1. O que é a ACV (Avaliação de Ciclo de Vida)?
A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica desenvolvida para verificar o impacto ambiental de produtos ou serviços. Dessa forma são analisados os efeitos ambientais associados às atividades produtivas ao longo de todo o ciclo de vida. A ACV é conhecida por analisar os impactos do “berço ao túmulo”, na qual são levantados os dados em todas as fases do ciclo de vida do produto, dos quais entram as etapas de produção e uso do produto, relativas à extração das matérias-primas, produção, distribuição até o consumo e disposição final, contemplando também reciclagem e reuso quando for o caso.
2. Como ela é aplicada nos projetos de construção?
Na construção civil é aplicada por estágios de ciclo de vida do projeto, sendo capturado os impactos desde da fase da extração da matéria prima, transporte, fabricação, construção, operação(Consumo de energia e água), manutenção, fim de vida e reuso/reciclagem. Seus resultados estão em conformidade com as normas e padrões ambientais e são amplamente utilizados para certificações ambientais e fins regulatórios internacionalmente
3. Quantificar a pegada de carbono e outros impactos ambientais
A ACV calcula os mais relevantes impactos ambientais, 7 categorias visto como obrigatórias pelo estudo.
Porém, hoje o principal impacto que estamos sofrendo e que temos pouco tempo para neutralizá-lo, é o do aquecimento global, atualmente conhecido como mudanças climáticas.
Esse impacto foi identificado pelo exagero das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, devido às nossas ações e consumos.Esse impacto é o principal analisado pelo estudo de ACV na construção civil, e em outros estudos.
Vale ressaltar que atualmente a construção civil é responsável por aproximadamente 38% das emissões globais.
4. Benefícios do uso da ACV como ferramenta de projeto
5. Aplicação dos resultados para certificações ambientais como LEED
O software eTool atende os requisitos do crédito LEED Building life-cycle impact reduction – Opção 4. Whole-Building Life-Cycle Assessment (1-4 points). O objetivo é otimizar o desempenho ambiental de produtos e materiais. O escopo inclui componentes do “Core and Structure” como fundação, estrutura, envoltória e cobertura.
Precisa demonstrar redução de impacto comparado com projeto de referência, durante 60 anos, através de 3 indicadores de impacto, sendo o principal deles o Potencial de Aquecimento Global, medido em kg de CO2eq por m2, e não aumentar o impacto em mais de 5% para nenhum indicador.
LEED Rating System:
Exemplo para o sistema de classificação “New Construction”:
O crédito de ACV da versão LEED v4.1 pode ser usado em projetos registrados na versão LEED v.4.
O estudo de ACV para o LEED é focado em materiais apenas e possui escopo reduzido quando comparado com a ACV de um projeto como um todo.
De acordo com a norma EN 15978, os módulos de Extração, Fabricação, Transporte, Manutenção, Fim de Vida são necessários para atendimento ao crédito LEED (A1-A4, B1-B5, C1-C4). Os módulos operacionais de água e energia, equipamentos, mão de obra e reuso/reciclagem são excluídos (A5,B6,B7, D1-D5).
Deve se utilizar um projeto similar já construído ou criar referência a partir do mesmo projeto, seguindo requisitos do crédito e práticas atuais de Mercado.
A referência deve ter a mesma função e área construída.
O design é elaborado através do software eTool a partir do levantamento dos quantitativos de materiais de acordo com a documentação de projeto. Dessa forma, gerando os resultados da comparação entre o projeto Referência x Proposto para demonstrar as reduções.
Os relatórios gerados estão em conformidade com os padrões ambientais para auxiliar no preenchimento do FORM e atender ao crédito da certificação LEED desejada.
6. GBC Condomínio e Casa
Para projetos residenciais que estejam pleiteando o crédito GBC Condomínio ou GBC Casa e que queiram incluir o estudo de ACV para ajudar no desempenho do projeto e demonstrar reduções dos impactos, principalmente do CO2eq, existe a opção “Inovação e Projeto” que pode entrar o estudo de ACV, dessa forma concede uma pontuação extra para alcance do selo GBC desejado.
O Escopo geralmente é inteiro de ACV, incluindo os estágios de operação, que no LEED não entram. Dessa forma o estudo fica mais completo, analisando desde dos impactos de materiais até a operação, como eficiência energética e hídrica, auxiliando a equipe de projeto a incluir no projeto as melhores práticas sustentáveis que o mercado pode oferecer.
_
por Caio Alencar, Cerclos