Com a crescente urbanização no Brasil, viver em condomínios passou a ser uma tendência natural para otimizar os espaços. Só na Grande São Paulo, são mais de 15 milhões de pessoas vivendo nesses locais. E agora, momento de uma crise mundial na saúde, com a pandemia do coronavírus, que exigiu isolamento social para evitar a disseminação da doença em níveis maiores, essas milhares de pessoas estão concentradas em seus apartamentos. Na outra ponta, os funcionários, que diariamente trabalham pela segurança, zelo, limpeza e bem-estar dos condomínios e daqueles que neles residem, não interromperam suas atividades, mantendo-as para garantir o funcionamento dos serviços essenciais neste momento – principalmente, na questão da higienização, ponto fundamental para evitar o coronavírus e outras endemias.
Rapidamente, foi necessária a adoção de novos hábitos e de fazer série de reestruturações. O Grupo Graiche, empresa que administra 725 condomínios, prontamente ofereceu aos seus clientes todo o suporte para que o enfrentamento à pandemia ocorra da maneira mais segura e organizada possível.
A Graiche produziu diversos materiais com todas as orientações necessárias para serem executadas por moradores, síndicos e funcionários para a prevenção do coronavírus, recebendo de todas as partes, todo o apoio nessa força-tarefa.
Um dos materiais disponibilizados a todos os condomínios administrados pelo grupo reuniu medidas de higienização em todos os ambientes e de controle do fluxo de pessoas em áreas comuns; orientou síndicos para evitar, nesse momento, a realização de reuniões e assembleias e a locação dos salões de festas, churrasqueiras, espaços gourmet, entre outras iniciativas em prol da saúde e segurança de todos; reforçou aos moradores as ações que cada um deve praticar no dia a dia para prevenir a doença, tanto de sua família, como da coletividade que o cerca; além dos cuidados com idosos e pessoas do grupo de risco.
Outro suporte dado foi material com orientações ao coração do condomínio: a portaria. A cartilha do porteiro listou diversas medidas, desde os cuidados próprios, passando pela cautela na triagem de materiais e pessoas, ao uso da guarita e escalas de trabalho.
O Grupo Graiche também focou os esclarecimentos nas questões das relações trabalhistas nessa fase. Conforme a legislação, as atividades desenvolvidas nos condomínios, como segurança (portaria e vigilância) e limpeza não são afetadas pela quarentena, mas, independentemente disso, a empresa esclareceu dúvidas relacionadas às férias, mudanças de escalas, pagamentos de horas extras, afastamentos, utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), entre outros importantes pontos para que o trabalho dos funcionários continue sendo desempenhado com respeito e segurança.
Seguimos em constante atualização das orientações e suporte aos condomínios e somando forças para que juntos – administradora, síndicos e condôminos -, possamos atravessar e tão logo vencer essa pandemia.
Para além das informações técnicas, a Graiche acredita que a união de todas essas partes que constroem a coletividade única de cada empreendimento, a solidariedade, o respeito devem ser nossa arma contra o novo coronavírus.
Para saber como as empresas que estão envolvidas nas operações de condomínios residenciais durante estes tempos de isolamento social, entrevistamos o José Roberto Graiche Júnior, Vice-Presidente do Grupo Graiche e Presidente da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios, passando sobre as principais adaptações da operação residencial, novidades normativas, sobre a conscientização e canais de comunicação com moradores e ainda o compartilhamento de espaços, individualização do consumo e desempenho.
–
Nossas cartilhas podem ser acessadas nos links:
Proteja o seu condomínio do Coronavírus (Covid-19)
Cuidados na operação da portaria Covid-19
As relações de trabalho com os funcionários de condomínios e a pandemia de Covid-19
FAQ Orientações sobre covid-19 e condomínios
MP 936/20 e os impactos nos condomínios
–
por José Roberto Graiche Júnior | Vice-Presidente, Graiche