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FEITAS PARA DURAR

Publicado em 19 . 09 . 2024

(Propósito, Visão de Longo Prazo, Capitalismo para Stakeholder e Melhoria Contínua)

CONCEITO PRAGMÁTICO DA SUSTENTABILIDADE

Fazer certo (EXCELÊNCIA), da maneira certa (EFICIÊNCIA), pelos motivos certos (ÉTICA).

(O alto desempenho é o coração da Sustentabilidade)

No livro “Feitas para Durar”, Jim Collins e Jerry I. Porras iniciam dizendo que não se trata de um livro sobre “líderes extraordinários”, pois estes, por melhores que sejam, um dia aposentam. Assim como os “produtos ou grandes ideias”, um dia se tornam obsoletos. Trata-se de um livro sobre EMPRESAS VISIONÁRIAS/EXTRAORDINÁRIAS, que prosperam durante muitos e muitos anos, ao longo dos ciclos de vida de vários produtos e durante várias gerações de excelentes líderes.

Estas empresas há muito jogam com MENTALIDADE DE JOGOS INFINITOS, descobrem características atemporais, que distinguem fortemente as empresas visionárias/extraordinárias, pois praticam, pioneiramente, o CAPITALISMO PARA STAKEHOLDER (para acionistas, colaboradores, fornecedores, comunidade, meio-ambiente), diferentemente, de outras empresas que ainda só enxergam o CAPITALISMO PARA SHAREHOLDER (acionistas). Por exemplo, vejam a biografia de Henry Ford e a história do Modelo T.

Como ressaltam os autores, estas empresas ergueram organizações que possam durar e adaptar-se ao longo de múltiplas gerações de líderes e múltiplos ciclos de vida de produtos. Exatamente o oposto de construir uma organização em torno de um único líder carismático, e sim, com a base na CULTURA ORGANIZACIONAL SUSTENTÁVEL, projetada e construída com EXCELÊNCIA, EFICIÊNCIA, ÉTICA E SABEDORIA.

O livro é o resultado de uma longa pesquisa, que compara um conjunto de 18 empresas consideradas visionárias/extraordinárias e um outro grupo de 18 empresas também muito boas, para identificar as características que as diferenciam. As empresas visionárias/extraordinárias foram escolhidas com os seguintes critérios:

  • É uma instituição líder no seu setor;
  • É muito admirada por empresários conhecidos;
  • Deixou uma marca indelével no mundo em que vivemos;
  • Teve várias gerações de altos executivos;
  • Passou por ciclos de vida de vários produtos (ou serviços);
  • Foi fundada antes de 1950.

Ao longo dos seus mais de 50 anos, as empresas visionárias/extraordinárias tiveram desempenho financeiro espetacular no LONGO PRAZO. Claro que passaram por altos e baixos, mas elas têm uma incrível capacidade de recuperação. Em termos de resultado financeiro, de 1926 até 1990, essas instituições extraordinárias superaram as empresas listadas na bolsa de valores em 15 vezes:

  • US$1 investido no conjunto das 18 empresas em 1926 valeria US$6.356 em 1990;
  • US$1 investido no grupo das 18 empresas utilizadas como comparação em 1926 valeria US$955 em 1990;
  • US$1investido no mercado geral em 1926 valeria US$415 em 1990.

Os autores observaram e analisaram dezenas de critérios, buscando responder: Como ser uma empresa “feita para durar”? Se você quer de fato subir os degraus rumo ao sucesso, Collins e Porras garantem que, em primeiro lugar e fator essencial para a escalada, as empresas visionárias/extraordinárias constroem e são movidas por uma IDEOLOGIA CENTRAL, que projetam e implantam com uma VISÃO DE LONGO PRAZO, buscando:

  • Valores e princípios básicos centrais duradouros (ÉTICA);
  • Um objetivo fundamental: uma razão de existir nobre e essencial para a sociedade (baseada no CAPITALISMO PARA STAKEHOLDER e MENTALIDADE do “NÓS”), e muito maior do que simplesmente ganhar dinheiro e lucrar no curto prazo. (Mesmo com este objetivo fundamental, as empresas “feitas para durar” prosperaram e prosperam muito).

Isto porque as empresas visionárias/extraordinárias, verdadeira e intencionalmente, acreditam que a IDEOLOGIA CENTRAL orientará as decisões e inspirará, as pessoas em toda a organização por um longo período… através de gerações, para FAZER O CERTO, pois com diz Dalai Lama, DÁ SEMPRE CERTO FAZER O CERTO.

