Os créditos do LEED v4.1 podem ajudar a nutrir a paisagem local e apoiar o bem-estar das pessoas.
Seres humanos fazem parte de um ecossistema maior. Sua casa ou apartamento, bairro, seu prédio de escritórios ou escola – todos estão situados em áreas específicas, e a forma como esses edifícios são implantados e projetados pode afetar o meio ambiente e sua comunidade de maneiras positivas ou negativas
Com as categorias de crédito LEED v4.1, como Locais Sustentáveis (SS), Sistemas Naturais e Ecologia (NS) e Localização e Transporte (LT), as equipes de projeto podem nutrir a paisagem local, apoiar o bem-estar e promover opções de transporte responsáveis.
Como Kathie Tovo, prefeita de Austin, compartilhou em um vídeo recente, como as cidades e bairros são projetadas pode “melhorar sua experiência de vida cotidiana [e] também seu relacionamento com as pessoas”. Caminhos, parques e espaços comuns com árvores, arbustos, flores e outros elementos naturais criam ambientes agradáveis, além de pontos de encontro para a comunidade.
Muitos estudos mostram que conectar as pessoas à natureza é um aspecto importante do bem-estar, especialmente para as crianças. Passar tempo em espaços verdes é benéfico para a saúde mental e física, mas nem todos têm acesso igual a tais espaços.
Com o LEED v4.1 for Cities and Communities: Plan and Design, o pré-requisito NS de Espaços Verdes aborda essas questões por meio de requisitos como fornecer espaços verdes acessíveis de uma determinada metragem quadrada por pessoa na comunidade, bem como localizar espaços verdes dentro de meia milha de unidades residenciais. Para as prioridades ecológicas, os projetos podem ganhar crédito em Conservação e Restauração de Recursos Naturais, mantendo o habitat da vida selvagem e zonas de amortecimento aquáticas.
A categoria de crédito TS sempre promoveu o respeito pelo meio ambiente em todas as etapas do processo de construção. Esses créditos recompensam as equipes de projeto que projetam edifícios para caber em suas paisagens circundantes e minimizar o impacto.
Por exemplo, aqui estão algumas atualizações do LEED v4.1 para Building Design and Construction (BD+C):
Na orientação para o LEED v4.1 BD+C, você também encontrará o crédito atualizado para Local de Alta Prioridade e Desenvolvimento Equitativo. As equipes de projeto podem ganhar um ponto por implantar um edifício em uma comunidade com baixa renda ou alto desemprego, ou limpando e incorporando em um terreno classificado como brownfield.
Essas opções ajudam as pessoas e o meio ambiente – construindo em terrenos previamente desenvolvidos ao invés de expandir para fora de zonas urbans, e adicionando opções de moradias verdes e acessíveis que permitem que as pessoas permaneçam em suas comunidades enquanto vivem em edifícios mais saudáveis e de alto desempenho.
Um a três pontos estão disponíveis para o crédito de Acesso ao Transporte de Qualidade, que incentiva o desenvolvimento em locais com fortes opções de transporte público para os residentes. O acesso ao transporte público oferece às pessoas mais liberdade de escolha em matéria de emprego, creches e educação. Além disso, as linhas públicas de ônibus e trens podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a poluição do ar na comunidade, à medida que mais carros são retirados das ruas.
Por meio de sua ampla gama de categorias de crédito e sistemas de classificação, o LEED v4.1 ajuda todas as equipes de projeto a atingir o mesmo objetivo final: um ambiente mais sustentável, uma comunidade mais verde e um padrão de vida melhor para todas as pessoas.
_
por Heather Benjamin, via USGBC