As emissões globais anuais de gases de efeito estufa cresceram 41% desde 1990 e ainda estão aumentando. Embora as emissões tenham caído substancialmente em 2016, dados recentes sugerem que as emissões de dióxido de carbono têm aumentado a cada ano desde então.
Um novo relatório das Nações Unidas prevê que a temperatura global da superfície terrestre continue aumentando até pelo menos meados deste século, considerando todos os cenários de emissões.
O Efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada composta principalmente por gás carbônico (CO²), metano (CH4), N²O (óxido nitroso) e vapor d´água, é um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.
Alterações causadas pelas emissões de gases de efeito estufa no passado e no futuro serão irreversíveis daqui a séculos ou milênios. As mudanças mais destacadas serão em oceanos, geleiras e no nível global no mar.
As ilhas de calor estão relacionadas com o aumento da emissão de gases do efeito estufa, pelo aumento do consumo de energia, principalmente para fins de refrigeração. As empresas fornecedoras que obtêm energia a partir de combustíveis fósseis liberam compostos voláteis que intensificam as mudanças do clima. Outro causador direto das ilhas de calor são as construções e obras desenfreadas, feitas sem um planejamento ambiental adequado.
O efeito ilha de calor urbano é um aumento mensurável da temperatura resultante principalmente da substituição da vegetação por edifícios, superfícies escuras como telhados, ruas e avenidas (asfalto), e outras infraestruturas de absorção de calor.
Uma forma de contribuirmos com a diminuição dessas ilhas, é investir em telhados brancos refletivos. Ele impede que cerca de 10 toneladas métricas de CO2 sejam emitidas ao meio ambiente.
Ao diminuirmos 10% do calor urbano através de telhados brancos refletivos, deixaremos de emitir a quantidade de CO2 de aproximadamente 4 milhões de carros nas ruas. Além disso, preserva a vida útil da cobertura, diminuindo a enorme quantidade de resíduos (telhas antigas ou danificadas) nos aterros.
A empresa Max Plus Company vem investindo há 35 anos nas mais altas tecnologias visando contribuir para essa caótica situação global, desenvolvendo produtos que diminuam a emissão de CO2 advindas dos telhados industriais, galpões, centros de distribuição e outros.
O Max Therm é um isolante térmico líquido, 100% acrílico à base de água, cerâmicas especiais que oferecem a mais alta refletividade e emissividade, baixa absorção de calor, baixa condutibilidade térmica, grande elasticidade e alta resistência à intempéries.
Com ele, além de diminuir significativamente a temperatura interna do ambiente diminuindo riscos de acidente de trabalho por estafa, diminui até 40% do consumo/custos com ar-condicionado, aumentando a longevidade da cobertura sem a necessidade de troca.
Somos todos responsáveis para reverter esse cenário, e para isso devemos adotar práticas mais sustentáveis, desde a reciclagem do lixo em casa, a priorizar a utilização de produtos e materiais que sejam sustentáveis.
É a decisão diária de cada um de nós que fará nosso planeta voltar a respirar melhor.
_
por, MAXPLUS