A Norma de Desempenho em Edificações Habitacionais – ABNT NBR 15575:2013 atualmente em vigor finalmente busca consolidar requisitos mínimos de qualidade, durabilidade, segurança e desempenho para as construções habitacionais brasileiras.
O foco de sua aplicação real no mercado tem sido nos requisitos mais tangíveis e com maior chance de litígio, como aqueles relacionados à durabilidade, segurança e em alguns casos o conforto acústico.
Mas atender aos critérios de desempenho térmico das edificações é também obrigatório. Seu atendimento é atribuição que deve ser compartilhada entre o arquiteto responsável pelo projeto, que especifica materiais, a incorporadora e construtora que executam conforme essas especificações.
No entanto, nos últimos anos, conversando com dezenas de incorporadores e arquitetos e percebi que a maioria não está 100% tranquilo, ou confiante de que atende a Norma de Desempenho em sua totalidade.
E o desempenho térmico está entre um dos itens mais “nebulosos”, mesmo para profissionais e empresas gabaritadas no mercado.
A elaboração de estudos e relatórios técnicos de desempenho térmico exigem cálculos especializados e simulações computacionais, ainda pouco aplicadas no nosso mercado. Sinal dos tempos! Não se faz mais projetos como há 10 anos atrás. Não são estudos que demandam investimento significativo, não afeta metodologias de trabalho nem tão pouco o cronograma de projetos.
Incorporadores e arquitetos são ambos responsáveis e podem ser acionados judicialmente em caso de não cumprimento. Imagino que por acreditarem que “ninguém olha pra isso”, ou que “o consumidor desconhece esta obrigatoriedade”, incorporadores e arquitetos estão aceitando o risco e desenvolvendo projetos sem os devidos estudos técnicos de desempenho térmico.
A palavra chave é RISCO! A concretização desse risco pode custar caro em caso de litígio futuro. A oportunidade de se livrar do risco está no início de cada projeto. Mas vale também lembrar que, além de serem obrigatórias, as normas técnicas devem ser cumpridas pelos engenheiros e arquitetos também por dever ético-profissional.
Esse e-book, elaborado pela Ca2 Consultores, com apoio institucional da Construliga e do Green Building Council Brasil, traz um guia prático e análise crítica para a aplicação dos requisitos de desempenho térmico em projetos residenciais e poderá beneficiar arquitetos, incorporadores e construtores no processo de atendimento.
Atender aos critérios de desempenho térmico além de trazer segurança jurídica, assegura a entrega de melhores empreendimentos à clientes finais. E cliente feliz gera mais negócios para sua empresa!
_
por Marcelo Nudel, Diretor da Ca2