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Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil certificado LEED Platinum

Publicado em 08 . 06 . 2020

 

 

L’Oréal Brasil conseguiu, com seu Centro de Pesquisa & Inovação, localizado no Rio de Janeiro, o certificado LEED Platinum. Trata-se de um reconhecimento internacional pela forma de trabalhar e operar da empresa, que leva em conta a sustentabilidade da edificação e a experiência humana no local de trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, o laboratório da companhia foi considerado o mais sustentável do Brasil.

O prédio da L’Oréal é o primeiro do Rio a conquistar essa certificação internacional. A unidade é também o primeiro laboratório de pesquisas do Brasil — e o primeiro da empresa no mundo — a alcançar este reconhecimento mundial.

O Centro de Pesquisa & Inovação fica na Ilha de Bom Jesus, ao lado do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi construído levando em consideração toda a biodiversidade do entorno.

 

Como funciona a certificação

O LEED — Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental) — é uma orientação ambiental e uma certificação para construções ao redor do mundo. Atualmente, é usada em mais de 160 países. Há também diferentes níveis de reconhecimento. A unidade da L’Oréal no Rio já havia obtido, por exemplo, o LEED Gold.

A concessão do certificado — após a realização de uma auditoria local — leva em conta seis categorias: matriz energética; eficiência no uso da água; gestão de resíduos; transporte (tipo de transporte e emissões); experiência humana (qualidade do ar e satisfação com o ambiente); e configuração do prédio (layout, dimensões, regime de funcionamento e população).

“Pouquíssimos empreendimentos que possuem certificados LEED no mundo estão pontuados nesta categoria. Isso mostra que o Centro de Pesquisa & Inovação L’Oréal Brasil adota arquitetura e processos modernos de engenharia, que permitem uma operação constantemente sustentável e experiência humana única”, explicou Raphael Sixel, gerente de Campus de P&I.

 

Empenho dos profissionais

De acordo com a empresa, a concessão do selo internacional para o Centro de Pesquisa & Inovação foi possível graças ao comprometimento dos profissionais que trabalham na unidade.

“As equipes de gerenciamento do Campus, com o apoio da população do prédio, estão sempre engajadas com a sustentabilidade e possuem um papel fundamental mantendo a alta performance dos sistemas de engenharia e facilities. Contribuem especialmente trazendo ideias inovadoras para o aumento da performance ambiental e energética do nosso prédio e também no consumo consciente de água, energia e geração de resíduos”, diz Sixel.

 

Foco na sustentabilidade

Para a empresa, o compromisso com a sustentabilidade levou à criação do programa Sharing Beauty With All, em 2013. O projeto tem três focos principais: combater as mudanças climáticas, transformar a cadeia de valor e promover o protagonismo social.

Por meio dessa iniciativa, a empresa — que se dedica ao segmento de beleza no mundo há mais de cem anos — contribui com 14 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Para a L’Oréal Brasil, a sustentabilidade é uma das nossas top 5 prioridades estratégicas. Por isso, nossa abordagem integra esse assunto em toda nossa cadeia de valor e rotina diária. Nossa ambição deve refletir esse valor até dentro da nossa infraestrutura, que deve ser um exemplo para nossa sociedade no que diz respeito ao meio ambiente”, explica Maya Colombani, diretora de Sustentabilidade da L’Oréal.

 

A empresa

Em todo o mundo, a L’Oréal mantém 88 mil empregos. Somente em 2019, registrou 29,87 bilhões de euros em vendas. A marca está presente em mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, salões de beleza e comércio eletrônico, entre outros segmentos.

No Brasil, a empresa completou 60 anos em 2019. Hoje, tem um portfólio nacional com 19 marcas, incluindo L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kerastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Diesel, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Urban Decay e Cacharel.

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originalmente publicado em Extra Online.

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