Gestão de energia: série de infográficos mostra como implantar práticas sustentáveis, uso eficiente e energias renováveis nas empresas
Publicado em 21 . 06 . 2016
O custo da energia elétrica tem tirado o sono de muitos empresários. O anúncio da nova alta em alguns Estados feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em maio intensificou o efeito médio acumulado dos últimos dois anos. Somado ao desperdício médio de aproximadamente 15% no consumo, de acordo com o último Balanço Energético Nacional da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os custos de energia achatam a margem de lucro de produtos e serviços e acabam impactando a competitividade das empresas. Para estimular o uso eficiente de energia, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), unidade de referência nacional de sustentabilidade para pequenos negócios, lança novos infográficos sobre o tema. O material integra a Série “Como Fazer”, que tem como objetivo mostrar as melhores formas de gerir recursos como água, energia e resíduos, trazendo mais economia e resultados. São quatro tópicos sobre energia abordados nos infográficos: eficiência energética, energia fotovoltaica, energia solar e Procel Edifica. Para José Valdir Santiago, engenheiro eletricista e analista técnico do CSS, as publicações mostram oportunidades para a gestão desse recurso nos pequenos negócios. “Tanto engenheiros quanto arquitetos precisam desenvolver esse novo olhar para as práticas sustentáveis. Dados do Ministério de Minas e Energia mostram que o potencial de economia de energia em micro e pequenas empresas chega a 30%, um grande impacto nos seus custos operacionais”, afirma Santiago.
Série de Infográficos do SEBRAE
Uso eficiente Embora o uso de energia reduza em épocas de recessão, em geral, o custo de produção aumenta, uma vez que prédios, equipamentos e maquinários mantêm seus consumos operacionais base, porém com menor produtividade. As edificações dos segmentos industrial, comercial, serviços, residencial e público são identificadas como a principal demanda de eletricidade do país, responsável pelo consumo de cerca de 50% do total, segundo o Balanço Energético Nacional 2015. Esses fatores ressaltam a importância da gestão para manter as empresas competitivas no mercado.
“O uso eficiente de energia deve ser pensado desde o projeto arquitetônico. Depois de construído, fica mais caro adaptar o prédio para que ele seja mais eficiente. Por isso, o papel do profissional que orienta e participa desse processo é tão importante”, ressalta Santiago.
O engenheiro mostra cinco pontos chave para alcançar maior eficiência no uso de energia:
Projeto: a inclusão de técnicas construtivas sustentáveis, como posição do prédio em relação ao sol, aproveitamento de iluminação natural, ventilação cruzada e uso de barreiras de calor (árvores, brises, entre outros) reduzem a carga térmica e garantem maior conforto.
Tecnologia: o mercado lança equipamentos cada vez mais eficientes quanto ao uso de energia. É preciso pesquisar e buscar as melhores alternativas disponíveis dentro do orçamento disponível.
Automação: seja residencial, comercial, industrial ou agrícola, a automação proporciona cerca de 20 a 30% de economia de energia. Por exemplo, é possível estipular horários para que as lâmpadas sejam ligadas, controlar o uso da luz artificial através de dimmers, programar aparelhos para que não sejam ligados durante o horário de pico de consumo de energia, ou ainda alterar a velocidade de compressores em sistemas de refrigeração, reduzindo os picos de energia e flutuação.
Manutenção: manter o correto funcionamento de sistemas elétricos garante que não haja desperdícios. Tanto a manutenção preventiva quanto corretiva são importantes para evitar possíveis falhas ou ainda corrigi-las no menor tempo possível.
Transversalidade: o comportamento das pessoas é parte fundamental na eficiência energética. Muitas vezes os equipamentos são eficientes, mas o uso incorreto pode acarretar em impacto no bolso. Por isso, os hábitos de consumo consciente precisam ser desenvolvidos diariamente por meio de estímulos e programas de incentivos.
Para quem busca mais informações sobre o assunto, o infográfico “Como fazer: Eficiência Energética” fornece dicas nas áreas de câmaras frigoríficas, motores, iluminação, ar-condicionado, refrigeração e balcões frigoríficos. O conteúdo está disponível para download gratuito aqui.
Vem por aí
Nas próximas semanas, o CSS abordará os outros tópicos de gestão de energia da Série “Como Fazer” – energia fotovoltaica, energia eólica e Procel Edifica – mostrando as vantagens da diversificação de fontes de energias renováveis e a instalação em edifícios. Os conteúdos são gratuitos e estarão disponíveis com exclusividade para os leitores do GBC. Para mais publicações, acesse www.sustentabilidade.sebrae.com.br