fbpx

Prédios verdes lá de fora e daqui: as lições sustentáveis do exterior aos projetos brasileiros

Publicado em 26 . 01 . 2021

O conceito de prédio verde ainda é relativamente novo e está em processo de conscientização e estabelecimento dentro do setor da construção civil. Por essa razão, é muito importante que os países aprendam uns com os outros as melhores formas de aplicar seus conhecimentos. Por isso, vamos abordar as lições sustentáveis do exterior que podemos usar nos projetos brasileiros.

Com a pandemia da COVID 19, ficou ainda mais clara a necessidade das pessoas viverem em ambientes saudáveis. Segundo o relatório desenvolvido pelo World Green Building Council e divulgado pelo GBC Brasil, os edifícios terão que buscar a excelência em pontos voltados à saúde e ao bem-estar se quiserem manter ou ganhar suas certificações 

O “novo normal” e a escassez de recursos também exigirão dos profissionais de construção civil projetos residenciais e corporativos mais focados em aspectos como qualidade interna do ar, conforto, ventilação e iluminação natural, equilíbrio entre área construída e área verde, entre outras práticas que serão valorizadas no pós-pandemia.

Mesmo com um bom desempenho no ranking mundial, com mais de 1.600 projetos buscando as certificações, o Brasil ainda pode aprender muito com os erros e acertos de países mundo afora, a fim de melhorar suas estratégias sustentáveis e deixar suas construções mais saudáveis. Quer saber como? Confira a seguir:

 

4 lições sustentáveis do exterior

 

O guia derivado do programa global Better Places for People apresenta diversas lições sustentáveis do exterior bastante importantes que podem contribuir para melhorar a saúde do local onde você e sua família vivem.

  1. Você sabia que na Austrália há a estimativa de que a poluição do ar mata mais pessoas por ano do que acidentes de trânsito, conforme dados levantados pelos Climate and Health Alliance e Climate Institute? A mudança para energia e transporte limpos poderia economizar até U$ 6 bilhões anualmente em gastos com saúde.

 

  1. Segundo dados do World Habitat, um projeto na Índia demonstrou que, com a troca de janelas residenciais para aumentar a iluminação natural, as famílias podem economizar entre 30% e 50% na conta de luz, além de deixar suas casas mais saudáveis graças às vistas para o ambiente externo. Imagine adicionar clarabóias e incluir janelas acústicas e térmicas para manter a temperatura, gastando menos com ar-condicionados.

 

  1. Uma das melhores lições sustentáveis do exterior vem da África do Sul. Lá, fatores ambientais, como a qualidade do ar e da água, são associados com a morte de 124 em 100 mil crianças de até cinco anos, de acordo com dados do estudo Development for children’s environmental health in South Africa. Muitas destas mortes poderiam ser prevenidas com casas e comunidades mais saudáveis.

 

  1. Já nos Estados Unidos, segundo o portal Energy.gov, o ar-condicionado usa cerca de 6% de toda eletricidade consumida no país, além de muitos sistemas antigos ainda usarem gases refrigerantes CFC e HFCs altamente poluentes. O retrofit do isolamento térmico em 46 milhões de lares americanos poderia resultar na redução de 100 mil toneladas de óxido nitroso, o que corresponde a 6.500 ataques de asma a menos, 240 mortes a menos e US $ 5,9 bilhões por ano em economias financeiras.

 

Como aplicar essas estratégias?

 

Não basta saber as lições sustentáveis do exterior em relação aos prédios verdes; é preciso aprender com os erros e acertos dos outros países e aplicar em nossas construções. Uma das formas de fazer isso é utilizar as certificações como norte na hora de realizar um projeto e seguir os pontos destacados como imprescindíveis. Importante também se capacitar para acompanhar a evolução do mercado com cursos práticos e didáticos.

 

Há diversas ferramentas para medir o desempenho ambiental de uma edificação. Dentre as principais estão o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Casa, GBC Condomínio, GBC Zero Energy além do selo Procel PBE Edifica e do Selo Casa Azul da Caixa.

 

Além disso, se a sua empresa tem interesse em se engajar neste mercado, também pode apoiar a causa tornando-se Membro do GBC Brasil ou capacitar seus profissionais para criar e planejar edifícios sustentáveis.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.