fbpx

Ar saudável para todos através do LEED v4.1

Publicado em 06 . 04 . 2021

Os créditos de qualidade ambiental podem ajudar a obter ar limpo para todos respirarem.

Todo ser humano tem direito a um meio ambiente e um estilo de vida saudáveis, seguros e sustentáveis. Esse padrão de vida essencial é algo que podemos alcançar com esforço combinado em muitos níveis – em nossas comunidades, cidades e nações e por meio de padrões globais como o Pacto Global de Prefeitos e o Acordo de Paris.

A importância do ar interior limpo

De acordo com a EPA (Environment Protection Agency dos Estados Unidos), as pessoas passam cerca de 90% do tempo em ambientes fechados, onde os níveis de poluentes costumam ser mais altos do que em ambientes externos. Os mais vulneráveis ​​(jovens e idosos, pessoas com problemas respiratórios) costumam passar ainda mais tempo dentre quatro paredes.

A certificação LEED é uma forma de garantir que nosso ambiente construído apoie o bem-estar. Esta certificação para construções sustentáveis sempre incentivou medições e melhores práticas para a qualidade do ar, mas com LEED v4.1, a categoria de crédito Qualidade Ambiental Interna (QAI) é ainda mais personalizável e clara sobre as maneiras de construir lugares onde nossas famílias e colegas possam viver aprender, trabalhar e brincar com segurança.

Qualidade do ambiente interno no LEED v4.1

Dentro da categoria QAI, o LEED cobre o controle e avaliação geral da qualidade do ar, controle da fumaça do tabaco, acústica, materiais de baixa emissão, gerenciamento da qualidade do ar da construção, conforto térmico, iluminação e vistas externas.

Atender a esses requisitos, seja em um prédio de escritórios, uma escola ou uma indústria, significa filtrar poluentes e alérgenos externos, minimizando COVs internos e toxinas do ar, criando acesso ao fluxo de ar fresco. Essas estratégias melhoram a saúde respiratória e o conforto dos ocupantes no decorrer do dia.

Os pré-requisitos e créditos de QAI no LEED v4.1 para Novas Construções e Grandes Reformas (BD+C), por exemplo, incluem as seguintes atualizações:

  • Espaços ventilados mecânica e naturalmente têm instruções atualizadas que incluem os requisitos ASHRAE e estratégias de monitoramento.
  • Para testes de qualidade do ar interno, os requisitos agora incluem créditos separados para teste de compostos orgânicos vs. inorgânicos e foco em COVs prioritários para espaços internos.
  • Os requisitos de filtragem de particulados foram atualizados para reconhecer o novo padrão de filtros ISO.
  • Os materiais de baixa emissão são estruturados em categorias de produtos, como revestimentos, tetos e isolamento, para permitir que as equipes de projeto se concentrem nas categorias que funcionam melhor para eles ou são mais importantes para seu projeto específico.

Veja o sistema de certificação LEED v4.1 BD+C com as alterações monitoradas.

Alinhamento com os Objetivos Globais

A Meta de Desenvolvimento Sustentável da ONU “Saúde e Bem-estar” (ODS 3) inclui muitos aspectos da saúde pública, um dos quais é o direito de todas as pessoas de respirar ar não poluído em ambientes internos e externos.

O LEED pode ajudar a alcançar saúde e bem-estar globais por meio de padrões relacionados não apenas a QAI, mas também a água, materiais, resíduos e até mesmo a certificação LEED voltada especificamente para instalações de saúde.

Leia um artigo recente do USGBC+ sobre projetos para a saúde humana.

Edifícios não são apenas estruturas inanimadas – eles fazem parte do ambiente que circunda nossas vidas. Eles podem nos nutrir ou nos prejudicar. Acreditamos que os edifícios sustentáveis podem nos ajudar a crescer.

 

_
por Heather Benjamin, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.