O programa LEED for Cities é resultado de quase 15 anos de trabalho com governos locais. Em 2007, o USGBC, o ICLEI EUA e o Center for American Progress se uniram para criar um “Índice de Cidades Verdes”. Este compromisso da Clinton Global Initiative reuniu associações governamentais locais como a Liga Nacional de Cidades e a Associação Nacional de Condados, bem como redes de diretores de sustentabilidade e filantropia. A parceria levou ao desenvolvimento do STAR Community Rating System, a primeira estrutura e programa de certificação dos Estados Unidos para a sustentabilidade local.
Hoje, o LEED for Cities é uma estrutura abrangente e um programa de certificação para sustentabilidade que leva em consideração a vasta experiência do governo local e o envolvimento com diversas partes interessadas. O programa é aplicável globalmente, mas relevante localmente, e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O LEED v4.1 para Cidades Existentes aborda a sustentabilidade de forma holística, cobrindo dimensões sociais, econômicas e ambientais inter-relacionadas. A estrutura inclui categorias, pré-requisitos e créditos que se assemelham a outros sistemas de certificação LEED.
As categorias incluem Processo Integrativo, Sistemas Naturais, Transporte e Uso do Solo, Energia e Emissões, Eficiência Hídrica, Materiais e Recursos, Qualidade de Vida, Inovação e Prioridade Regional. A categoria de Qualidade de Vida é nova para o LEED e evoluiu da categoria de Experiência Humana do Arc e das áreas de meta de Educação, Equidade e Prosperidade da STAR. A categoria inclui créditos como justiça ambiental, equidade distributiva, engajamento cívico e comunitário e direitos civis e humanos.
Outro aspecto único do LEED for Cities é a abordagem dos pré-requisitos. O sistema de certificação inclui condições básicas e pré-requisitos de desempenho. Os pré-requisitos incluem uma avaliação do ecossistema e uma avaliação demográfica que convida as cidades a avaliar e mapear os ativos da comunidade. Outras três condições básicas estão focadas em acesso e qualidade, e estão vinculadas à infraestrutura de água, energia e resíduos sólidos.
Os projetos devem fazer um balanço abrangente do seu desempenho em 14 indicadores, que constituem os pré-requisitos de desempenho. O desempenho é avaliado e pontuado no Arc, e os pontos contam para a certificação.
Categoria | Desempenho (Arc) |
Energia e Emissões | Emissão de gases efeito estufa (anual, per capita) |
Eficiência Hídrica | Consumo doméstico de água (diário, per capita) |
Transporte | Distância percorrida por veículos (diário, per capita) |
Resíduos | Geração de resíduos sólidos pelo município (anual, per capita), resíduos gerados pelo município desviados de aterro (% do total gerado) |
Qualidade de Vida | |
Educação | População com (ao menos) diploma de ensino médio |
População com (ao menos) diploma de graduação | |
Equidade | Aluguel médio como % da renda familiar |
Coeficiente Gini | |
Prosperidade | Renda familiar média |
Taxa de desemprego | |
Saúde e Segurança | Índice de média da qualidade do ar |
Dias de baixa qualidade do ar para grupos sensíveis | |
Crime violento |
Para certificar, governos locais enviam sua documentação para revisão pelo GBCI, que então fornece uma verificação de terceira parte. Os projetos que obtiverem pelo menos 40 pontos são reconhecidos no nível Certificado; 50 pontos alcançam Prata; 60 pontos alcançam Ouro; e 80 pontos alcançam Platina. Existem 110 pontos disponíveis no LEED v4.1 para cidades existentes. Os projetos que ainda não estão prontos para buscar a certificação podem começar alinhando os planos locais com o LEED for Cities. Os governos locais usam a ferramenta LEED for Cities Crosswalk para avaliar e medir quais pré-requisitos e créditos eles podem buscar, bem como quaisquer que possam ser desafiadores.
A lista completa de projetos certificados é mantida na página do USGBC. O programa LEED for Cities envolveu um conjunto diversificado de governos locais em todo o mundo. Os exemplos incluem lugares muito grandes como Surat, na Índia; Chicago, Illinois; Condado de Miami-Dade, Flórida; e Houston, Texas; bem como lugares muito menores como Jupiter Inlet Colony, Flórida; Durango, Colorado; e Middleton, Wisconsin. O tamanho médio de um governo local registrado em nosso programa é de cerca de 400.000 habitantes, então imagine lugares como Cleveland, Ohio; Tampa, Flórida; Raleigh, Carolina do Norte; ou Atlanta, Geórgia.
Cidades com programas de sustentabilidade sofisticados e maduros foram certificadas, mas lugares que estão criando programas de sustentabilidade do zero também são atraídos para o programa. Curiosamente, programas maduros podem estar buscando o reconhecimento associado ao LEED e um desejo de serem comparados com seus pares, enquanto aqueles que estão apenas começando procuram institucionalizar a sustentabilidade, alinhar processos internos e operações com a estrutura ou envolver novos parceiros.