Outra característica das empesas “feitas para durar” é que buscam, continuamente, um alto nível de EXCELÊNCIA e EFICIÊNCIA, se superado constantemente (KAIZEM e KODAWARI). E aqui temos um grande desafio, PRESERVAR IDEOLOGIA CENTRAL vs ESTIMULAR O PROGRESSO e INOVAÇÃO: Preservar a Ideologia Central como uma âncora, ao mesmo tempo em que estimula a mudança, melhorias, inovação, e a renovação em tudo o mais. Mude os processos e estratégias buscando a EXCELÊNCIA, EFICIÊNCIA e VISÃO, enquanto mantém fixos os valores centrais e o objetivo fundamental (ÉTICA). Encontrar sempre uma maneira de seguir, pragmaticamente, em suas decisões e obter lucros sem nunca se desviar das suas IDEOLOGIAS CENTRAIS¹. Além disso, na história das empresas “feitas para durar, essas IDEOLOGIAS CENTRAIS são sempre extremamente importantes em momentos que a empresa enfrenta obstáculos ou em épocas de crise, viabilizando as suas perenidades.

NOTA 1    Baseado na filosofia dualista chinesa  yin/yang, que os autores dizem representar um aspecto muito importante das empresas altamente visionárias/extraordinárias: elas não se oprimem pela chamada  “Ditadura do OU” — a visão racional que não aceita o paradoxo, que não coexiste com dois conceitos, forças ou ideias contraditórias. A “Ditadura do OU” leva as pessoas a acreditarem que a resposta deve ser A “ou” B, e nunca os dois. Ela contrapõe: “Mudança OU estabilidade, criatividade OU consistência e controle”.

  • “Visar o futuro OU o curto prazo.”
  • “Planejamento metódico OU busca pelas oportunidades.”
  • “Multiplicar o lucro dos acionistas OU fazer o bem para o mundo.”
  • “Ser idealista (orientado por valores) OU pragmático (orientado pelo lucro).”

Em vez de serem oprimidas pela “Ditadura do OU”, as empresas amplamente visionárias/extraordinárias se libertam por meio da “Filosofia do E” — a capacidade de agregar ambos os extremos de várias dimensões ao mesmo tempo. Em vez de escolher entre A OU B, buscam uma maneira de ter A E B.

As empresas “feitas para durar” preservam suas IDEOLOGIAS CENTRAIS, baseadas na ÉTICA, enquanto estimulam implacavelmente o progresso e a melhoria contínua (EXCELENCIA E EFICIÊNCIA). Em outras palavras, as manifestações da IDEOLOGIA CENTRAL estão sempre abertas para mudanças e progressos. Empresas visionárias/extraordinárias estimulam o progresso evolutivo ao encorajar a experimentação. Ao compreenderem que existe uma necessidade de estimular um progresso evolutivo semelhante em seus negócios, essas organizações visionárias/extraordinárias encorajam seus funcionários a experimentarem novas ideias, produtos e práticas… a inovarem!

Uma empresa visionária nunca se pergunta “como estamos nos saindo” ou “como podemos acompanhar a concorrência?”. Elas se perguntam “como podemos sair melhor amanhã do que  saímos hoje?”. Isso é um estilo de vida (um modelo mental), o desempenho excepcional não é uma meta, mas um subproduto de um ciclo interminável de autoestímulo. Para essas empresas, a questão crítica é: “Como podemos fazer melhor amanhã do que fizemos hoje?” Isto é, como buscamos a EXCELÊNCIA (fazer certo na primeira vez), a EFICIÊNCIA (fazer da maneira certa), sem abandonarmos a ÉTICA (fazer pelos motivos certos). Elas sabem que SEMPRE DÁ CERTO FAZENDO O CERTO!

 

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Por Nelson Kawakami

Eng. Naval pela Escola Politécnica – USP, pós-graduado/especialização/CEAG em finanças e engenharia pela FGV/EPUSP.
Atuou como Presidente, Diretor e Executivo em grandes empresas nacionais e internacionais (METRÔ, ABN AMRO Banco Real, Banco Itaú, ITAUSA – ITAUPLAN, Rhodia) e como consultor no Governo do Estado de São Paulo (Assuntos Estratégicos).
Ex. CEO do GBC (Green Building Council Brasil), trabalhou 10 anos desenvolvendo projetos de eficiência energética (Pioneiro em Cogeração), fontes alternativa de energia, uso racional de água e tratamento de resíduos. Pioneiro em Certificação LEED e ISO 14.001 para edifícios. Professor e Consultor nas áreas de Sustentabilidade (ESG), Liderança, Equipes de Alto Desempenho e Planejamento Estratégico.
Autor dos livros: “Sustentabilidade Corporativa, Cultura da Sustentabilidade e Alto Desempenho , Liderança – Sustentabilidade e Alto Desempenho, Equipe – Sustentabilidade e Alto Desempenho e Pessoas Certas

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