiramente sua rede de suporte sairão muito machucadas, tendendo ao colapso. Se não entenderem, até por instinto de sobrevivência, que sua relação com todos os colaboradores internos e externos é vital para a continuidade de seus negócios e que sem manter a capilaridade financeira esta rede será quebrada de forma a colapsar seus interesses. Segundo ele, esta é a hora destas corporações reverem seus investimentos e criarem modelos de repasse monetário para que todo o negócio se mantenha vivo.
Alessandro do Carmo, Diretor de Operações da CBRE compartilhou um excelente texto onde aborda a visão da CBRE sobre a pandemia, seu trabalho ativo com clientes e fornecedores globais e implementação de programas de comunicação e segurança robustos para os colaboradores. Alessandro participou também de uma entrevista onde compartilhou as principais adaptações na rotina de serviços de limpeza e qualidade do ar, tendências de tecnologias em edifícios corporativos, experiências touchless em edifícios e deu seu recado para o futuro do mercado de trabalho.
Roberpaulo Eller, Gerente de Facilities do Grupo Orion conversou conosco sobre Infraestrutura 4.0 e sua resposta em momentos críticos, comentando como as tecnologias para manutenção de empreendimentos podem auxiliar em questões de saúde e bem-estar nos edifícios. Roberpaulo passou ainda sua visão sobre o futuro da operação e manutenção e quais características dos green buildings se fortalecerão pós covid-19;
Fátima Sousa, CEO da FS EDUCA compartilhou conosco a importância de grupos colaborativos de mulheres no mercado de Facilities e trouxe discussões sobre as áreas que exigem maior atenção por conta de questões relacionadas à saúde e bem-estar dos ocupantes. Fátima nos contou ainda sua visão sobre o legado pós-pandemia na área de facilities e operação e manutenção de edifícios.
Quais são os riscos da desocupação nos prédios comerciais durante este período de quarentena? Este tema pouco debatido no mercado foi abordado e respondido pelo Marcos Bensoussan, Managing Director – Water Division, Latina America da NSF International durante sua entrevista. Ele ainda apresentou formas de identificar anomalias nos sistemas hídricos e medidas de mitigação. Por fim, alertou ainda sobre outros vírus e bactérias que contribuem para a síndrome dos edifícios doentes.
Claudio Pereira, Gerente Nacional da LG Electronics participou de uma entrevista onde apresentou a importância de projetos de ar-condicionado neste momento e da manutenção preventiva em edifícios vazios pela pandemia. Falou também sobre as mudanças no mercado de Qualidade ambiental interna pós-pandemia e compartilhou cases globais que são exemplos de alto desempenho em QAI e eficiência.
Comprovação laboratorial de inativação de vírus foi um dos ótimos temas que o Manoel Gameiro, Diretor Comercial da EcoQuest apresentou durante sua entrevista. Ele ainda falou sobre sistemas de combate para shoppings, cinemas, aeroportos e mercados além de compartilhar orientações para medidas de mitigação de vírus.
Você já parou para pensar como a COVID-19 irá mudar a vida urbana? Daniella Abreu, Sócia-diretora da Sustainpolis fala sobre este tema durante conversa com nosso CEO, Felipe Faria. Daniella falou também sobre o distanciamento que aproxima e por fim compartilhou algumas tecnologias, startups e processos construtivos impressionantes. Durante a conversa ela ainda apresentou um projeto icônico de um hospital no Brasil.
Atingir níveis de excelência em edifícios escolares na qualidade do ar, iluminação, temperatura e acústica, por meio de melhorias sustentáveis, pode ajudar alunos alcançarem todo o seu potencial, segundo relatório do World Green Building Council (WorldGBC). O relatório resume as pesquisas globais nas últimas duas décadas e identifica áreas-chave que impactam positivamente os alunos.
Juntos venceremos mais um desafio e nos fortaleceremos ainda mais como movimento de transformação, pautado em uma visão sistêmica, e essencial à sociedade perante este novo cenário de interdependência das nossas relações humanas e econômicas. Convidamos você a mergulhar neste vasto conteúdo desenvolvido de forma especial para este momento e esperamos que possa contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma acreditamos que conseguiremos construir o Brasil que queremos.