Nos Estados Unidos, a busca pela certificação por condados aumentou; os condados tendem a ter áreas muito maiores do que as cidades, e seu nível de controle jurisdicional varia amplamente de estado para estado. Os condados têm conseguido envolver seus municípios e, em alguns casos, fornecer dados e suporte técnico.
Os seguintes fatores podem influenciar a prontidão de certificação de um governo local, período de tempo para certificar e / ou capacidade de alavancar resultados para catalisar mudanças:
Já se passaram dois anos desde o lançamento do LEED v4.1 para Cidades Existentes, e o USGBC está trabalhando com centenas de governos locais que se comprometeram com a tomada de decisões baseada em dados e desempenho de sustentabilidade. Os líderes locais estão avaliando seu desempenho e priorizando o investimento nas lacunas identificadas no processo de certificação. Esta análise é derivada por meio de benchmarking, mapeamento e análise, revisão de dados de tendências e acompanhamento de desempenho em relação a padrões globais reconhecidos.
As cidades, ao contrário de projetos individuais, não têm o benefício de “construir de acordo com o LEED”; em vez disso, eles estão trabalhando dentro de ordenanças, políticas, estruturas, planos e decisões existentes, que podem ter sido feitos décadas ou gerações atrás.
O compromisso com uma auditoria LEED for Cities abrangente demonstra liderança e responsabilidade para com os contribuintes e outras partes interessadas. Exige uma abordagem all hands on deck, e o LEED for Cities envolve líderes de departamentos e de toda a comunidade para trabalharem juntos.
A mudança pode acontecer lentamente na escala da cidade, portanto, adotar o LEED e fazer ajustes agora é fundamental para alcançar melhorias de longo prazo e atingir metas e objetivos agressivos.
“Os desafios ambientais enfrentados pelo sul da Flórida – e pelo mundo – são complexos, multifacetados e não reconhecem fronteiras políticas. O Condado de Palm Beach tem sido um forte parceiro com as partes interessadas locais em todos os aspectos da mudança climática e sustentabilidade, e esta certificação reflete esse investimento e compromisso contínuo em nossa colaboração regional e uma resposta multifacetada aos problemas que enfrentamos. ” — Comissário Gregg K. Weiss, Condado de Palm Beach, Flórida
O LEED for Cities fornece um roteiro para ajudá-lo a avaliar e monitorar o progresso nas condições econômicas, ambientais e sociais de sua cidade, município ou condado. A certificação ajuda os governos locais a alcançar resultados significativos, como atrair novas atividades econômicas, atingir as metas climáticas globais, melhorar a qualidade do ar e da água e melhorar a qualidade de vida de todos.
Com a capacidade de avaliar com credibilidade e transparência seu desempenho de sustentabilidade em relação aos padrões e estratégias globais, a certificação LEED for Cities pode servir como um trampolim para o engajamento cívico, coordenação intergovernamental, orçamento integrado, gestão de desempenho e muito mais.
Os governos locais são atraídos pelo LEED for Cities por sua avaliação robusta e verificada de forma independente de onde estão hoje. A certificação ajuda a identificar pontos fortes e fracos, bem como lacunas e oportunidades de melhoria. Por exemplo, a cidade de Santa Fé, Novo México, divulgou um relatório de resultados imediatamente após a certificação e se comprometeu com a melhoria contínua e recertificação. O relatório identifica ações que serão realizadas nos próximos cinco anos para melhorar.
“Essas percepções [da certificação] nos ajudarão, pois priorizamos nossos esforços para melhorar a saúde do planeta a longo prazo e melhorar a qualidade de vida dos residentes”. — Mayor Nancy Vaughn, cidade de Greensboro, Carolina do Norte
O LEED for Cities também ajuda a institucionalizar a sustentabilidade por meio do planejamento, da formulação de políticas e da coordenação interdepartamental inerente ao processo. Las Vegas, Nevada, adotou um Plano Diretor 2050 em julho de 2021 que se alinha com a estrutura LEED para Cidades. Tampa, Flórida, incluiu a certificação LEED for Cities em uma proclamação recente, vinculando-a a outros esforços, como planejamento de ações climáticas e um compromisso com a Corrida para Zero.
Os governos locais que alcançam um nível de certificação LEED em toda a jurisdição podem marcar suas cidades e condados como verdes ou sustentáveis, atraindo visitantes e empresas e promovendo suas prioridades de desenvolvimento econômico. Tallahassee, Flórida, desenvolveu materiais de marketing vinculados à certificação; Rancho Cucamonga, Califórnia, coordenou os resultados com a campanha de mídia social @HealthyRC. Os resultados da certificação fornecem aos governos locais um roteiro de ações para investir e priorizar. Lugares como Orlando, Flórida, envolveram suas fundações comunitárias locais para apoiar estratégias que foram identificadas em suas certificações LEED. Outros estão articulando seus resultados para a comunidade de títulos municipais e outros investidores.
Cidades certificadas com LEED estão usando seus resultados para:
Comece no caminho para um futuro mais sustentável, resiliente, saudável e justo entrando em contato com a equipe do LEED for Cities para uma apresentação ou conversa sobre como começar, ou visitando nosso site para obter mais informações.