Projetado por Gustavo Utrabo alia escala, integração urbana e padrões internacionais de sustentabilidade.
Inaugurado em outubro de 2024, o Arquipeo é o novo projeto corporativo da Brookfield Properties em São Paulo. Localizado na Vila Leopoldina, o empreendimento nasce como símbolo de uma nova etapa para o bairro — que segue em transição de polo industrial para território urbano de uso misto, com forte presença do setor criativo, educacional e de serviços.
O edifício foi encomendado sob medida (modelo built-to-suit) para abrigar o novo campus da WPP no Brasil, reunindo diferentes agências da holding global de comunicação em um mesmo espaço. Com cinco andares interligados por passarelas, escadas e grandes áreas comuns, o projeto prioriza a conectividade entre ambientes e valoriza a experiência dos usuários com varandas, áreas abertas, locais colaborativos de trabalho e um terraço de mais de 7 mil m².
Ao todo, são mais de 57 mil m² de área locável, com capacidade para cerca de sete mil profissionais. A proposta arquitetônica — que articula grandes vazios internos, generosas aberturas e uso intensivo de pré-fabricação — reflete a busca por eficiência, conforto ambiental e relação aberta com o entorno. O Arquipeo é um edifício sem muros, com forte transparência urbana e praça interna visível a partir da rua.
O paisagismo, assinado por Raul Pereira, prioriza espécies nativas da Mata Atlântica, contribuindo na regeneração e preservação da biodiversidade local, e funciona como elemento central do projeto. São mais de 5 mil m² de área verde e 115 espécies vegetais, incluindo árvores de grande porte que podem ser vistas de todos os pavimentos. A integração entre edifício e natureza orienta a experiência dos ocupantes e contribui diretamente para a ambiência, conforto térmico e qualidade do ar.
Certificado com o selo LEED Gold, o Arquipeo incorpora estratégias de eficiência energética, aproveitamento de luz natural, uso racional da água, controle de poluentes e estímulo a modos ativos de deslocamento. O projeto também conta com infraestrutura de mobilidade, como bicicletário e vestiários, e está situado próximo a corredores de ônibus e estações de trem, além do acesso direto às marginais Tietê e Pinheiros.
O nome do edifício é um neologismo inspirado na palavra francesa archipel (arquipélago), sugerindo a coexistência de múltiplos espaços conectados em uma mesma paisagem urbana. Para Utrabo, “o Arquipeo é uma reflexão sobre a cidade contemporânea e a relação entre cultura e natureza, combinando pré-fabricação com gestos manuais — como os painéis em alto-relevo que marcam a fachada.”
Três dos cinco pavimentos já estão ocupados pela WPP. Os demais devem ser destinados a novos locatários nos próximos meses. Com o Arquipeo, a Brookfield Properties amplia seu portfólio AAA no Brasil e reforça sua aposta em projetos que integram desempenho ambiental, valor arquitetônico e impacto urbano.
Para o Green Building Council Brasil, o Arquipeo retrata a cultura da Bookfield Properties, enraizada tecnicamente no avanço contínuo da sustentabilidade. O nível de maturidade e experiência da Brookfield Properties na agenda das construções sustentáveis permitem conciliar diferenciais econômicos e o avanço na agenda da transição climática.